domingo, 31 de janeiro de 2010

32

Uma vez ao ano eu tenho que atualizar esse POST !

Demorei dias para escrever e lembrar de programas de TV que marcaram nossa vida como estes aqui do SBT.Talvez vc naum se lembre é claro pq são tantas coisas para lembrar e aí aqui está uma listinha de proogramas e alguns fatos do SBT. para lembrar

Pesca e Companhia: O que o nome quer dizer? Era um programa onde um cara andava pra lá e pra cá com seu barquinho, pescando e soltando peixes depois que o anzol era fisgado. O canal passava o programa Domingo de Manhã num horário que se poderiam passar desenhos animados ou a Mara Maravilha.O pior que passavam aqueles programas evangélicos (antes de passarem na hora do almoço ou no final da tarde) ou Globo Ciência -Pequenas Empresas e Grandes Negócios-Globo Ecologia- Globo Rural (esse ainda passa no Domingo) na Vênus Platinada.Depois vinha o Siga Bem Caminheiro (até hoje está no ar) um programa tão legal que não lembro o que passa lá.Só lembro dos clipes da Sula e da Roberta Miranda passando.

Falando Francamente: Que nomezinho.Esse era um programa formador de opinião,na verrdade (como diria Sabrina Sato) o SBT roubou a idéia de um outro canal que basicamente faz isso na metade da programação (Hoje,a apresentadora está nesse mesmo canal fazendo a mesma coisa).A vedete desse programa era a apresentadora que lia revistas e mais revistas de fofocas contando as novelas.(Na outra emissora ela passa reportagens sensacionalistas como “Mãe coloca filho na jaula,para evitar que tente matar ela e as irmãs” ou o Bebezão que nasceu com 6 quilos ).Agora imaginem o valor do social que o programa tinha e o preju que o programa dava para as editoras pois ela mostrava as imagens para as donas “do larr” e as mesmas não precisavam comprar as revistas Caras,Contigo,Tititi e a obvia “Minha Novela” mas sem o publico chave será que essas revistas sobreviviam quando o programa estava no ar? Será que o SBT pagava direitos para elas? Ou era propina ? Hoje em dia,a apresentadora é reconhecida por sua morbidez no twitter.Não vou citar o nome dela mas ela dá IBOPE em dia de tragédia...

Silvio Santos,sempre gostou de importar programas de televisão de outros países e nos meados dos anos de 90,importou slogans da ABC,NBC americanas e programas da nossa vizinha mais ao sul que ama o Maradona e importou o pior formato de programa de televisão criado no Brasil.

Esses dias eu tava procurando alguns programas originais de televisão e eis que acho um Jornal Argentino chamado "Nuevediário".Preste atenção na músiquinha de fundo do jornal é conhecidissima nossa.O Jornal argentino era uma espécie de Jornal Local do Canal 9 da Argentina.



.
Precisava dessa versão do tema de Star Wars para falar de um singelo programa do SBT.Aquele que animava nossos finais de tarde o Aqui Agora: Por falar em mistério aqui está um programa que agora era a resposta jornalística do SBT,enquanto as outras informavam sobre política,economia e atualidades,o Aqui Agora trazia “causos” misteriosos como o a da Vampira que assustava as noites dos cemitérios de São Paulo,a garota que conversava com o machado antes de matar as pessoas e coisas do gênero.Também passava assaltos ao vivo,tentativas de suicídio (sabe aquele trecho da música do Renato Russo que a menina se jogava da janela do 5º Andar veio de uma transmissão desse programa) e perseguições policiais.Tinha o Feliz aquele cara que era garoto do tempo com um terno e uma guarda-chuva .E piririm e pororom ! e o Gil Gomes com a aquela coreografia com a mãozinha e aquele jeito inconfundível de se falar com a voz crescente.

Vamos aos Clássicos. Quando se fala em SBT qual é a coisa que se vem a cabeça?

Novela Mexicana!!!!!!!!!!!!!!!
 (A Televisa mudou de emissora afiliada no Brasil,mas nesse canal não emplacou e acabou voltando pro SBT).A trilogia das Marias (Marimar,Maria Mercedes e Maria do Bairro),Carrossel,Rebelde e praticamente todas já ou ganharão remake futuramente,graças a mulher do Seo Silvo.Todas essas tem um roteiro já manjado onde você já sabe o final desde o começo.Quem não lembra da Professora Helena com aquela cara de anjo e paciente com todos e a Maria Joaquina que mal tratava o Cirilo por ser negro.Mas o SBT conseguiu inovar e remontou seu núcleo de teledramaturgia,com roteiros pré-escritos no México,”remontou seu núcleo de teledramaturgia” fazendo essas novelas com atores brasileiros e muitos deles esquecidos do publico ou que ninguém que nunca ouviu falar.Sem contar os nomes dessas novelas sempre tinham nome de mulher,pedra preciosa,ou nomes de gosto duvidoso como “A Pícara Sonhadora” Vem ai a próxima novela do SBT.Cristal !

Eu matava aula para assistir isso. Mais uma idéia importada do Amem do Baú.O programa "Fantasia" era um programa transmitido pelo SB" nas tardes de segunda a sexta feira e posteriormente também aos sábados.O programa tinha como propósito aliar: uma distribuição de prêmios em dinheiro aos telespectadores.(Nossa que coisa nova ! ) "Fantasia" foi inspirado no original "50 Mulheres" da televisão italiana "RAI".Um programa que tinha tudo para ser um trash de qualidade e virou um lixo .O programa passava à tarde, obtendo índices de audiência incríveis para o horário e ficando a apenas 2 pontos de diferença do líder no horário,em menos de um mês virou mania nacional.Eu lembro que eu e minha irmã ficávamos tentando decorar o nome das meninas para participar da brincadeira do “Para Bola” onde elas ficavam jogando uma bola e quando você falasse isso tinha que saber o nome da garota para ganhar R$ 100.Nessa época o programa contava com linhas telefônicas do tipo 0800, gratuitas, e não 0900 como depois fora instituído.Graças a este programa a cidade de São Paulo ficou “só” 3 dias sem telefone por causa de somente 3 milhões de ligações na estréia do progrma.As apresentadoras eram uma ex- sem terra que tinha pousado pelada na Playboy,uma ex-jornalista de canal alternativo,a moça que faz o merchã do programa do Faustão,uma adolescente loira que viraria uma Xuxa Genérica,uma futura cantora country e uma outra que viraria a suplente da Ana Hickman.Dividindo com elas 75 garotas que falavam seus nomes pausados veja isso (Ro-ber-ta) servido para assistentes de palco nas brincadeiras e cantoras desafinadas.



Depois de um tempo o programa voltou ao ar reformulado e uma conhecida loira ex-bailarina de um conhecido grupo de axé, que teve sua burrice reconhecida com a famosa frase “i de escola e e de isqueiro ”Depois a audiência foi pro espaço pois ninguém agüentava mais semi-celebridades que tinham acabado de pousar nuas e pagodeiros no programa.

Olhem no que o programa se tornou com a dançarina..



Depois o programa novamente voltou com a futura rainha do trash,uma apresentadora desconhecida,a aquela do Alo Crysthynnah,o genro do seo Silvo e o cara que faz o programa de madrugada na Bandeirantes.A Xuxa Genérica voltou



O programa ainda ganharia um revival no final de 2007,mas passaria durante a madrugada,a formula era a mesma,mas agora com a ex-garota da banheira do Gugu e um cara desconhecido com a cara cheia de botox. È claro que o programa não duraria 6 meses de novo.



“Não fale alô, fale: Alô Crystynnah” : Só pelo nome já se sabe o nível do troço.O que era mais tosco era a temática do programa foi mais uma das idéias importadas do homem do Baú. Baseado no programa italiano, a fórmula do programa era inspirada no programa "Pronto Raffaela", que Raffaela Carrá comandava na Itália e virou febre em vários países da América Latina com suas adaptações locais.A apresentadora ligava para a casa dos telespectadores que tinham que simplesmente responder “Alô Cristina” se responderem tinham direito de participar das brincadeiras e contar sobre sua vida pessoal quase 100% do lar.Afinal,alguém sabe onde fica a cidade de Tio Hugo ? Que aula de geografia (se bem vcs me entendem). Pois não é que de um dia para o outro a moça sacou de uma mudança numero lógica que transformou o nome dela para um emaranhado de letras, algo do tipo Chrystynnah?Que é quase ilegível!


E se a tal numeróloga orientou a mudança de nome para atrair fama e fortuna, bem, acho que não deu certo. Afinal,mais de 10 anos depois a Chrystynnah voltou.No reavivado "Casos de Família",o que era um programa de qualidade se tornou a cara da apresentadora.Agora se chama "Barracos de Família" O fomato foi reciclada para a Adriane Galisteu com o famoso “Como Vai Galisteu” no então programa da “platéia mais charmosa do Brasil” com aquelas brincadeiras como “Quantas moedinhas de um centavo tem nessa garrafa de dois litros” Antes dela dar piti e se demitir da emissora.

Olha a abertura do Original :


E agora a Abertura da Chrysthynnah



Qual é a mais original ?


Concurso de Parodias: Mais um daqueles programas que mostram a criatividade dos produtores do SBT.Apresentado por Moacir Franco.Era um “inovador programa”onde pessoas comuns criavam parodias de músicas famosas e podiam ganhar prêmios.As paródias eram originais mas pela censura e se não fossem cantadas cantores de bar/tecladistas de churrrascaria sim pessoas comuns interpretando as músicas.A formula poderia emplacar e o programa poderia estar até hoje no ar.


Casa dos Artistas: A Prateada estava comprando os direitos de um programa de realidade onde pessoas comuns eram colocadas dentro de uma casa durante um tempo e competiam para ganhar um premio.O que o Sistema Bozo fez ? Correu na frente e lançou um programa onde artistas decadentes,assim o grande público pode acompanhar eles todos os dias fazendo as coisas mais básicas desde cozinhar até um simples banho de piscina.E para os artistas foi “bom” para recuperar a “popularidade”por um tempinho.Acredite se quiser dois conseguiram um voltou a ser ídolo e vender discos.Dois fizeram filmes pornôs,inclusive um ficou com um travesti e para continuar na mídia participou de outro programa de realidade do outro lado do Atlântico e ainda tem mais:Posou 4 vezes para uma certa revista e beijando na boca outros caras do mesmo sexo (isso sei pq escutei uma entrevista desde à radio Jovem Pan,num programa conhecido nosso)Ah! Já estava esquecendo este saiu e voltou para a casa o que foi um barraco total.


Tenho um coração com buraquinhos e não posso me curar: Em 1997,inspirado por outro enlatado argentino “Chiquititas” foi um sucesso que virou uma mania nacional,tinha produtos desde as versões pirateadas dos uniformes (praga) até uma revista semanal.A história era já manjada.A história de um grupo de órfãos que moravam num orfanato perfeito,onde viviam felizes.O sonho de muitos deles era ser adotados.A novela durou 4 anos,incomodando o Jornal Nacional e ganhando das novelas da Prateada.Até estrear Uga-Uga (novela onde todo mundo aparecia pelado).A verba acabou,pois tudo era pago em dólar.Afinal a novela era feita em Buenos Aires,usando todo os cenários e estrutura da versão argentina.Teve um grupo que demitido da novela,resolveu fazer shows usando o nome da novela.Foram processados (Ó Coitados!).O bom desta novelas que nomes como Débora Falabela,Fernanda Souza,Bruno Gagliasso e alguns atores de qualidade foram revelados nessa noveleca.As músicas eram como a Xuxa nos anos 80 tocavam em todas festinhas e todo mundo sabia as coreografias de cor e salteado.Todas tinham apelidos como Mili,Pata,Tati,Vivi.


Ó Coitado: Sem comentários,depois de ganhar fama nacional com esse bordão a dod´s (empregada domestica) Filomena interpretada pela sem sal Gorete Milagres,revelada pelo Programa mais sem graça da TV Brasileira.Mas... voltando ao assunto.O programa contava as peripercias de Filó na casa de uma família de classe média em São Paulo.No começo foi até legal,mas depois o nível caiu.O povo adorava a Filó,que lançaram boneca dela,sacolas de supermercado iguais a da personagem da tv e o CD onde ela cantava as músicas mais da hora na época (Axés e pagodes).Filó tinha um galinho de estimação o Maico Gérson.Ai! Como éramos BREGAS NESSA ÉPOCA


Ai que Gracinha : Desde que quase toda população nacional se dá por gente ela estava lá sentada naquele sofá branco.Será que pode ser chamada de Oprah Brasileira? Ou a pessoa que trabalhava menos e ganhava mais no país.Falam que a Hebe apresentava seu programa como se estivesse “na cozinha da sua casa”com jóias trilherdarias,rosto botocado,aqueles dentes que não sabemos se são de verdade ou não.Cabelo igual ao o da Araci Balabanian quando fazia “Sai de Baixo” cheio de laquê.Por quase todas donas de casas se identificam com um programa onde todo mundo é chamado de gracinha e com aquelas perguntas inteligentissimas.

A mesma praça,o mesmo banco,o mesmo jardim,Tudo é igual,tudo é tão triste: Quer trecho que descreva tão bem um programa como esse?O programa é mais velho do que minha tataravó.Ao meu ponto de vista os roteiristas desse programa (será que existem ?) são tão sem graça.Não é como o Zorra Total que tem alguns humoristas bons e outros extremamente ruins Mas,nesse troço eles são tão ruins que nem chegam ao nível de programas como a Grande Família e a Diarista.No começo eles tentam imitar os grandes musicais com coreografias mal-feitas e versões que destroem os clássicos da disco.Se pudesse mudar o nome do programa seria.A Tristeza é Nossa. A Praça é Nossa é tão deprê que não tenho palavras para descrever nem elogiar o programa.ESTE CERTAMENTE É O PIOR PROGRAMA DA TELEVISÃO ABERTA NO BRASIL.ATÉ A LUCIANA GIMENEZ GANHA DO CAZALBERTO.SERIA MAIS ENGRAÇADO SE AQUELE BANCO QUEBRASSE.OU SE O SILVIO TIRASSE O PROGRAMA DO AR. DE VEZ.


"Viva a Noite". Assistia a disputa entre homens e mulheres, cujo prêmio era um líndissimo troféu de neon em formato de lua de gosto duvidoso, mas que todos um exemplar mais que tudo na vida.

Ainda grudados na telinha, cantávamos "Meu Pintinho Amarelinho", "A Dança da Galinha Azul" e a música do Bugalu. E, toda vez que o Gugu chamava o intervalo berrando "Viva a noite!", respondíamos "Viva! Viva! Viva!".No intervalo entre esse fabuloso programa de variedades e o inesquecível Goulart de Andrade, que aparecia à frente do "Comando da Madrugada".

Era light como o Domingo Legal,que no começo era legal mesmo.O problema é que o Gugu começou com aquele troço de “Meu pintinho amarelinho” e com a clássica prova da Banheira,que marcou nossos domingos a tarde é claro depois de passar todo domingo os sucessos de todas as épocas: É o Tchan !,Mamonas Assasinas,aqueles grupos de pagodes que usavam terno e óculos escuros na cabeça,as Duplas Sertanejas e no seu final o Calypso.Antes do Gugu mudar de emissora e fazer a mesma coisa lá na Barra Funda,mas com audiência menor.Agora,o Portinhola assumiu o programa e foi tirado do posto de Tapa Buraco,para fixo e o programa voltou ao seu rumo antes do auge da fase Gugu.

Tah o Gugu,mudou de emissora,está ganhando mais,mas sua imagem continua vinculada ao SBT.Gugu Liberato é maior capitalista que existe. Não me venham com EUA, Tio Sam, essa baboseira. É o Gugu e pronto. Não é de hoje que ele capitaliza tudo o que pode e o que vê pela frente. O ruço é de arrepiar pentelho de qualquer marxista e qualquer líder estudantil de DCE, com camisa de Che Guevara comprada por 60 reais no shopping center.

Voltando a falar dos anos 90, quando eu assistia o programa dele, esperando(claro!) a clássica prova da banheira, lembro que sempre havia uma pá de concursos. Ele não jogava pra perder. Era concurso de Maria do Bairro Mirim, É o tchan mirim, Banana Split e por aí ia. Gugu punha as crianças na roda, sem problemas. Depois lançava as gostosas modelos na banheira, em bikinis minúsculos, explorados em closes ginecológicos, como quem mata a mãe e vai tomar café na esquina, simples assim. Muitas vezes as gostosas dançavam ao lado do Padre Marcelo, também capitalizado por ele. Tudo ele saca o $ dele.É o Topa Tudo pela audiência. O que culminou inclusive naquele episódio tosco da farsa do PCC, onde atores(?)se fizeram passar por bandidos e ameaçavam a vida de apresentadores de tv, tá ligado né mano? Até mesmo em cima da paternidade, com o livro Sou pai e agora?, onde ele conta como a experiência da paternidade mudou a sua vida, Gugu tá arrumando pro café.

Noite dessas, na trocação do msn, perguntei a vários amigos de boa memória, se eles lembravam do Locomia. Ele me disse que sim e de pronto já me mandou o video deles no youtube. Que vocês podem conferir abaixo.

Não achei video deles no Gugu,mas vai deles na Xuxa mesmo !



O Locomia tinha tudo que Gugu gosta: uma música pegajosa de apelo comercial e rapazes.(Sim,rapazes ! se vc tem 20 anos pra cima lembra do Polegar e do Dominó né?). Ou seja, arrumava-se em qualquer lugar. É desse meu amigo também as aspas que seguem:

"Eu lembro que ele mostrou um clip do Locomia, mas disse que eles não iam se apresentar. Logo depois entrou uma galera fazendo malabarismo com uns leques à la Ronaldo Ésper e em uma semana o troço virou febre". Não lembro se foi assim, mas confio no meus camaradas. O leque era por conta de que a rapaziada do Locomia cantava se abanando com eles e usavam uns figurinos extremamente bizarros, uma coisa que fica entre a novela do começo da década passada Que rei sou eu? e um daqueles filmes futuristas de quinta categoria.

Ou seja, era uma locomia mesmo. Mas vejam vocês, que de certa forma, os rapazolas do Locomia estavam na vanguarda. Já falavam em Ibiza muito antes dela se tornar o sonho de consumo de dez em entre da pseudoelite brasileira e do Christian Pior antes de ser famoso.

Gugu sugou -sem trocadilhos- enquanto pode os rapazes espanhóis, que em dois anos beiraram os 3 milhões de cópias vendidas.

O Gugu estando em outra emissora e  não empurra mais outra coisa do estilo.

Eu sempre imaginei que a Produção do SBT (assim mesmo, com letra maiúscula, pois estamos falando de um patrimônio da televisão brasileira) fosse um bando de centenas de gnomos idênticos, iguais aqueles que supostamente a Xuxa viu puxando seu pé a noite . Todos, é claro, liderados pelo sapientíssimo Roque e conduzidos sob os olhares atentos de seu Silvio Santos.

Minha curiosidade nas criaturas é constantemente atiçada. Basta assistir a qualquer programa do Homem do Baú para notar a presença desses trabalhadores braçais ocultos. Afinal, o próprio apresentador faz questão de checar a eficácia de sua equipe no ar a todo o momento. No “Show do Milhão”, por exemplo. Quando ele formulava aquela mini-entrevista com o participante antes de jogar nele dezenas de perguntas inúteis e de respostas engraçadíssimas.

Silvio: “Foi a primeira vez que você andou de avião?”
Participante: “Foi sim, seu Síuvo”
Silvio: “Veio sozinho?”
Participante: “Não, vim com a senhora minha esposa, seu Síuvo”
Silvio: “Estão num hotel bom? A produção está tratando vocês bem?”
Participante: “Tá tudo bom demais da conta, seu Síuvo”.

Ou seja: a Produção era responsável por arrumar passagens aéreas para o casal e providenciar um hotel decente para os dois ficarem. E ainda era botada na berlinda diversas vezes por noite. Já pensou o que aconteceria se o participante respondesse “Não, seu Síuvo, tua produção cuspiu no meu sapato novo e ainda chamou a minha véia de bruaca”? Iam todos parar no pelourinho do gabinete do chefe.

Toda a graça, a simpatia e o primor da Produção do SBT eram colocados em prova mesmo na atração “Topa Tudo Por Dinheiro”.O programa é a mesma coisa hoje em dia,mas foi modernizado com o nome do Próprio Apresentador (se fazendo de velho tarado !) e com o polêmico Jogo dos Pontinhos,aonde coloca a própria filha em situações constrangedoras com perguntas picantes !. Ali, precisavam não apenas arranjar ovos cozidos e crus para a prova do “Xampu de Ovo”, ou fazer dobraduras de aviões em notas de 10 reais, ou distribuir pompons coloridos para as 6.927 senhoras presentes no auditório. E ai muitas vezes ele próprio ia testar as provas.Quem não lembra da vez em que ele caiu da tabua na piscina quando abriu o envelope ou a vez que ele foi na brincadeira do tapete que puxavam ?

A missão maior dos trabalhadores era arranjar objetos de cenas inusitados e fantasias para as tiazinhas. Vestir uma “colega” sexagenária de índia Iracema não é nada fácil: mas a Produção conseguia. Também arrumava todos os detalhes daquele quadro em que o pobre marido era chamado ao programa sem saber de nada e ficava tomando chá de cadeira no camarim. Enquanto isso, sua mulher, no palco, precisava dizer para o Silvio se o homem iria ou não olhar dentro da carteira esquecida em cima do sofá.

Parece tudo muito difícil e trabalhoso – mas eu tenho a mais absoluta certeza de que a Produção se divertia aos montes e que suas missões eram feitas sob o som de gargalhadas. Basta observamos o programa “Em Nome do Amor” (ou qualquer uma de suas versões) para vermos que os trabalhadores jamais perdiam o senso de humor.

Assim que a convidada ou convidado adentrava o palco em forma de coração, Silvio Santos perguntava “Essa roupa é sua ou foi a produção quem arrumou?”. A moça ou o rapaz respondia, envergonhada(o), que havia sido a Produção.

E que bom gosto para montar o figurino! Nas jovens, tratavam de enfiar um tailleur de vilã de novela mexicana, sem mencionar a maquiagem e o penteado que envelheciam as coitadas em uns 15 anos. Nas senhoras, trajes de freqüentar o culto aos domingos – saias batendo no calcanhar e blusas com botões dourados. Nos homens, terno de defunto. De preferência cinza claro, com gravata salmão.

E pra Terminar... O Programa mais trash da história do SBT



Não achei elas abrindo,o sutiã,pra mostrar aonde estava a "estrela premiada'!

E aí a história do SBT continua...

Nenhum comentário: