Por AE
Guadalajara - Toronto será a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2015. A cidade canadense venceu a eleição realizada nesta sexta-feira, em Guadalajara, no México, superando a peruana Lima e a colombiana Bogotá. E ganhou o direito de organizar o evento.
Em seu favor, Toronto teve uma brilhante apresentação que deixou clara as condições para realizar jogos continentais ao nível de Olímpicos, com apoio econômico e uma equipe de trabalho de alto gabarito.
O presidente da Organização Esportiva Pan-americana, Mario Vázquez Raña, reconheceu que as três cidades candidatas fizeram um bom trabalho e classificou como difícil o momento de escolher a vencedora.
Toronto apostou tudo na possibilidade de ganhar e há meses começou a construção da Vila Pan-americana, fato que impressionou os delegados porque a cidade mexicana de Guadalajara, sede dos Jogos de 2011, ainda nem começou a consturção da sua Vila Pan-Americana.
Com apoio do Governo do Canadá, os esportistas e treinadores que forem à competição não necessitarão vistos, porque as credenciais servirão de documento, algo completamente importante em um país exigente com relação às regras aos visitantes da América Latina.
A candidatura de Toronto divulgou sua ideia de trabalhar em favor do desenvolvimento do esporte em todo o continente e dará facilidades de treinamento no território aos esportistas de todos os países.
A vitória de Toronto teve um grande mérito porque as duas cidades rivais contaram com seus presidentes na delegação da Colômbia,além do presidente Alvaro Uribe, estavam o jogador Valderrama e do cantor Juanes e na do Peru, Alan Garcia, durante a apresentação final das candidaturas.
Maior competição esportiva do continente, os Jogos Pan-Americanos terão sua próxima edição em 2011, provalvelmente na própria Guadalajara. E, com a vitória na eleição realizada nesta sexta-feira, Toronto será a sede do evento em 2015.
Na eleição realizada com os membros da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Toronto levou os jogos na primeira rodada. A cidade canadense recebeu um total de 33 votos, contra 11 de Lima e sete de Bogotá - houve também um voto nulo.
Assim, o Canadá receberá os Jogos Pan-Americanos pela terceira vez na história, depois das duas edições na cidade de Winnipeg, em 1967 e 1999. Para vencer, Toronto apresentou como grande trunfo o fato de já ter boa parte das instalações prontas.
Com um investimento previsto de US$ 1,4 bilhão, Toronto irá organizar os Jogos Pan-Americanos entre os dias 10 e 26 de julho de 2015. Entre os diversos projetos, estão a construção de um parque aquático, um velódromo e um estádio de atletismo.
A própria ODEPA também confirmou as 7 modalidades opcionais do Pan de 2011.Na quinta-feira foram incluidos o caratê, boliche, pelota basca, esqui aquático, squash e patinação sobre rodas e adição da canoagem slalom no programa fixo dos jogos,fazendo com que o programa do Pan de 2011,tenha 36 esportes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário