terça-feira, 19 de outubro de 2010

Bilu,o ET de Corginho coloca o Jornalismo da Record em maus lençóis

Comento com atraso, mas acho que ainda vale a pena, uma reportagem do programa “Domingo Espetacular”, da Record, exibida no dia 10 de outubro. O site da emissora resume muito bem o assunto em questão:

Urandir Fernandes de Oliveira, que se apresenta como paranormal e ufólogo, é líder de uma comunidade em Corguinho (MS), o Projeto Portal, que seria uma cidade refúgio, construída com orientações de alienígenas para proteger os habitantes de uma catástrofe prestes a atingir o mundo. A equipe do Fantástico Gené... digo, Domingo Espetacular foi passar um lindo dia para acompanhar as atividades do grupo e esteve diante do que seria um extraterrestre.

A reportagem dura 21 minutos ´(é sério) – uma eternidade em matéria de televisão. O ponto alto é a visita noturna ao local onde a equipe do programa tem um contato com Bilu, o tal ET. Bilu aparece a poucos metros da câmera. “Qual é a sua mensagem para a Terra?”, pergunta o jornalista. E Bilu responde, em português: “Apenas que busquem conhecimento”

O tom da reportagem é sóbrio. O Projeto Portal de Urandir que é incredulo e apresentado seriamente, em detalhes. Diversos participantes são entrevistados e o repórter narra o assunto com distanciamento, creditando todas as crenças e maluquices aos próprios membros.

Os últimos cinco minutos da reportagem são dedicados a desconstruir o que os primeiros 15 minutos mostraram. Dois peritos analisam as imagens de Bilu e dizem que claramente é uma fraude. Um ufólogo entrevistado classifica o Projeto Portal como “uma seita perigosa”. Um pesquisador diz que a comunidade é uma espécie de religião e o ET seria aquele que traz “a revelação”. E uma ex-frequentadora diz que aquilo é “um embuste”.

No último minuto, o repórter diz que Urandir, em 2000, foi indiciado por estelionato e falsidade ideológica, acusado de vender ilegalmente terrenos em Corguinho. E encerra a reportagem sem uma conclusão, deixando a missão ao espectador.

A reportagem parece tecnicamente perfeita. O problema que vejo está justamente aí: tratar com seriedade e dar verniz de respeito a um assunto sem sentido nenhum. Afinal,o jornalismo da Rede Record é conhecido por fazer todas as formas discaradas de sensacionalismo para ter resultados a curto prazo.

Mas há um outro problema, e quem o levantou foram os integrantes do Projeto Portal. “A Record não honrou os seus acordos e não divulgou o que o extraterrestre pediu”, diz um vídeo da comunidade que mostra bastidores da reportagem não exibidos no “Domingo Espetacular”. Segundo estas imagens, Bilu pede para apertar a mão de uma pessoa identificada como Cristiano,o produtor da emissora, mas ele se recusa.

No curioso diálogo entre Bilu e Cristiano, exibido no vídeo do Projeto Portal, o ET de Corguinho pede que o jornalista se aproxime, mas ele prefere se manter à distância. Na reportagem exibida pela Record, ao contrário, o repórter informa que “a distância permitida não foi suficiente para imagens de melhor qualidade”. Procurada por este blogueiro, a emissora credita a contestação a um “tom crítico” da reportagem.

Ao levar a sério o ET de Corguinho, a Record acabou se envolvendo na mesma polêmica da Weslian Roriz no debate da Globo.

Nenhum comentário: