terça-feira, 19 de outubro de 2010

O que acontece com o JESC ?

O Festival da Canção Eurovision Junior acontece desde 2003.Há aqueles que gostam e o odeiam.Mas,se tornou normal que entre os países participantes que sejam registrados baixos níveis de audiência (são contadas nos dedos as execeções) e estas nos mostram que haja algo de errado nesse evento e que deve ser um saco assistir.


FALTAM PARTICIPANTES ?
É verdadeiro que as desistências da Espanha,do Reino Unido,da França,da Grécia e da Noruega,aonde ao contrário do festival adulto não há popularidade do concurso e os fãs já tem seu mundo eurovisivo.Será que isso tem haver com as chances do país não chegar ao triunfo ?,ou o então politicamente correto que domina a Europa ?.Afinal,a retirada francesa em 2005 foi alegada graças a vitória da Espanha no ano anterior,com uma música que era considerada uma "ode ao consumismo exacerbado".

PAÍS SEDE

Outro problema relacionado ao Eurovision Junior é o fato de que o país organizador não é aquele que ganhou no ano anterior ao contrário do concurso adulto. Isso é claro já que causa indiferença na população dos países participantes.A EBU tem o pensamento ultrapassado de que não quer causar maior pressão nas crianças,fato de que as próprias crianças desdenham nos bastidores.Durante o evento,você não percebe isso assistindo as tomadas durante a votação.Eu já li em vários blogs especializados que existe sim essa pressão e as crianças são tratadas como escravas.Essa postura vem vem de determinado país da Europa Oriental,aonde as crianças são tratadas como escravas por sua equipe e infelizmente há uma clara diferença de necessidades e de condições entre as crianças do Oeste e do Leste.


AS MÚSICAS
Durante o pré-concurso sempre aumentam as dúvidas se as crianças escreveram suas músicas (como as Regras da EBU mandam) ou foram usadas por produtores ou suas televisões nacionais e algumas soam tão profissionais que você claramente percebe que não foram escritas por elas. Nesse ponto eu não tenho discordância. Por exemplo,segundo um colunista de um site especializado que esteve no backstage de uma das edições anteriores do concurso e conversou com vários participantes,confirmou todos esses rumores de que algumas músicas não eram nem escritas pelas crianças e tinham seus nomes colocados como compositores. Do outro lado,a EBU coloca nas regras (e nao é mentira) que as crianças podem escrever a música e enviar,e que um produtor profissional pode "melhorar" a música.


IDIOMAS
Tenho que admitir que há uma regra que gostaria que retornasse ao concurso adulto,a que o idioma oficial de cada país seja a língua da música,o que é obrigatório no concurso infantil.É normal ver que a vencedora do concurso é sempre uma língua diferente.

VOTAÇÃO
Problemas com a votação foram sempre suportados pela EBU.Problemas com o televoto da diaspóra também se tornaram com o tempo uma dor de cabeça para a EBU e várias tentativas foram feitas para diminuir o efeito como abrir as linhas desde o primeiro momento até o retorno dos júris.Mas,em tempos atuais sabe-se que a função do júri é minimizar o impacto dos votos da diaspora e valorizar as músicas.Mas,do que justo numa Europa unificada e com condições iguais a todos.Mas,se tornou claro que corre o risco de que no concurso infantil o júri é manipulado (e todos sabemos que isso é descarado) é que é mais facil votar baseado em sentimentos de nacionalismo e de compaixão.É só lembrar a vitória da Géorgia em 2008,poucos meses após a Guerra da Ossétia do Norte.


É BREGA
Ao assistir durante sete anos esse evento,você não vê nada de novo na maioria das edições. Na maioria das edições você não vê nada de nacional nos cartões postais,sempre assistimos as mesmas tomadas,as mesmas sequências e os mesmos ângulos ,uma linguagem visual e o placar igual.Nada exitante,nada novo,tudo é tudo é em um formado pré fabricado feito para todos aqueles países que estão sediando.As execeções desse estilo foram os três primeiros e o do ano passado.

FALTA DE INTERESSE NAS CRIANÇAS
O show em si não dá atenção para as crianças. E como esse conceito mudou? Me desculpem os fãs do concurso,mas não trabalho para a EBU,mas eu sinto que querem fazer um show feito para as crianças e tenho certeza de que eles tem pessoas inteligentes e criativas para isso.


FALTA DE ESTRELAS
Com uma idéia original de colocar as Sugababes como intervalo na primeira edição em 2003 e o Westlife em 2004,grupos que estavam no seu auge naquele ano.Os intervalos vem ficando fracos e chatos e tem sido más escolhas . Em 2006 a Romênia usou Mihai Traistariu (2006) como abertura e intervalo. No ano passado Ani Lorak (2008) foi uma excelente escolha para apresentar e ser o intervalo e confesso que assisti o Festival por causa dela.Mas,porque não existe essa interação entre o vencedor do ESC e do JESC? Deve ser porque em anos recentes,o vencedor do ESC é de um país que não tem interesse nenhum no JESC.


TOTAL
Você percebe que o show não tem futuro e que desgastou em pouquíssimo tempo. Se todo ano tiver 13 participantes,a audiência cai e isso é fato. Em 2006,apenas 6 representantes da mídia estavam registrados para cobrir o show. Todos estes gastos atualmente não são bem feitos,os países não promovem o concurso e a curto prazo esquecem seus participantes e ninguém no ano seguinte lembra. Esse evento será cancelado a curto prazo se as mudanças não forem feitas,o mais rápido possível. E somente um site dos BIG4 da internet eurovisiva o cobre e espera que a EBU tome conhecimento de que os fãs estão descontentes com o andar da carruagem.

Nenhum comentário: