quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Notícias da ODEPA

Das Agências Internacionais

Será nesta sexta-feira (6) em Guadalajara, México, a eleição da cidade que será sede dos Jogos Pan-Americanos de 2015.

3 cidades são candidatas Lima, no Peru e que fica à beira-mar; Bogotá, na Colômbia, a 2.600 metros de altitude, e Toronto, no Canadá,considerada a segunda melhor cidade das americas para se viver.

Há um ligeiro favoritismo para Toronto, que se apoia em seu poderio econômico e nas outras duas edições de Pan já realizadas no país (em 1967 e 1999, ambas em Winnipeg) e a promessa de uma competição nos moldes dos Jogos Olímpicos.Em 2001,Toronto ficou em segundo na eleição que escolheu Beijing para os Jogos Olímpicos de 2008.

A cidade avisa que tem um plano para Jogos Pan-Americanos "compactos e simples", o que a ajudaria a não enfrentar problemas mais tarde, com falta de verbas. Jagoda Pike, diretora de Operações da candidatura, destaca dois pontos - segurança e qualidade de vida.

Pesquisa da agência Mercer em 2008 já indicava que Toronto é a melhor cidade quanto a "segurança pessoal" no hemisfério ocidental. E a revista Economist lista a canadense como quarta cidade "mais agradável do mundo" para se viver, em 2009.

Bogotá, "a Atenas sul-americana", tem como o maior ponto positivo a revitalização urbana: há poucos anos era uma cidade caótica,hoje é uma das melhores cidades da América do Sul em relação, por exemplo, a preocupações com a saúde e a educação da população. É a oitava em negócios, das capitais dos 42 países do continente.A cidade investe na ideia de um Pan compacto e seguro, com todas as instalações construídas em clusters e com respaldo econômico.

O prefeito Samuel Moreno Rojas já está em Guadalajara, para apresentar pesquisa que mostra 95,1% da população de Bogotá favoráveis ao Pan-2015. O trabalho foi realizado agora, entre 13 de setembro e 25 de outubro, com mais de 20 mil entrevistados, e conduzido pela Universidad Nacional.

A cidade é considerada o cavalo negro entre os três postulantes, a cidade aproveita as mega estrelas colombianas da música como seus principais cabos eleitorais. Um vídeo preparado para a apresentação colombiana amanhã, por exemplo, contará com a participação de ninguém menos que a Shakira.

"Bogotá é uma cidade alegre e positiva, e os Jogos Pan-Americanos de 2015 serão a grande oportunidade para que todos vocês se unam ao progresso do meu país", diz no vídeo a artista nascida em Barranquilla. "Estamos preparados para os Jogos e para que desfrutem da nossa cultura e da paixão pelo esporte".

Outro cantor colombiano conhecido internacionalmente, Juanes, também já demonstrou seu apoio à candidatura de Bogotá e deverá estar em Guadalajara nesta sexta-feira. Entre os esportistas, já estão asseguradas as presenças de Carlos Valderrama, ex-jogador de futebol, e de Cecília Baena, campeã mundial de patinação

Lima quer convencer a Odepa baseada no fato de que o Peru é o único dos três países postulantes que jamais recebeu uma edição dos Jogos Pan-Americanos (a Colômbia foi contemplada em 1971, em Cáli).

A candidatura de Lima se apresenta menos focada na cidade e mais aberta a se mostrar como representante de um país de diversidades, com localização privilegiada, entre mar, montanhas e florestas, e que teve "o maior crescimento nas Américas entre 2008 e 2009".

A capital peruana "pegou carona" na frase do Rio de Janeiro pela Olimpíada-2016, que será a "primeira sede sul-americana" e frisa em seu site que seria a primeira sede do Pan a ser banhada pelo Pacífico".

Lima também lembra que tem o título de "patrimônio da humanicade", dado pela Unesco.

Os dirigentes peruanos, por sinal, estão bastante confiantes em uma possível vitória. Eles contam com os votos colombianos, caso Bogotá seja a eliminada na primeira rodada de votação.

E para não perder espaço na Assembleia, a delegação peruana em Guadalajara, que já está inchada com ministros, outros políticos, atletas e dirigentes, espera contar com a presença do presidente Alan García, que já pediu permissão ao Congresso do país para ir ao México acompanhar a escolha da sede de 2015. "Será uma ajuda enorme. A presença do presidente Ala García indubitavelmente dará confiança à proposta que apresentamos", aposta Arturo Woodman, presidente do IPD (Instituto Peruano de Esportes).


Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), já viajou para a eleição, mas não declarou voto.

O Rio de Janeiro foi sede do último Pan, em 2007, quando 5.500 atletas de 42 países competiram em 39 esportes. O Pan 2011 será em Guadalajara, que nesta semana sedia a assembleia geral da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) - as reuniões começam nesta quarta-feira (4).

Problemas Graves na organização do Pan de Guadalajara

Mario Vázquez Raña, presidente da Odepa, admitiu nesta quarta-feira, durante reunião geral da entidade, em Guadalajara, que nunca havia tido tantos problemas com a organização de uma edição dos Jogos Pan-Americanos como tem acontecido desta vez com a cidade mexicana, que em 2011 sediará a competição.

"Nunca tivemos problemas tão grandes, e eu digo isso porque agora já está tudo ajeitado", comentou o dirigente, que é mexicano. "Fiquei muito feliz quando obtivemos o direito de sediar porque sou jalisquillo [natural ou amigo de Jalisco, Estado cuja capital é Guadalajara], mas fiquei triste depois do que aconteceu", completou, referindo-se ao fato de a Vila Pan-Americana não poder ser construída em Guadalajara e ter sido alvo de disputas financeiras entre a cidade de a Odepa.

Vázquez também ressaltou que a cidade mexicana ainda não utilizou nem 10% do que já investiram, por exemplo, Lima, Bogotá e Toronto, as três postulantes a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2015.

Para completar, o presidente da Odepa ainda lembrou que boa parte das instalações para o Pan de 2011 está muito atrasada e que muitas das sedes de esportes sequer estão definidas, como é o caso do atletismo e da natação.

Carlos Andrade Garín, diretor-geral do comitê Guadalajara-2011, admitiu os atrasos, mas tentou minimizar o problema. "Politicamente, nós estávamos dormindo, mas a partir de agora, nada vai atrapalhar a realização [do Pan]. É o projeto de uma cidade e de toda a nação mexicana", declarou o cartola, que prometeu que todos os estádios esportivos estarão prontos seis meses antes do início do Pan, em outubro de 2011.

Rio faz a primeira apresentação como sede dos Jogos de 2016

Pela primeira vez, o Comitê Organizador dos Jogos do Rio de Janeiro-2016 fará uma apresentação internacional oficial do plano de trabalho da instituição para o próximo ano. Representada pelo presidente Carlos Arthur Nuzman, pelo secretário geral, Carlos Roberto Osório, e pelo diretor de Relações Internacionais, Mário Cilenti, a organização exibirá seu planejamento para uma plateia de 400 representantes de 42 países na Assembleia Geral da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), nesta quinta-feira, em Guadalajara (México).

- Vamos agradecer o apoio dos países das Américas durante a campanha do Rio de Janeiro à sede dos Jogos de 2016. Mostraremos o trabalho que vem sendo realizado desde o dia 2 de outubro e as ações previstas para 2010 - explicou Nuzman.

Nenhum comentário: