quinta-feira, 18 de junho de 2009

Rio assume o favoritismo para Jogos de 2016

Boas notícias....
O Rio de Janeiro se tornou a cidade favorita,, para organização os Jogos Olímpicos de 2016, pela qualidade técnica da sua apresentação de ontem em Lausanne e também pelos fatores geopolíticos globais. A principal rival do Rio é Chicago, que tem o apoio do presidente Barack Obama, que começou sua carreira política lá e da apresentadora mais popular do mundo a Oprah Winfrey.

Estas foram as impressões em Lausanne, a cidade suíça onde o membros do Comitê Olímpico Internacional ouviram a portas fechadas, as pré-apresentações das cidades candidatas: Rio de Janeiro, Madri, Chicago e Tóquio. O COI também considerou os méritos desta semana com sete federações desportivas que pretendem participar nas Olimpíadas: beisebol, softbol, squash, Karatê, o rúgbi-sevens, golfe e os esportes de rodas (patinação).

O squash e caratê foram favorecidos pela matemática eleitoral, mas a raiz do beisebol foi as que eliminou a principal objeção de adversários, e tem a real chance de voltar ao seu lugar olímpico em 2016. A certeza é que neste momento em 2016 os jogos voltam para o oeste e irão ficar entre Rio e Chicago, segundo Mihir Bose, editor de esportes da BBC. A votação sobre ambas as questões será realizada em Copenhagen, em Outubro deste ano. Anteriormente, em Agosto, numa reunião do Comitê Executivo do COI, em Berlim, os sete esportes serão reduzidos para dois. Depois, em Outubro, será decidido se os dois serão incorporadas ou não o programa dos Jogos Olímpicos.

Quanto às cidades candidatas, o enviado da BBC's Alex Capstick, Lausanne relatou que Chicago parecia a favorita por causa do fator Obama, mas alguns observadores estão inclinados para o Rio de Janeiro. Esta é a opinião do veterano Mihir Bose, editor de esportes da BBC, que em seu blog disse que as quatro cidades têm boas notas nos relatórios preliminares do COI, mas parece que o Rio está na frente.

Fatores envolvidos

Bose afirma que a única oposição ao pedido do Rio foi o fator de segurança, mas acrescenta que o relatório do COI é tranquilizador, a este respeito. Quanto a outros fatores, é importante salientar que os Jogos ainda não foram feitos antes na América do Sul e isso será certeiro para uma eventual vitória do Rio.

Contestação

Contra Madrid, para além da história de Barcelona´92, é o fato de que, se bem sucedida, a Europa passaria a ser o palco de três jogos consecutivos: Londres 2012, Sochi 2014 e em Madrid em 2016. Tóquio já foi sede dos Jogos Oímpicos (embora há muito tempo, em 1964) e que o Leste da Ásia, teve uma sede muito recente sede, Beijing 2008.

Os Estados Unidos sediaram os Jogos Olímpicos em Atlanta e Salt Lake City, durante e são ainda muito recentes (1996 e 2002), mas muitos observadores acreditam que, se o casal Obama e a Oprah, aparecerem em Copenhagen, em Outubro, muitos delegados irão transferir seus votos para a cidade.

Um fator de peso é o sentimento oposto hostil aos Estados Unidos, tanto por fatores geopolíticos bem conhecios, porque o USOC recebe uma parte muito substancial dos direitos de mídia do mundo todo.

As pressões (às vezes desonestas), preconceitos e considerações políticas são sempre importantes, mas são impossíveis de medir. A impressão de Bose e de outros observadores imparciais é que, as relações de justiça (um valor que tende a variar consoantes dos interesses nos jogos),O Rio enfrenta com uma ligeira vantagem nesta fase das deliberações.

No que diz respeito aos desportos que pretendem entrar ou retornar ao calendário de jogos, o favoritismo do karatê e do squash pode ser explicadp pela história recente do movimento olímpico. Beisebol e softbol foram retirados do programa olímpico a partir de 2012 os Jogos em Londres após a alteração do programa em 2005, enquanto os outros cinco não conseguiram votos suficientes na oportunidade de ser incluídos.

Com uma maior popularidade estão o squash e karatê, mas não conseguiram os dois terços necessários. Agora, porém, mudou o sistema e apenas exigem uma maioria simples.

Mitos:


Assim, os fatores financeiros desses dois esportes estarão assegurados: A Major League americana mudou suas datas a partir de 2012 e não haverão jogos durante os Jogos, facilitando assim a participação da melhores jogadores.

Os jogos de Londres 2012 terão apenas 26 esportes,dois a menos do que em dois dos últimos três jogos.O COI quer que esse número volte para 28 em 2016

Outro fator é que o europeu tende a diminuir o peso de numerosos países asiáticos e latino-americanos que compartilham de um amor por esportes de origem americana.

“A mídia européia enfatiza que o beisebol só é praticado nos Estados Unidos e alguns países centro-americanos e asiáticos”, ou seja, neste sentido, que assumem que a sua distribuição é muito restrita.

Na verdade, mais de cem países têm federações nacionais de beisebol. John Walmsley, secretário da Federação Britânica de Baseball (sim, também no Reino Unido!), Disse que era "provavelmente o segundo maior vendedor de equipamentos esportivo após o futebol."

A Apresentação em Lausanne

A apresentação do Rio,causou um impacto maravilhoso na pré-apresentação ontem em Lausanne,na Suíça.Os membros do COI interromperam a apresentação em dois momentos com salvas contagiantes de palmas.As outras candidatas : Madri,Tóquio e Chicago receberam apenas o aplauso protocolar ao final da apresentação.

Durante os 45 minutos da apresentação na Sede do COI na cidade suíça,os membros do organismo tiveram a oportunidade de passear por meio de um vídeo pela cidade que destacava a beleza da cidade e a irreverência do carioca ao som de Cidade Maravilhosa.

"A ideia original era cantar um trecho da música,mas eu estava tão emocionado que só consegui traduzir a letra da música.O que a gente tentou foi isso,demonstrar a paixão por nossa cidade,ao mesmo tempo que tentavamos demonstrar as questões técnicas" - declarou o prefeito do Rio Eduardo Paes.

Um dos grandes destaques da apresentação foi um quando o governador Sérgio Cabral anunciou que seria apresentado um video de quem "Barack Obama disse ser o político mais popular da Terra,o presidente Luís Inácio Lula da Silva".No vídeo o presidente Lula,resalta o poder da transformação dos Jogos Olímpicos para toda a população do continente sulamericano e reforçando o comprometimento dos três níveis de governo - federal,estadual e municipal-com a realização dos Jogos Olímpicos.

A gravação do presidente Lula causou um impacto extraordinário e os membros do COI eram só elogios durante as perguntas,segundo o governador do Rio,Sérgio Cabral Filho.

A apresentação de Chicago causou um impacto negativo,segundo os jornalistas presentes.Faltou o prometido video do presidente Obama.Na coletiva da candidata americana foram questionadas a falta da visibilidade financeira da cidade de Chicago.O Comitê do Rio 2016 confirmou um fundo de 700 milhões de reais reservados e de uso imediato caso a cidade ganhe os jogos de 2016 e nesse fundo estão recursos das três esferas de governo.

Para os jornalistas que estavam na Suíça,a crise financeira que afeta principalmete o mundo desenvolvido,está abalando as finalistas americana,espanhola e japonesa.O Brasil se destaca entre as outras,segundo o Banco Central ela cresceu 5,1% em 2008 contra a estagnação dos outros países.

O Rio foi a terceira cidade a se apresentar,depois de Chicago e Tóquio e antesde Madrid.Além disso foi destacado o incentivo para os jovens sulamericanos e não só os brasileiros,declarou o presidente do COB Carlos Arthur Nuzman.

A comitiva brasileira foi a única que não foi sabatinada por questões relativas a terrorismo o que aconteceu com a outras três cidades.As questões preferidas foram o meio-ambiente,a infraestrutura e como anda a organização da Copa do Mundo-FIFA 2014.

Ainda assim,o governador Cabral ressaltou todo o investimento em transporte e infraestrutura e é claro a segurança.A modernização do metrô e os corredores expressos de ônibus e colocou que o legado dessa questão feito para o PAN-2007 está em vigor integrando as comunidades e polícia vem dando certo.

Representando os atletas a iatista Isabel Swan,medalhista em Beijing-2008 disse que disputar os jogos em casa terão um "sabor carioca".Isso causou constrangimentos aos japoneses,já que a apresentação de Tóquio foi super criticada pela frieza e só pelos aspectos técnicos.

Ao final das pré-apresentações o presidente do COI,Jacques Rogge disse que "mais importante do que a vitória é o legado na cidade-sede".

Os benefícios dos jogos no Rio foram a temática do discurso do prefeito da cidade Eduardo Paes.

"O nosso projeto olímpico foi concebido de acordo com um plano estratégico de longo prazo para o Rio.As mudanças já começaram no transporte,na revitalização de algumas áeras como o Porto e também em meio ambiente" "Serão plantadas24 milhões de árvores ate 2016" e serão melhorias que não irão acabar em 18 de setembro de 2016,o último dia das Paraolímpiadas de 2016.

http://oglobo.globo.com/rio/rio2016/mat/2009/06/17/apresentacao-da-rio-2016-na-suica-foi-mais-aplaudida-pelo-coi-diz-assessoria-756381269.asp

Nenhum comentário: