quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Organizadores de Vancouver 2010 prometem Cerimônias fora do tradicional

VANCOUVER, BC,CA - Ele usou os cavalos nas cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, elefantes para os Jogos Asiáticos de 2006 em Doha,no Catar e pessoas saindo de caixas em Manchester 2002.

Mas,será que David Atkins usará alces para a cerimônia de abertura de Vancouver 2010- você vai ter que pensar para tentar descobrir.

Em um mês, o mundo será oficialmente apresentado aos Jogos Olímpicos de Vancouver em uma multimilionária e inovadora cerimônia de abertura.A inovação vem do fato histórico de que esta cerimônia de abertura será a primeira da história dos Jogos Olímpicos a ser realizada num estádio coberto .

Enquanto Atkins, o produtor executivo das cerimônias,trabalha 20 horas por dia para colocar em tudo em ordem.Os ensaios deram tão certo,que os finais foram cancelados.

"Eles foram ótimos,o trabalho está sendo ótimo, pontual e do jeito que está, eu tenho que dizer,que é provavelmente o mais agradável grupo de voluntários que eu já trabalhei", disse ele em entrevista ao The Canadian Press.

Apesar de mais de 4.000 pessoas estarem envolvidas, nenhum detalhe da cerimônia vazou

"Eu tenho que dizer que estou muito orgulhoso sobre isso", disse ele.

" "Acho que as pessoas que realmente confiam no projeto e não querem estragar a surpresa. Isso é algo o mundo inteiro está esperando, e e eles sabem o que é que vai realmente diminuir a surpresa para todos."

Alguns rumores têm sugerido a pira olímpica irá emergir do teto do BC Place,já que gastaram 8,3 milhões de doláres canadenses para a reforma específica do local,inclusive que o suporte da pira está escondido na estrutura. Outros especulam que Celine Dion será a principal artista que irão participar do evento.

Atkins não comentou sobre estes assuntos,nem confirmou nem desmentiu.

Ele decidiu que o que estaria nas cerimônias, através de consultas com 160 pessoas da comunidade cultural, assim como Primeiras Nações. Atkins, um australiano de Sydney sempre foca nos grupos locais para determinar o que as pessoas querem e não querem nos seus trabalhos

Alguns temas, como história indígena e da dualidade linguística, emergiram nesse processo e na visão das cerimônias elaborada pelo VANOC.

Houve muita tensão sobre o papel do francês no componente cultural dos Jogos.

O francês é a outra língua oficial do Canadá, e era raramente ouvida durante o evento de uma contagem regressiva de ano e na cerimônia de revezamento da tocha em Ottawa, apesar dos milhões gastos pelos organizadores e do governo para assegurar o seu lugar de destaque nas Olimpíadas.

O governo federal, que está contribuindo com 50% dos US $ 40 milhões do orçamento para a abertura e encerramento dos Jogos, não foi realmente envolvido no planejamento da cerimônia, disse Atkins, embora as sensibilidades federais foram consideradas.

"Temos sido bastante ambiciosos sobre o que estamos tentando fazer", disse Atkins.

"Então, nem sempre o público aceita o que está sendo proposto pra ele , no sentido de que não será algo tradicional em matéria de cerimônias de abertura."

Então, o que vai ser?

Não vai ser um espetáculo gigantesco como Beijing 2008, que contava com 20.000 voluntários, milhares de controvérsias sobre os fogos de artifício falsos e playbacks e gastos exorbitantes que nunca mais serão vistos na história dos Jogos.

A cerimônia de abertura também não será uma repetição do clichê da Cerimônia da Passagem de Turim-2006.Que foram constrangedor para milhões de canadenses que viram o mundo assistindo o Canadá retratado como uma nação de pescadores no gelo e divas pop.

"O que temos objetivo de fazer aqui é tentar criar algo que seja mais reflexivo do Canadá e esperamos um pouco mais talvez emocionalmente envolvente", disse ele.

O chefe do VANOC está dizendo que está do jeito que eles querem.

"Em 12 de fevereiro, você será capaz de ligar sua televisão e algo único vai acontecer", disse John Furlong a repórteres em uma coletiva de imprensa para marcar a contagem regressiva de um mês para os Jogos.

As únicas regras do Comitê Olímpico Internacional em uma cerimônia de abertura são aquelas que estão relativas ao protocolo - a entrada dos atletas no estádio, o lançamento das pombas, e a temida declaração de abertura

O elemento cultural é de exclusividade do Comitê Organizador

"Uma de nossas agendas aqui... É a mistura dos dois um pouco para que os elementos culturais da cerimônia sejam misturados com o protocolo e vice-versa, de modo que o protocolo será teatralizado", disse Atkins.

Um segmento inovador da cerimônia será dedicado à Rússia, porque Sochi se prepara para receber a bandeira olímpica e começar a sua contagem regressiva para os Jogos de Inverno de 2014.

Atkins disse que o que mantém acordado, são os milhões de detalhes envolvidos no plano, e também a pressão.

"É ter uma idéia, e dois anos de trabalho sobre ele e ver ele tomar vida, é um processo emocionante", disse ele.

"O que é incrivel,é que você está sempre numa corda bamba porque você está realmente construindo uma noite única"

Autoridades estimam que cerca de 100.000 pessoas irão ir para o centro da cidade em 12 de fevereiro para as cerimônias de abertura, incluindo artistas,transporte, mídia, atletas e espectadores.

O dia da Cerimônia de Abertura será ainda mais complicado por que último dia do revezamento da tocha, que passará a maior parte no centro da cidade antes de ir para seu destino final o BC Place.

Nenhuma estrada será fechada,mas se terá restrições em torno do centro da cidade antes e durante as Olimpíadas, mas não haverá medidas adicionais no primeiro e último dia - 12 de fevereiro e 28 de fevereiro.

Das Agências Internacionais

Nenhum comentário: