sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Samaranch e Rogge confiam no Rio 2016

1o de Janeiro - O presidente anterior do COI, o espanhol Juan Antonio Samaranch e o atual presidente da instituição acreditam que o Rio de Janeiro fará história na sua edição dos Jogos Olímpicos.

Samaranch foi membro-chave da candidatura derrotada de Madrid para sediar os Jogos de 2016, mas tem ainda apoiado a escolha da cidade brasileira para a ser a primeira sede dos Jogos Olímpicos na América do Sul.

Falando ao portal Terra, Samaranch disse: "Eu não tenho dúvida,o Rio de Janeiro vai será a melhor edição da história dos Jogos Olímpicos".

"Em 2016, teremos a primeira Olimpíada realizada na América do Sul e isso deve nos encorajar."

" "A escolha do Rio foi uma opção estratégica para o Comitê Olímpico Internacional e deve ser uma oportunidade única para este grande país que é o Brasil."

Samaranch, elogiou a participação do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e Carlos Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, para o sucesso da candidatura do Rio, o que se resumiu na votação esmagadora durante a sessão que escolheu a sede dos Jogos,em Outubro em Copenhague,na Dinamarca aonde o Rio de Janeiro cravou 66 votos enquanto Madrid teve 33,a maior diferença registrada desde que o processo foi implementado.

Ele disse: "A verdadeira pessoa responsável pelo sucesso do Rio é o presidente Lula, que levou o Brasil com grande carisma e sucesso, e do presidente [sic] do COB e membro do COI, Carlos Arthur Nuzman, a verdadeira força motriz por trás da candidatura.

"O sucesso do Rio 2016 é devido ao talento e do trabalho destes dois grandes líderes".

Em entrevista ao Jornal Espanhol El Pais,Jacques Rogge confirmou que ele não tinha dúvidas de que o Rio estaria pronto a tempo para os Jogos, apesar dos desafios que a cidade enfrenta, inclusive o ter que construir muitas das sedes a partir do zero.

Na mesma entrevista ele também explicou sobre suas teorias sobre as cidades que sediam os Jogos "Existem dois tipos de jogos, aqueles em que tudo está em vigor há vários anos e aqueles em que tudo é feito.E ainda colocou a situação pré-jogos das sedes anteriores

"Em Sydney havia a necessidade de construiur muito mais -, mas os australianos foram excelentes.
"Em Beijing,se encontrava a mesma situação."
"Em Atenas, tivemos muitas dificuldades, mas, no finalzinho o projeto acelerou e os Jogos foram excelentes."
"Em Salt Lake City, Turim e Vancouver não houve necessidade de nada,pois tudo estava pronto antes dos Jogos.

"Então, o COI não é contra um projeto virtual, mesmo que isso envolve um risco pouco maior."

Rogge acredita que o fato de o Brasil é devido à fase da Copa do Mundo de 2014 irá ajudar a garantir que tudo está no lugar para as Olimpíadas.

Ele disse: "Não temos dúvida em acreditar que a Copa do Mundo de 2014 será de extrema ajuda para o projeto.

"Confiamos nos brasileiros, porque eles estão se desenvolvendo em um ritmo alucinante, as estimativas do Banco Mundial colocam que até 2025 que o Brasil será a quinta maior economia do mundo.

"Alguns momentos serão de preocupação, como em Atenas, mas tudo dará certo".

Rogge também acredita que o pelo fato do Rio ser sede dos Jogos vão mudar uma cidade que é claramente afetada pela violência e pela pobreza. "Eu disse ao prefeito Eduardo Paes e Lula que o sucesso dos Jogos é o sucesso, não só esportivo, mas também o patrimônio social."Nós também, dissemos muito claramente que eles devem trabalhar para dar melhorias a todas as questões sociais.E ainda completou com um sincero "Eles prometeram e vão cumprir."

Nenhum comentário: