sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Está aberta oficialmente a disputa pelos Jogos da Commonwealth de 2018

O tiro de partida foi disparado na corrida para sediar os Jogos da Commonwealth de 2018 contra a capital da Nigéria Abuja, que perdeu para Glasgow o direito de sediar os Jogos em 2014

A Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF) que publicou o manual para as cidades interessadas em concorrer ao processo que irá decidir qual será a cidade que irá sediar os XXI Jogos em 2018

O documento foi enviado a todas as 72 Associações Nacionais dos Jogos da Commonwealth (CGAS), que têm até 31 de março de 2010, para notificar o CGF da sua intenção de compra e deve pagar uma taxa de candidatura de 60.000 libras esterlinas até o final de abril.A taxa não é reembolsada,

Isso inicia um processo formal de troca de informações, com a apresentação final em 11 de maio de 2011, seis meses antes da Assembléia Geral da CGF se reunir em São Cristóvão e Nevis para escolher a sede os Jogos de 2018.

Abuja sai na frente porque os Jogos nunca foram realizados na África,mas pode ser prejudicada

Durban,na África do Sul analiza o projeto, mas pode optar pelos Jogos Olímpicos de 2020.Enquanto Nairobi, capital do Quênia,também analiza uma possibilidade de ser candidata.

Port-of-Spain, em Trinidad e Tobago também está considerando uma candidatura numa tentativa de trazer os Jogos de volta para o Caribe, pela primeira vez desde Kingston,na Jamaica foi sede em 1966.

Mas,as principais rivais de Abuja veem da Oceania que são as fortíssimas Auckland,na Nova Zelândia e Gold Coast,na Austrália.

Estas precisam de confirmação de outros projetos.

A candidatura de Gold Coast vai depender do sucesso da candidatura australiana para a Copa do Mundo de 2018 ou de 2022

Auckland, que sediou os Jogos em 1990, deve tomar uma decisão final sobre sua candidatura em fevereiro.

Barry Maister, o secretário-geral do Comitê Olímpico da Nova Zelândia, acha que não haverá outros candidatos da Commonwealth Afirmando "É improvável nesta fase que ninguém iria fugir da raia".

Nenhum comentário: