terça-feira, 26 de outubro de 2010

Programa dos Jogos Olímpicos de 2014,será expandido...

Sete novas disciplinas subiram um degrau para fazerem parte do programa, a partir de Sóchi 2014,a decisão foi revelado após o encontro do Quadro Executivo em Acapulco.

A decisão pode finalmente acabar com a polêmica relacionada a inclusão do salto de esqui feminino,aonde as saltadoras americanas e canadenses entraram na Justiça da Colúmbia Britânica para ter direito de competir,nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver,em fevereiro deste ano.

Mas,o COI também olhou os casos especiais do halfpipe no esqui estilo-livre e do slopestyle tanto no esqui-estilo livre e no snowboarding, do revezamento misto no biathlon e no esqui cross-country e eventos por time na patinação artística e no luge.

Mas,a decisão não será tomada agora e a entidade irá esperar a realização dos respectivos Campeonatos Mundiais dos eventos candidatos e a confirmação destes eventos deverá ser feita pelo presidente Jacques Rogge.

Também se confirmou a entrada definitiva do esqui-cross no programa olímpico,já que a modalidade foi provisória nos Jogos Olímpicos de Vancouver 2010,a partir de 2014 e que os mesmos sete esportes que serão disputados em Sóchi 2014,serão mantidos para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

A notícia desagradou a IAAF,já que fazem oito anos que a entidade inscreveu o cross-country como candidato para o programa dos Jogos de Inverno.Mas,segundo o COI o cross-country não preenche os requisitos necessários para ser incluso no programa.

A regra 6.2 da Carta Olímpica coloca que somente aqueles esportes que forem praticados sobre gelo e neve serão considerados esportes de inverno.

Das Agências Internacionais

Nenhum comentário: