domingo, 24 de outubro de 2010

Odepa se irrita com Guadalajara e cobra 'explicações sem mentiras'

Acabou a paciência da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa) com o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos do ano que vem. Nesta terça-feira, na última Assembleia Geral Extraordinária na cidade de Acapulco, no México, o presidente da entidade, Mario Vazquez Raña, cobrou de forma dura dos organizadores rapidez nas obras. Por sua vez, os mexicanos, acuados com a ofensiva de Raña, prometeram entregar a Vila Pan-americana em julho, exatamente três meses antes do início do evento. Irritado com a tentativa do Comitê Organizador do Pan-2011 de minimizar os atrasos das obras, Raña demonstrou impaciência seis meses após se indispor em outra reunião sobre o mesmo tema.

- Quero explicações claras e sem mentiras. Não devemos jogar flores onde não merece flores. O problema não são as instalações esportivas, que estão longe de serem as melhores do mundo. São regulares. O grande problema que temos é a Vila Pan-americana. Não podemos ter falhas daqui pra frente, pois do contrário não conseguiremos finalizar essa instalação - disse Raña, causando constrangimento do comitê. A Vila abrigará seis mil atletas durante o evento.

Pelo lado mexicano, o presidente do Comitê Organizador, Carlos Andrade, garantiu ainda que o Estádio de Atletismo, outra preocupação da Odepa, estará concluído já em maio. Das 42 instalações que serão utilizadas em Guadalajara 2011, 29 estão prontas, e outras 13 estão em andamento, inclusive o Velódromo, que, em virtude de um erro de projeto, precisou ser refeito.

O Pan de Guadalajara tinha em seu programa 26 esportes olímpicos e mais nove esportes pan-americanos (beisebol,boliche, esqui-aquático, pelota basca, karatê, raquetebol,softbol,squash,rugbi). Serão ao todo 15 esportes classificatórios para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Ainda nesta terça, o presidente da Odepa anunciou que, por falta de segurança, a canoagem slalom não será disputada. O rio que serviria de palco para as provas fica em uma região fora de Guadalajara, onde criminalidade preocupa os responsáveis pelo evento.

Do Globoesporte.com

Nenhum comentário: