quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Comitê Organizador confirma Pan de 2011 em Guadalajara

México, 5 nov (EFE).- O Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos de 2011, em Guadalajara, afirmou que a cidade mexicana tem tudo para se manter como sede do evento, inclusive pagar uma taxa de US$ 50 milhões para atender suas obrigações.

"Talvez tudo seja solucionado hoje", disse à Agência Efe uma fonte do comitê organizador que pediu anonimato, mas mostrou confiança em cumprir todos os requisitos para receber os melhores esportistas do continente a partir de 14 de outubro de 2011.

A possibilidade de Guadalajara perder o direito de sediar a competição aumentou muito depois da recusa da Prefeitura de pagar uma taxa de US$ 50 milhões.

Para hoje está programada uma reunião entre Mario Vázquez Raña, presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Juan Pablo de la Torre, Prefeito Interino de Guadalajara, Carlos Andrade Garín, presidente do comitê organizador, e Bernardo de la Garza, diretor da Comissão Nacional de Educação Física e Esportes.

De la Torre deixou claro que não é contra o pagamento, mas pediu como requisito descartar uma das três opções existentes para construir a Vila Pan-Americana.

Tirando este problema, Guadalajara não tem problemas para organizar os Jogos. Andrade Garín assegurou que os estádios serão de qualidade superior e que estarão prontos seis meses antes da cerimônia de abertura, enquanto a Vila será entregue três meses antes do início das competições.

Guadalajara espera realizar um Pan de alto nível, com instalações esportivas de qualidade técnica similar à dos Jogos de Beijing, embora menores que as do evento de 2007, no Rio - a cidade mexicana não buscava ser sede olímpica, como foi o caso da capital fluminense.

O México já organizou os Jogos Pan-americanos duas vezes, em 1955 e 1975, ambas na capital do país, mas agora o desafio será de Guadalajara. O local receberá a reunião da Odepa que decidirá a sede dos Jogos de 2015, entre Bogotá (Colômbia), Lima (Peru) e Toronto (Canadá).

Nenhum comentário: