Eis que procurando uma das versões originais das músicas do Dominó,acho ngm menos que Olívia Newton-John cantando Tô P da Vida !
domingo, 31 de janeiro de 2010
32
Uma vez ao ano eu tenho que atualizar esse POST !
Demorei dias para escrever e lembrar de programas de TV que marcaram nossa vida como estes aqui do SBT.Talvez vc naum se lembre é claro pq são tantas coisas para lembrar e aí aqui está uma listinha de proogramas e alguns fatos do SBT. para lembrar
Pesca e Companhia: O que o nome quer dizer? Era um programa onde um cara andava pra lá e pra cá com seu barquinho, pescando e soltando peixes depois que o anzol era fisgado. O canal passava o programa Domingo de Manhã num horário que se poderiam passar desenhos animados ou a Mara Maravilha.O pior que passavam aqueles programas evangélicos (antes de passarem na hora do almoço ou no final da tarde) ou Globo Ciência -Pequenas Empresas e Grandes Negócios-Globo Ecologia- Globo Rural (esse ainda passa no Domingo) na Vênus Platinada.Depois vinha o Siga Bem Caminheiro (até hoje está no ar) um programa tão legal que não lembro o que passa lá.Só lembro dos clipes da Sula e da Roberta Miranda passando.
Falando Francamente: Que nomezinho.Esse era um programa formador de opinião,na verrdade (como diria Sabrina Sato) o SBT roubou a idéia de um outro canal que basicamente faz isso na metade da programação (Hoje,a apresentadora está nesse mesmo canal fazendo a mesma coisa).A vedete desse programa era a apresentadora que lia revistas e mais revistas de fofocas contando as novelas.(Na outra emissora ela passa reportagens sensacionalistas como “Mãe coloca filho na jaula,para evitar que tente matar ela e as irmãs” ou o Bebezão que nasceu com 6 quilos ).Agora imaginem o valor do social que o programa tinha e o preju que o programa dava para as editoras pois ela mostrava as imagens para as donas “do larr” e as mesmas não precisavam comprar as revistas Caras,Contigo,Tititi e a obvia “Minha Novela” mas sem o publico chave será que essas revistas sobreviviam quando o programa estava no ar? Será que o SBT pagava direitos para elas? Ou era propina ? Hoje em dia,a apresentadora é reconhecida por sua morbidez no twitter.Não vou citar o nome dela mas ela dá IBOPE em dia de tragédia...
Silvio Santos,sempre gostou de importar programas de televisão de outros países e nos meados dos anos de 90,importou slogans da ABC,NBC americanas e programas da nossa vizinha mais ao sul que ama o Maradona e importou o pior formato de programa de televisão criado no Brasil.
Esses dias eu tava procurando alguns programas originais de televisão e eis que acho um Jornal Argentino chamado "Nuevediário".Preste atenção na músiquinha de fundo do jornal é conhecidissima nossa.O Jornal argentino era uma espécie de Jornal Local do Canal 9 da Argentina.
.
Precisava dessa versão do tema de Star Wars para falar de um singelo programa do SBT.Aquele que animava nossos finais de tarde o Aqui Agora: Por falar em mistério aqui está um programa que agora era a resposta jornalística do SBT,enquanto as outras informavam sobre política,economia e atualidades,o Aqui Agora trazia “causos” misteriosos como o a da Vampira que assustava as noites dos cemitérios de São Paulo,a garota que conversava com o machado antes de matar as pessoas e coisas do gênero.Também passava assaltos ao vivo,tentativas de suicídio (sabe aquele trecho da música do Renato Russo que a menina se jogava da janela do 5º Andar veio de uma transmissão desse programa) e perseguições policiais.Tinha o Feliz aquele cara que era garoto do tempo com um terno e uma guarda-chuva .E piririm e pororom ! e o Gil Gomes com a aquela coreografia com a mãozinha e aquele jeito inconfundível de se falar com a voz crescente.
Vamos aos Clássicos. Quando se fala em SBT qual é a coisa que se vem a cabeça?
Novela Mexicana!!!!!!!!!!!!!!!
(A Televisa mudou de emissora afiliada no Brasil,mas nesse canal não emplacou e acabou voltando pro SBT).A trilogia das Marias (Marimar,Maria Mercedes e Maria do Bairro),Carrossel,Rebelde e praticamente todas já ou ganharão remake futuramente,graças a mulher do Seo Silvo.Todas essas tem um roteiro já manjado onde você já sabe o final desde o começo.Quem não lembra da Professora Helena com aquela cara de anjo e paciente com todos e a Maria Joaquina que mal tratava o Cirilo por ser negro.Mas o SBT conseguiu inovar e remontou seu núcleo de teledramaturgia,com roteiros pré-escritos no México,”remontou seu núcleo de teledramaturgia” fazendo essas novelas com atores brasileiros e muitos deles esquecidos do publico ou que ninguém que nunca ouviu falar.Sem contar os nomes dessas novelas sempre tinham nome de mulher,pedra preciosa,ou nomes de gosto duvidoso como “A Pícara Sonhadora” Vem ai a próxima novela do SBT.Cristal !
Eu matava aula para assistir isso. Mais uma idéia importada do Amem do Baú.O programa "Fantasia" era um programa transmitido pelo SB" nas tardes de segunda a sexta feira e posteriormente também aos sábados.O programa tinha como propósito aliar: uma distribuição de prêmios em dinheiro aos telespectadores.(Nossa que coisa nova ! ) "Fantasia" foi inspirado no original "50 Mulheres" da televisão italiana "RAI".Um programa que tinha tudo para ser um trash de qualidade e virou um lixo .O programa passava à tarde, obtendo índices de audiência incríveis para o horário e ficando a apenas 2 pontos de diferença do líder no horário,em menos de um mês virou mania nacional.Eu lembro que eu e minha irmã ficávamos tentando decorar o nome das meninas para participar da brincadeira do “Para Bola” onde elas ficavam jogando uma bola e quando você falasse isso tinha que saber o nome da garota para ganhar R$ 100.Nessa época o programa contava com linhas telefônicas do tipo 0800, gratuitas, e não 0900 como depois fora instituído.Graças a este programa a cidade de São Paulo ficou “só” 3 dias sem telefone por causa de somente 3 milhões de ligações na estréia do progrma.As apresentadoras eram uma ex- sem terra que tinha pousado pelada na Playboy,uma ex-jornalista de canal alternativo,a moça que faz o merchã do programa do Faustão,uma adolescente loira que viraria uma Xuxa Genérica,uma futura cantora country e uma outra que viraria a suplente da Ana Hickman.Dividindo com elas 75 garotas que falavam seus nomes pausados veja isso (Ro-ber-ta) servido para assistentes de palco nas brincadeiras e cantoras desafinadas.
Depois de um tempo o programa voltou ao ar reformulado e uma conhecida loira ex-bailarina de um conhecido grupo de axé, que teve sua burrice reconhecida com a famosa frase “i de escola e e de isqueiro ”Depois a audiência foi pro espaço pois ninguém agüentava mais semi-celebridades que tinham acabado de pousar nuas e pagodeiros no programa.
Olhem no que o programa se tornou com a dançarina..
Depois o programa novamente voltou com a futura rainha do trash,uma apresentadora desconhecida,a aquela do Alo Crysthynnah,o genro do seo Silvo e o cara que faz o programa de madrugada na Bandeirantes.A Xuxa Genérica voltou
O programa ainda ganharia um revival no final de 2007,mas passaria durante a madrugada,a formula era a mesma,mas agora com a ex-garota da banheira do Gugu e um cara desconhecido com a cara cheia de botox. È claro que o programa não duraria 6 meses de novo.
“Não fale alô, fale: Alô Crystynnah” : Só pelo nome já se sabe o nível do troço.O que era mais tosco era a temática do programa foi mais uma das idéias importadas do homem do Baú. Baseado no programa italiano, a fórmula do programa era inspirada no programa "Pronto Raffaela", que Raffaela Carrá comandava na Itália e virou febre em vários países da América Latina com suas adaptações locais.A apresentadora ligava para a casa dos telespectadores que tinham que simplesmente responder “Alô Cristina” se responderem tinham direito de participar das brincadeiras e contar sobre sua vida pessoal quase 100% do lar.Afinal,alguém sabe onde fica a cidade de Tio Hugo ? Que aula de geografia (se bem vcs me entendem). Pois não é que de um dia para o outro a moça sacou de uma mudança numero lógica que transformou o nome dela para um emaranhado de letras, algo do tipo Chrystynnah?Que é quase ilegível!
E se a tal numeróloga orientou a mudança de nome para atrair fama e fortuna, bem, acho que não deu certo. Afinal,mais de 10 anos depois a Chrystynnah voltou.No reavivado "Casos de Família",o que era um programa de qualidade se tornou a cara da apresentadora.Agora se chama "Barracos de Família" O fomato foi reciclada para a Adriane Galisteu com o famoso “Como Vai Galisteu” no então programa da “platéia mais charmosa do Brasil” com aquelas brincadeiras como “Quantas moedinhas de um centavo tem nessa garrafa de dois litros” Antes dela dar piti e se demitir da emissora.
Olha a abertura do Original :
E agora a Abertura da Chrysthynnah
Qual é a mais original ?
Concurso de Parodias: Mais um daqueles programas que mostram a criatividade dos produtores do SBT.Apresentado por Moacir Franco.Era um “inovador programa”onde pessoas comuns criavam parodias de músicas famosas e podiam ganhar prêmios.As paródias eram originais mas pela censura e se não fossem cantadas cantores de bar/tecladistas de churrrascaria sim pessoas comuns interpretando as músicas.A formula poderia emplacar e o programa poderia estar até hoje no ar.
Casa dos Artistas: A Prateada estava comprando os direitos de um programa de realidade onde pessoas comuns eram colocadas dentro de uma casa durante um tempo e competiam para ganhar um premio.O que o Sistema Bozo fez ? Correu na frente e lançou um programa onde artistas decadentes,assim o grande público pode acompanhar eles todos os dias fazendo as coisas mais básicas desde cozinhar até um simples banho de piscina.E para os artistas foi “bom” para recuperar a “popularidade”por um tempinho.Acredite se quiser dois conseguiram um voltou a ser ídolo e vender discos.Dois fizeram filmes pornôs,inclusive um ficou com um travesti e para continuar na mídia participou de outro programa de realidade do outro lado do Atlântico e ainda tem mais:Posou 4 vezes para uma certa revista e beijando na boca outros caras do mesmo sexo (isso sei pq escutei uma entrevista desde à radio Jovem Pan,num programa conhecido nosso)Ah! Já estava esquecendo este saiu e voltou para a casa o que foi um barraco total.
Tenho um coração com buraquinhos e não posso me curar: Em 1997,inspirado por outro enlatado argentino “Chiquititas” foi um sucesso que virou uma mania nacional,tinha produtos desde as versões pirateadas dos uniformes (praga) até uma revista semanal.A história era já manjada.A história de um grupo de órfãos que moravam num orfanato perfeito,onde viviam felizes.O sonho de muitos deles era ser adotados.A novela durou 4 anos,incomodando o Jornal Nacional e ganhando das novelas da Prateada.Até estrear Uga-Uga (novela onde todo mundo aparecia pelado).A verba acabou,pois tudo era pago em dólar.Afinal a novela era feita em Buenos Aires,usando todo os cenários e estrutura da versão argentina.Teve um grupo que demitido da novela,resolveu fazer shows usando o nome da novela.Foram processados (Ó Coitados!).O bom desta novelas que nomes como Débora Falabela,Fernanda Souza,Bruno Gagliasso e alguns atores de qualidade foram revelados nessa noveleca.As músicas eram como a Xuxa nos anos 80 tocavam em todas festinhas e todo mundo sabia as coreografias de cor e salteado.Todas tinham apelidos como Mili,Pata,Tati,Vivi.
Ó Coitado: Sem comentários,depois de ganhar fama nacional com esse bordão a dod´s (empregada domestica) Filomena interpretada pela sem sal Gorete Milagres,revelada pelo Programa mais sem graça da TV Brasileira.Mas... voltando ao assunto.O programa contava as peripercias de Filó na casa de uma família de classe média em São Paulo.No começo foi até legal,mas depois o nível caiu.O povo adorava a Filó,que lançaram boneca dela,sacolas de supermercado iguais a da personagem da tv e o CD onde ela cantava as músicas mais da hora na época (Axés e pagodes).Filó tinha um galinho de estimação o Maico Gérson.Ai! Como éramos BREGAS NESSA ÉPOCA
Ai que Gracinha : Desde que quase toda população nacional se dá por gente ela estava lá sentada naquele sofá branco.Será que pode ser chamada de Oprah Brasileira? Ou a pessoa que trabalhava menos e ganhava mais no país.Falam que a Hebe apresentava seu programa como se estivesse “na cozinha da sua casa”com jóias trilherdarias,rosto botocado,aqueles dentes que não sabemos se são de verdade ou não.Cabelo igual ao o da Araci Balabanian quando fazia “Sai de Baixo” cheio de laquê.Por quase todas donas de casas se identificam com um programa onde todo mundo é chamado de gracinha e com aquelas perguntas inteligentissimas.
A mesma praça,o mesmo banco,o mesmo jardim,Tudo é igual,tudo é tão triste: Quer trecho que descreva tão bem um programa como esse?O programa é mais velho do que minha tataravó.Ao meu ponto de vista os roteiristas desse programa (será que existem ?) são tão sem graça.Não é como o Zorra Total que tem alguns humoristas bons e outros extremamente ruins Mas,nesse troço eles são tão ruins que nem chegam ao nível de programas como a Grande Família e a Diarista.No começo eles tentam imitar os grandes musicais com coreografias mal-feitas e versões que destroem os clássicos da disco.Se pudesse mudar o nome do programa seria.A Tristeza é Nossa. A Praça é Nossa é tão deprê que não tenho palavras para descrever nem elogiar o programa.ESTE CERTAMENTE É O PIOR PROGRAMA DA TELEVISÃO ABERTA NO BRASIL.ATÉ A LUCIANA GIMENEZ GANHA DO CAZALBERTO.SERIA MAIS ENGRAÇADO SE AQUELE BANCO QUEBRASSE.OU SE O SILVIO TIRASSE O PROGRAMA DO AR. DE VEZ.
"Viva a Noite". Assistia a disputa entre homens e mulheres, cujo prêmio era um líndissimo troféu de neon em formato de lua de gosto duvidoso, mas que todos um exemplar mais que tudo na vida.
Ainda grudados na telinha, cantávamos "Meu Pintinho Amarelinho", "A Dança da Galinha Azul" e a música do Bugalu. E, toda vez que o Gugu chamava o intervalo berrando "Viva a noite!", respondíamos "Viva! Viva! Viva!".No intervalo entre esse fabuloso programa de variedades e o inesquecível Goulart de Andrade, que aparecia à frente do "Comando da Madrugada".
Era light como o Domingo Legal,que no começo era legal mesmo.O problema é que o Gugu começou com aquele troço de “Meu pintinho amarelinho” e com a clássica prova da Banheira,que marcou nossos domingos a tarde é claro depois de passar todo domingo os sucessos de todas as épocas: É o Tchan !,Mamonas Assasinas,aqueles grupos de pagodes que usavam terno e óculos escuros na cabeça,as Duplas Sertanejas e no seu final o Calypso.Antes do Gugu mudar de emissora e fazer a mesma coisa lá na Barra Funda,mas com audiência menor.Agora,o Portinhola assumiu o programa e foi tirado do posto de Tapa Buraco,para fixo e o programa voltou ao seu rumo antes do auge da fase Gugu.
Tah o Gugu,mudou de emissora,está ganhando mais,mas sua imagem continua vinculada ao SBT.Gugu Liberato é maior capitalista que existe. Não me venham com EUA, Tio Sam, essa baboseira. É o Gugu e pronto. Não é de hoje que ele capitaliza tudo o que pode e o que vê pela frente. O ruço é de arrepiar pentelho de qualquer marxista e qualquer líder estudantil de DCE, com camisa de Che Guevara comprada por 60 reais no shopping center.
Voltando a falar dos anos 90, quando eu assistia o programa dele, esperando(claro!) a clássica prova da banheira, lembro que sempre havia uma pá de concursos. Ele não jogava pra perder. Era concurso de Maria do Bairro Mirim, É o tchan mirim, Banana Split e por aí ia. Gugu punha as crianças na roda, sem problemas. Depois lançava as gostosas modelos na banheira, em bikinis minúsculos, explorados em closes ginecológicos, como quem mata a mãe e vai tomar café na esquina, simples assim. Muitas vezes as gostosas dançavam ao lado do Padre Marcelo, também capitalizado por ele. Tudo ele saca o $ dele.É o Topa Tudo pela audiência. O que culminou inclusive naquele episódio tosco da farsa do PCC, onde atores(?)se fizeram passar por bandidos e ameaçavam a vida de apresentadores de tv, tá ligado né mano? Até mesmo em cima da paternidade, com o livro Sou pai e agora?, onde ele conta como a experiência da paternidade mudou a sua vida, Gugu tá arrumando pro café.
Noite dessas, na trocação do msn, perguntei a vários amigos de boa memória, se eles lembravam do Locomia. Ele me disse que sim e de pronto já me mandou o video deles no youtube. Que vocês podem conferir abaixo.
Não achei video deles no Gugu,mas vai deles na Xuxa mesmo !
O Locomia tinha tudo que Gugu gosta: uma música pegajosa de apelo comercial e rapazes.(Sim,rapazes ! se vc tem 20 anos pra cima lembra do Polegar e do Dominó né?). Ou seja, arrumava-se em qualquer lugar. É desse meu amigo também as aspas que seguem:
"Eu lembro que ele mostrou um clip do Locomia, mas disse que eles não iam se apresentar. Logo depois entrou uma galera fazendo malabarismo com uns leques à la Ronaldo Ésper e em uma semana o troço virou febre". Não lembro se foi assim, mas confio no meus camaradas. O leque era por conta de que a rapaziada do Locomia cantava se abanando com eles e usavam uns figurinos extremamente bizarros, uma coisa que fica entre a novela do começo da década passada Que rei sou eu? e um daqueles filmes futuristas de quinta categoria.
Ou seja, era uma locomia mesmo. Mas vejam vocês, que de certa forma, os rapazolas do Locomia estavam na vanguarda. Já falavam em Ibiza muito antes dela se tornar o sonho de consumo de dez em entre da pseudoelite brasileira e do Christian Pior antes de ser famoso.
Gugu sugou -sem trocadilhos- enquanto pode os rapazes espanhóis, que em dois anos beiraram os 3 milhões de cópias vendidas.
O Gugu estando em outra emissora e não empurra mais outra coisa do estilo.
Eu sempre imaginei que a Produção do SBT (assim mesmo, com letra maiúscula, pois estamos falando de um patrimônio da televisão brasileira) fosse um bando de centenas de gnomos idênticos, iguais aqueles que supostamente a Xuxa viu puxando seu pé a noite . Todos, é claro, liderados pelo sapientíssimo Roque e conduzidos sob os olhares atentos de seu Silvio Santos.
Minha curiosidade nas criaturas é constantemente atiçada. Basta assistir a qualquer programa do Homem do Baú para notar a presença desses trabalhadores braçais ocultos. Afinal, o próprio apresentador faz questão de checar a eficácia de sua equipe no ar a todo o momento. No “Show do Milhão”, por exemplo. Quando ele formulava aquela mini-entrevista com o participante antes de jogar nele dezenas de perguntas inúteis e de respostas engraçadíssimas.
Silvio: “Foi a primeira vez que você andou de avião?”
Participante: “Foi sim, seu Síuvo”
Silvio: “Veio sozinho?”
Participante: “Não, vim com a senhora minha esposa, seu Síuvo”
Silvio: “Estão num hotel bom? A produção está tratando vocês bem?”
Participante: “Tá tudo bom demais da conta, seu Síuvo”.
Ou seja: a Produção era responsável por arrumar passagens aéreas para o casal e providenciar um hotel decente para os dois ficarem. E ainda era botada na berlinda diversas vezes por noite. Já pensou o que aconteceria se o participante respondesse “Não, seu Síuvo, tua produção cuspiu no meu sapato novo e ainda chamou a minha véia de bruaca”? Iam todos parar no pelourinho do gabinete do chefe.
Toda a graça, a simpatia e o primor da Produção do SBT eram colocados em prova mesmo na atração “Topa Tudo Por Dinheiro”.O programa é a mesma coisa hoje em dia,mas foi modernizado com o nome do Próprio Apresentador (se fazendo de velho tarado !) e com o polêmico Jogo dos Pontinhos,aonde coloca a própria filha em situações constrangedoras com perguntas picantes !. Ali, precisavam não apenas arranjar ovos cozidos e crus para a prova do “Xampu de Ovo”, ou fazer dobraduras de aviões em notas de 10 reais, ou distribuir pompons coloridos para as 6.927 senhoras presentes no auditório. E ai muitas vezes ele próprio ia testar as provas.Quem não lembra da vez em que ele caiu da tabua na piscina quando abriu o envelope ou a vez que ele foi na brincadeira do tapete que puxavam ?
A missão maior dos trabalhadores era arranjar objetos de cenas inusitados e fantasias para as tiazinhas. Vestir uma “colega” sexagenária de índia Iracema não é nada fácil: mas a Produção conseguia. Também arrumava todos os detalhes daquele quadro em que o pobre marido era chamado ao programa sem saber de nada e ficava tomando chá de cadeira no camarim. Enquanto isso, sua mulher, no palco, precisava dizer para o Silvio se o homem iria ou não olhar dentro da carteira esquecida em cima do sofá.
Parece tudo muito difícil e trabalhoso – mas eu tenho a mais absoluta certeza de que a Produção se divertia aos montes e que suas missões eram feitas sob o som de gargalhadas. Basta observamos o programa “Em Nome do Amor” (ou qualquer uma de suas versões) para vermos que os trabalhadores jamais perdiam o senso de humor.
Assim que a convidada ou convidado adentrava o palco em forma de coração, Silvio Santos perguntava “Essa roupa é sua ou foi a produção quem arrumou?”. A moça ou o rapaz respondia, envergonhada(o), que havia sido a Produção.
E que bom gosto para montar o figurino! Nas jovens, tratavam de enfiar um tailleur de vilã de novela mexicana, sem mencionar a maquiagem e o penteado que envelheciam as coitadas em uns 15 anos. Nas senhoras, trajes de freqüentar o culto aos domingos – saias batendo no calcanhar e blusas com botões dourados. Nos homens, terno de defunto. De preferência cinza claro, com gravata salmão.
E pra Terminar... O Programa mais trash da história do SBT
Não achei elas abrindo,o sutiã,pra mostrar aonde estava a "estrela premiada'!
E aí a história do SBT continua...
Demorei dias para escrever e lembrar de programas de TV que marcaram nossa vida como estes aqui do SBT.Talvez vc naum se lembre é claro pq são tantas coisas para lembrar e aí aqui está uma listinha de proogramas e alguns fatos do SBT. para lembrar
Pesca e Companhia: O que o nome quer dizer? Era um programa onde um cara andava pra lá e pra cá com seu barquinho, pescando e soltando peixes depois que o anzol era fisgado. O canal passava o programa Domingo de Manhã num horário que se poderiam passar desenhos animados ou a Mara Maravilha.O pior que passavam aqueles programas evangélicos (antes de passarem na hora do almoço ou no final da tarde) ou Globo Ciência -Pequenas Empresas e Grandes Negócios-Globo Ecologia- Globo Rural (esse ainda passa no Domingo) na Vênus Platinada.Depois vinha o Siga Bem Caminheiro (até hoje está no ar) um programa tão legal que não lembro o que passa lá.Só lembro dos clipes da Sula e da Roberta Miranda passando.
Falando Francamente: Que nomezinho.Esse era um programa formador de opinião,na verrdade (como diria Sabrina Sato) o SBT roubou a idéia de um outro canal que basicamente faz isso na metade da programação (Hoje,a apresentadora está nesse mesmo canal fazendo a mesma coisa).A vedete desse programa era a apresentadora que lia revistas e mais revistas de fofocas contando as novelas.(Na outra emissora ela passa reportagens sensacionalistas como “Mãe coloca filho na jaula,para evitar que tente matar ela e as irmãs” ou o Bebezão que nasceu com 6 quilos ).Agora imaginem o valor do social que o programa tinha e o preju que o programa dava para as editoras pois ela mostrava as imagens para as donas “do larr” e as mesmas não precisavam comprar as revistas Caras,Contigo,Tititi e a obvia “Minha Novela” mas sem o publico chave será que essas revistas sobreviviam quando o programa estava no ar? Será que o SBT pagava direitos para elas? Ou era propina ? Hoje em dia,a apresentadora é reconhecida por sua morbidez no twitter.Não vou citar o nome dela mas ela dá IBOPE em dia de tragédia...
Silvio Santos,sempre gostou de importar programas de televisão de outros países e nos meados dos anos de 90,importou slogans da ABC,NBC americanas e programas da nossa vizinha mais ao sul que ama o Maradona e importou o pior formato de programa de televisão criado no Brasil.
Esses dias eu tava procurando alguns programas originais de televisão e eis que acho um Jornal Argentino chamado "Nuevediário".Preste atenção na músiquinha de fundo do jornal é conhecidissima nossa.O Jornal argentino era uma espécie de Jornal Local do Canal 9 da Argentina.
.
Precisava dessa versão do tema de Star Wars para falar de um singelo programa do SBT.Aquele que animava nossos finais de tarde o Aqui Agora: Por falar em mistério aqui está um programa que agora era a resposta jornalística do SBT,enquanto as outras informavam sobre política,economia e atualidades,o Aqui Agora trazia “causos” misteriosos como o a da Vampira que assustava as noites dos cemitérios de São Paulo,a garota que conversava com o machado antes de matar as pessoas e coisas do gênero.Também passava assaltos ao vivo,tentativas de suicídio (sabe aquele trecho da música do Renato Russo que a menina se jogava da janela do 5º Andar veio de uma transmissão desse programa) e perseguições policiais.Tinha o Feliz aquele cara que era garoto do tempo com um terno e uma guarda-chuva .E piririm e pororom ! e o Gil Gomes com a aquela coreografia com a mãozinha e aquele jeito inconfundível de se falar com a voz crescente.
Vamos aos Clássicos. Quando se fala em SBT qual é a coisa que se vem a cabeça?
Novela Mexicana!!!!!!!!!!!!!!!
(A Televisa mudou de emissora afiliada no Brasil,mas nesse canal não emplacou e acabou voltando pro SBT).A trilogia das Marias (Marimar,Maria Mercedes e Maria do Bairro),Carrossel,Rebelde e praticamente todas já ou ganharão remake futuramente,graças a mulher do Seo Silvo.Todas essas tem um roteiro já manjado onde você já sabe o final desde o começo.Quem não lembra da Professora Helena com aquela cara de anjo e paciente com todos e a Maria Joaquina que mal tratava o Cirilo por ser negro.Mas o SBT conseguiu inovar e remontou seu núcleo de teledramaturgia,com roteiros pré-escritos no México,”remontou seu núcleo de teledramaturgia” fazendo essas novelas com atores brasileiros e muitos deles esquecidos do publico ou que ninguém que nunca ouviu falar.Sem contar os nomes dessas novelas sempre tinham nome de mulher,pedra preciosa,ou nomes de gosto duvidoso como “A Pícara Sonhadora” Vem ai a próxima novela do SBT.Cristal !
Eu matava aula para assistir isso. Mais uma idéia importada do Amem do Baú.O programa "Fantasia" era um programa transmitido pelo SB" nas tardes de segunda a sexta feira e posteriormente também aos sábados.O programa tinha como propósito aliar: uma distribuição de prêmios em dinheiro aos telespectadores.(Nossa que coisa nova ! ) "Fantasia" foi inspirado no original "50 Mulheres" da televisão italiana "RAI".Um programa que tinha tudo para ser um trash de qualidade e virou um lixo .O programa passava à tarde, obtendo índices de audiência incríveis para o horário e ficando a apenas 2 pontos de diferença do líder no horário,em menos de um mês virou mania nacional.Eu lembro que eu e minha irmã ficávamos tentando decorar o nome das meninas para participar da brincadeira do “Para Bola” onde elas ficavam jogando uma bola e quando você falasse isso tinha que saber o nome da garota para ganhar R$ 100.Nessa época o programa contava com linhas telefônicas do tipo 0800, gratuitas, e não 0900 como depois fora instituído.Graças a este programa a cidade de São Paulo ficou “só” 3 dias sem telefone por causa de somente 3 milhões de ligações na estréia do progrma.As apresentadoras eram uma ex- sem terra que tinha pousado pelada na Playboy,uma ex-jornalista de canal alternativo,a moça que faz o merchã do programa do Faustão,uma adolescente loira que viraria uma Xuxa Genérica,uma futura cantora country e uma outra que viraria a suplente da Ana Hickman.Dividindo com elas 75 garotas que falavam seus nomes pausados veja isso (Ro-ber-ta) servido para assistentes de palco nas brincadeiras e cantoras desafinadas.
Depois de um tempo o programa voltou ao ar reformulado e uma conhecida loira ex-bailarina de um conhecido grupo de axé, que teve sua burrice reconhecida com a famosa frase “i de escola e e de isqueiro ”Depois a audiência foi pro espaço pois ninguém agüentava mais semi-celebridades que tinham acabado de pousar nuas e pagodeiros no programa.
Olhem no que o programa se tornou com a dançarina..
Depois o programa novamente voltou com a futura rainha do trash,uma apresentadora desconhecida,a aquela do Alo Crysthynnah,o genro do seo Silvo e o cara que faz o programa de madrugada na Bandeirantes.A Xuxa Genérica voltou
O programa ainda ganharia um revival no final de 2007,mas passaria durante a madrugada,a formula era a mesma,mas agora com a ex-garota da banheira do Gugu e um cara desconhecido com a cara cheia de botox. È claro que o programa não duraria 6 meses de novo.
“Não fale alô, fale: Alô Crystynnah” : Só pelo nome já se sabe o nível do troço.O que era mais tosco era a temática do programa foi mais uma das idéias importadas do homem do Baú. Baseado no programa italiano, a fórmula do programa era inspirada no programa "Pronto Raffaela", que Raffaela Carrá comandava na Itália e virou febre em vários países da América Latina com suas adaptações locais.A apresentadora ligava para a casa dos telespectadores que tinham que simplesmente responder “Alô Cristina” se responderem tinham direito de participar das brincadeiras e contar sobre sua vida pessoal quase 100% do lar.Afinal,alguém sabe onde fica a cidade de Tio Hugo ? Que aula de geografia (se bem vcs me entendem). Pois não é que de um dia para o outro a moça sacou de uma mudança numero lógica que transformou o nome dela para um emaranhado de letras, algo do tipo Chrystynnah?Que é quase ilegível!
E se a tal numeróloga orientou a mudança de nome para atrair fama e fortuna, bem, acho que não deu certo. Afinal,mais de 10 anos depois a Chrystynnah voltou.No reavivado "Casos de Família",o que era um programa de qualidade se tornou a cara da apresentadora.Agora se chama "Barracos de Família" O fomato foi reciclada para a Adriane Galisteu com o famoso “Como Vai Galisteu” no então programa da “platéia mais charmosa do Brasil” com aquelas brincadeiras como “Quantas moedinhas de um centavo tem nessa garrafa de dois litros” Antes dela dar piti e se demitir da emissora.
Olha a abertura do Original :
E agora a Abertura da Chrysthynnah
Qual é a mais original ?
Concurso de Parodias: Mais um daqueles programas que mostram a criatividade dos produtores do SBT.Apresentado por Moacir Franco.Era um “inovador programa”onde pessoas comuns criavam parodias de músicas famosas e podiam ganhar prêmios.As paródias eram originais mas pela censura e se não fossem cantadas cantores de bar/tecladistas de churrrascaria sim pessoas comuns interpretando as músicas.A formula poderia emplacar e o programa poderia estar até hoje no ar.
Casa dos Artistas: A Prateada estava comprando os direitos de um programa de realidade onde pessoas comuns eram colocadas dentro de uma casa durante um tempo e competiam para ganhar um premio.O que o Sistema Bozo fez ? Correu na frente e lançou um programa onde artistas decadentes,assim o grande público pode acompanhar eles todos os dias fazendo as coisas mais básicas desde cozinhar até um simples banho de piscina.E para os artistas foi “bom” para recuperar a “popularidade”por um tempinho.Acredite se quiser dois conseguiram um voltou a ser ídolo e vender discos.Dois fizeram filmes pornôs,inclusive um ficou com um travesti e para continuar na mídia participou de outro programa de realidade do outro lado do Atlântico e ainda tem mais:Posou 4 vezes para uma certa revista e beijando na boca outros caras do mesmo sexo (isso sei pq escutei uma entrevista desde à radio Jovem Pan,num programa conhecido nosso)Ah! Já estava esquecendo este saiu e voltou para a casa o que foi um barraco total.
Tenho um coração com buraquinhos e não posso me curar: Em 1997,inspirado por outro enlatado argentino “Chiquititas” foi um sucesso que virou uma mania nacional,tinha produtos desde as versões pirateadas dos uniformes (praga) até uma revista semanal.A história era já manjada.A história de um grupo de órfãos que moravam num orfanato perfeito,onde viviam felizes.O sonho de muitos deles era ser adotados.A novela durou 4 anos,incomodando o Jornal Nacional e ganhando das novelas da Prateada.Até estrear Uga-Uga (novela onde todo mundo aparecia pelado).A verba acabou,pois tudo era pago em dólar.Afinal a novela era feita em Buenos Aires,usando todo os cenários e estrutura da versão argentina.Teve um grupo que demitido da novela,resolveu fazer shows usando o nome da novela.Foram processados (Ó Coitados!).O bom desta novelas que nomes como Débora Falabela,Fernanda Souza,Bruno Gagliasso e alguns atores de qualidade foram revelados nessa noveleca.As músicas eram como a Xuxa nos anos 80 tocavam em todas festinhas e todo mundo sabia as coreografias de cor e salteado.Todas tinham apelidos como Mili,Pata,Tati,Vivi.
Ó Coitado: Sem comentários,depois de ganhar fama nacional com esse bordão a dod´s (empregada domestica) Filomena interpretada pela sem sal Gorete Milagres,revelada pelo Programa mais sem graça da TV Brasileira.Mas... voltando ao assunto.O programa contava as peripercias de Filó na casa de uma família de classe média em São Paulo.No começo foi até legal,mas depois o nível caiu.O povo adorava a Filó,que lançaram boneca dela,sacolas de supermercado iguais a da personagem da tv e o CD onde ela cantava as músicas mais da hora na época (Axés e pagodes).Filó tinha um galinho de estimação o Maico Gérson.Ai! Como éramos BREGAS NESSA ÉPOCA
Ai que Gracinha : Desde que quase toda população nacional se dá por gente ela estava lá sentada naquele sofá branco.Será que pode ser chamada de Oprah Brasileira? Ou a pessoa que trabalhava menos e ganhava mais no país.Falam que a Hebe apresentava seu programa como se estivesse “na cozinha da sua casa”com jóias trilherdarias,rosto botocado,aqueles dentes que não sabemos se são de verdade ou não.Cabelo igual ao o da Araci Balabanian quando fazia “Sai de Baixo” cheio de laquê.Por quase todas donas de casas se identificam com um programa onde todo mundo é chamado de gracinha e com aquelas perguntas inteligentissimas.
A mesma praça,o mesmo banco,o mesmo jardim,Tudo é igual,tudo é tão triste: Quer trecho que descreva tão bem um programa como esse?O programa é mais velho do que minha tataravó.Ao meu ponto de vista os roteiristas desse programa (será que existem ?) são tão sem graça.Não é como o Zorra Total que tem alguns humoristas bons e outros extremamente ruins Mas,nesse troço eles são tão ruins que nem chegam ao nível de programas como a Grande Família e a Diarista.No começo eles tentam imitar os grandes musicais com coreografias mal-feitas e versões que destroem os clássicos da disco.Se pudesse mudar o nome do programa seria.A Tristeza é Nossa. A Praça é Nossa é tão deprê que não tenho palavras para descrever nem elogiar o programa.ESTE CERTAMENTE É O PIOR PROGRAMA DA TELEVISÃO ABERTA NO BRASIL.ATÉ A LUCIANA GIMENEZ GANHA DO CAZALBERTO.SERIA MAIS ENGRAÇADO SE AQUELE BANCO QUEBRASSE.OU SE O SILVIO TIRASSE O PROGRAMA DO AR. DE VEZ.
"Viva a Noite". Assistia a disputa entre homens e mulheres, cujo prêmio era um líndissimo troféu de neon em formato de lua de gosto duvidoso, mas que todos um exemplar mais que tudo na vida.
Ainda grudados na telinha, cantávamos "Meu Pintinho Amarelinho", "A Dança da Galinha Azul" e a música do Bugalu. E, toda vez que o Gugu chamava o intervalo berrando "Viva a noite!", respondíamos "Viva! Viva! Viva!".No intervalo entre esse fabuloso programa de variedades e o inesquecível Goulart de Andrade, que aparecia à frente do "Comando da Madrugada".
Era light como o Domingo Legal,que no começo era legal mesmo.O problema é que o Gugu começou com aquele troço de “Meu pintinho amarelinho” e com a clássica prova da Banheira,que marcou nossos domingos a tarde é claro depois de passar todo domingo os sucessos de todas as épocas: É o Tchan !,Mamonas Assasinas,aqueles grupos de pagodes que usavam terno e óculos escuros na cabeça,as Duplas Sertanejas e no seu final o Calypso.Antes do Gugu mudar de emissora e fazer a mesma coisa lá na Barra Funda,mas com audiência menor.Agora,o Portinhola assumiu o programa e foi tirado do posto de Tapa Buraco,para fixo e o programa voltou ao seu rumo antes do auge da fase Gugu.
Tah o Gugu,mudou de emissora,está ganhando mais,mas sua imagem continua vinculada ao SBT.Gugu Liberato é maior capitalista que existe. Não me venham com EUA, Tio Sam, essa baboseira. É o Gugu e pronto. Não é de hoje que ele capitaliza tudo o que pode e o que vê pela frente. O ruço é de arrepiar pentelho de qualquer marxista e qualquer líder estudantil de DCE, com camisa de Che Guevara comprada por 60 reais no shopping center.
Voltando a falar dos anos 90, quando eu assistia o programa dele, esperando(claro!) a clássica prova da banheira, lembro que sempre havia uma pá de concursos. Ele não jogava pra perder. Era concurso de Maria do Bairro Mirim, É o tchan mirim, Banana Split e por aí ia. Gugu punha as crianças na roda, sem problemas. Depois lançava as gostosas modelos na banheira, em bikinis minúsculos, explorados em closes ginecológicos, como quem mata a mãe e vai tomar café na esquina, simples assim. Muitas vezes as gostosas dançavam ao lado do Padre Marcelo, também capitalizado por ele. Tudo ele saca o $ dele.É o Topa Tudo pela audiência. O que culminou inclusive naquele episódio tosco da farsa do PCC, onde atores(?)se fizeram passar por bandidos e ameaçavam a vida de apresentadores de tv, tá ligado né mano? Até mesmo em cima da paternidade, com o livro Sou pai e agora?, onde ele conta como a experiência da paternidade mudou a sua vida, Gugu tá arrumando pro café.
Noite dessas, na trocação do msn, perguntei a vários amigos de boa memória, se eles lembravam do Locomia. Ele me disse que sim e de pronto já me mandou o video deles no youtube. Que vocês podem conferir abaixo.
Não achei video deles no Gugu,mas vai deles na Xuxa mesmo !
O Locomia tinha tudo que Gugu gosta: uma música pegajosa de apelo comercial e rapazes.(Sim,rapazes ! se vc tem 20 anos pra cima lembra do Polegar e do Dominó né?). Ou seja, arrumava-se em qualquer lugar. É desse meu amigo também as aspas que seguem:
"Eu lembro que ele mostrou um clip do Locomia, mas disse que eles não iam se apresentar. Logo depois entrou uma galera fazendo malabarismo com uns leques à la Ronaldo Ésper e em uma semana o troço virou febre". Não lembro se foi assim, mas confio no meus camaradas. O leque era por conta de que a rapaziada do Locomia cantava se abanando com eles e usavam uns figurinos extremamente bizarros, uma coisa que fica entre a novela do começo da década passada Que rei sou eu? e um daqueles filmes futuristas de quinta categoria.
Ou seja, era uma locomia mesmo. Mas vejam vocês, que de certa forma, os rapazolas do Locomia estavam na vanguarda. Já falavam em Ibiza muito antes dela se tornar o sonho de consumo de dez em entre da pseudoelite brasileira e do Christian Pior antes de ser famoso.
Gugu sugou -sem trocadilhos- enquanto pode os rapazes espanhóis, que em dois anos beiraram os 3 milhões de cópias vendidas.
O Gugu estando em outra emissora e não empurra mais outra coisa do estilo.
Eu sempre imaginei que a Produção do SBT (assim mesmo, com letra maiúscula, pois estamos falando de um patrimônio da televisão brasileira) fosse um bando de centenas de gnomos idênticos, iguais aqueles que supostamente a Xuxa viu puxando seu pé a noite . Todos, é claro, liderados pelo sapientíssimo Roque e conduzidos sob os olhares atentos de seu Silvio Santos.
Minha curiosidade nas criaturas é constantemente atiçada. Basta assistir a qualquer programa do Homem do Baú para notar a presença desses trabalhadores braçais ocultos. Afinal, o próprio apresentador faz questão de checar a eficácia de sua equipe no ar a todo o momento. No “Show do Milhão”, por exemplo. Quando ele formulava aquela mini-entrevista com o participante antes de jogar nele dezenas de perguntas inúteis e de respostas engraçadíssimas.
Silvio: “Foi a primeira vez que você andou de avião?”
Participante: “Foi sim, seu Síuvo”
Silvio: “Veio sozinho?”
Participante: “Não, vim com a senhora minha esposa, seu Síuvo”
Silvio: “Estão num hotel bom? A produção está tratando vocês bem?”
Participante: “Tá tudo bom demais da conta, seu Síuvo”.
Ou seja: a Produção era responsável por arrumar passagens aéreas para o casal e providenciar um hotel decente para os dois ficarem. E ainda era botada na berlinda diversas vezes por noite. Já pensou o que aconteceria se o participante respondesse “Não, seu Síuvo, tua produção cuspiu no meu sapato novo e ainda chamou a minha véia de bruaca”? Iam todos parar no pelourinho do gabinete do chefe.
Toda a graça, a simpatia e o primor da Produção do SBT eram colocados em prova mesmo na atração “Topa Tudo Por Dinheiro”.O programa é a mesma coisa hoje em dia,mas foi modernizado com o nome do Próprio Apresentador (se fazendo de velho tarado !) e com o polêmico Jogo dos Pontinhos,aonde coloca a própria filha em situações constrangedoras com perguntas picantes !. Ali, precisavam não apenas arranjar ovos cozidos e crus para a prova do “Xampu de Ovo”, ou fazer dobraduras de aviões em notas de 10 reais, ou distribuir pompons coloridos para as 6.927 senhoras presentes no auditório. E ai muitas vezes ele próprio ia testar as provas.Quem não lembra da vez em que ele caiu da tabua na piscina quando abriu o envelope ou a vez que ele foi na brincadeira do tapete que puxavam ?
A missão maior dos trabalhadores era arranjar objetos de cenas inusitados e fantasias para as tiazinhas. Vestir uma “colega” sexagenária de índia Iracema não é nada fácil: mas a Produção conseguia. Também arrumava todos os detalhes daquele quadro em que o pobre marido era chamado ao programa sem saber de nada e ficava tomando chá de cadeira no camarim. Enquanto isso, sua mulher, no palco, precisava dizer para o Silvio se o homem iria ou não olhar dentro da carteira esquecida em cima do sofá.
Parece tudo muito difícil e trabalhoso – mas eu tenho a mais absoluta certeza de que a Produção se divertia aos montes e que suas missões eram feitas sob o som de gargalhadas. Basta observamos o programa “Em Nome do Amor” (ou qualquer uma de suas versões) para vermos que os trabalhadores jamais perdiam o senso de humor.
Assim que a convidada ou convidado adentrava o palco em forma de coração, Silvio Santos perguntava “Essa roupa é sua ou foi a produção quem arrumou?”. A moça ou o rapaz respondia, envergonhada(o), que havia sido a Produção.
E que bom gosto para montar o figurino! Nas jovens, tratavam de enfiar um tailleur de vilã de novela mexicana, sem mencionar a maquiagem e o penteado que envelheciam as coitadas em uns 15 anos. Nas senhoras, trajes de freqüentar o culto aos domingos – saias batendo no calcanhar e blusas com botões dourados. Nos homens, terno de defunto. De preferência cinza claro, com gravata salmão.
E pra Terminar... O Programa mais trash da história do SBT
Não achei elas abrindo,o sutiã,pra mostrar aonde estava a "estrela premiada'!
E aí a história do SBT continua...
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Jogos de Inverno terão um grande futuro,assegura Rogge
Os Jogos Olímpicos de Inverno têm um grande futuro,apesar de terem somente 3 candidatas para sediar a edição de 2018, disse nesta quinta-feira à AFP o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge.
O presidente do COI, de 67 anos e que no próximo dia 12 de fevereiro estará em Vancouver para inaugurar sua última edição de inverno, está convencido de que o número limitado de candidaturas, o mais baixo desde 1988, não tem nada a ver com a crise financeira nem com a falta de popularidade do evento.
As candidaturas para 2018 são Annecy (França), Munique (Alemanha) que já sediou os Jogos de Verão em 1972 e PyeongChang (Coreia do Sul),que perdeu tanto pra Vancouver e Sochi,nas últimas eleições.A França tinha planos de uma candidatura para os Jogos de Verão de 2020,mas optou por uma candidatura aos Jogos de Inverno de 2020.Munique tem uma candidatura mas consistente,aonde Munique sediará os eventos de gelo e Garmisch-Partenkirchen,que também já sediou os Jogos Olímpicos de Inverno em 1936 sediará os eventos de neve.
"Esta situação está relacionada com os processos anteriores e não com a crise financeira", disse à AFP o belga Jacques Rogge em uma entrevista telefônica de Lausana (Suíça).
"A variedade de países que possam organizar os Jogos de Inverno é muito pouca, diferentemente dos Jogos de Verão. Só 15 países estão preparados em termos de desenvolvimento, conhecimento, geografia e clima", explica.
"Os Estados Unidos não apresentaram por já terem indicado a cidade de Chicago para os Jogos de Verão de 2016 (candidatura eliminada na segunda rodada de votações). E Canadá e Rússia são respectivamente os organizadores deste ano e de 2014, em Sochi. O Japão também tinha uma candidatura, a de Tóquio, para 2016", explica.
Rogge espera ainda que os escândalos de doping como os que ocorreram com as equipes autríacas de esqui cross-country e de biatlo nos Jogos Olímpicos de Turim, em 2006, não ocorram novamente.
"Não tenho garantias de que haverá menos casos de doping nos próximos Jogos, mas espero que seja assim. Pelo que me dizem os especialistas ( a Agência Mundial Antidoping e a comissão médica do COI), estamos fazendo progressos. O doping é cada vez mais difícil para os atletas, pois ocorrem mais testes durante e fora das competições, e não hesitamos em chamar a polícia em caso de crime", assegura.
Rogge confessa que não ficará especialmente emocionado quando terminarem os Jogos de Vancouver no próximo dia 28 de fevereiro, seus últimos jogos de inverno como presidente do COI.
"Não sou nostálgico", disse, "o fim de uma temporada olímpica é positiva porque convida a juventude a participar dos próximos Jogos. Não é um adeus mas sim uma maneira de convocar a todos para um compromisso quatro anos depois".
Do UOL
O presidente do COI, de 67 anos e que no próximo dia 12 de fevereiro estará em Vancouver para inaugurar sua última edição de inverno, está convencido de que o número limitado de candidaturas, o mais baixo desde 1988, não tem nada a ver com a crise financeira nem com a falta de popularidade do evento.
As candidaturas para 2018 são Annecy (França), Munique (Alemanha) que já sediou os Jogos de Verão em 1972 e PyeongChang (Coreia do Sul),que perdeu tanto pra Vancouver e Sochi,nas últimas eleições.A França tinha planos de uma candidatura para os Jogos de Verão de 2020,mas optou por uma candidatura aos Jogos de Inverno de 2020.Munique tem uma candidatura mas consistente,aonde Munique sediará os eventos de gelo e Garmisch-Partenkirchen,que também já sediou os Jogos Olímpicos de Inverno em 1936 sediará os eventos de neve.
"Esta situação está relacionada com os processos anteriores e não com a crise financeira", disse à AFP o belga Jacques Rogge em uma entrevista telefônica de Lausana (Suíça).
"A variedade de países que possam organizar os Jogos de Inverno é muito pouca, diferentemente dos Jogos de Verão. Só 15 países estão preparados em termos de desenvolvimento, conhecimento, geografia e clima", explica.
"Os Estados Unidos não apresentaram por já terem indicado a cidade de Chicago para os Jogos de Verão de 2016 (candidatura eliminada na segunda rodada de votações). E Canadá e Rússia são respectivamente os organizadores deste ano e de 2014, em Sochi. O Japão também tinha uma candidatura, a de Tóquio, para 2016", explica.
Rogge espera ainda que os escândalos de doping como os que ocorreram com as equipes autríacas de esqui cross-country e de biatlo nos Jogos Olímpicos de Turim, em 2006, não ocorram novamente.
"Não tenho garantias de que haverá menos casos de doping nos próximos Jogos, mas espero que seja assim. Pelo que me dizem os especialistas ( a Agência Mundial Antidoping e a comissão médica do COI), estamos fazendo progressos. O doping é cada vez mais difícil para os atletas, pois ocorrem mais testes durante e fora das competições, e não hesitamos em chamar a polícia em caso de crime", assegura.
Rogge confessa que não ficará especialmente emocionado quando terminarem os Jogos de Vancouver no próximo dia 28 de fevereiro, seus últimos jogos de inverno como presidente do COI.
"Não sou nostálgico", disse, "o fim de uma temporada olímpica é positiva porque convida a juventude a participar dos próximos Jogos. Não é um adeus mas sim uma maneira de convocar a todos para um compromisso quatro anos depois".
Do UOL
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Sônia Abrão virou brincadeira no Twitter
Quem abriu o Twitter na tarde deste sábado (23) pode ter levado um susto por imaginar que algo havia acontecido à jornalista Sônia Abrão, dada a quantidade de mensagens sobre ela que pipocavam na timeline.
Mas era só ler com atenção pra perceber que tudo não passava de uma brincadeira: o dia foi de criar e escrever no microblog Sônia Abrão Facts, ou 'fatos sobre Sônia Abrão'.
O mesmo aconteceu em setembro, mas a vítima da vez foi Zé Mayer, o galã preferido do autor de novelas Manoel Carlos.
Apareceu até um perfil no twitter (@SoniaAbraoFacts) citando "fatos" hilários.
Veja aqui algumas das patacoadoas que apareceram no Sonia Abrao Facts:
A repercussão foi enorme, chegando a um dos primeiros lugares nos chamados "Trending Topics", um ranking dos assuntos mais comentados do dia no mundo dentro do sistema de microblogs. Vários famosos acabaram revelando suas opiniões sobre a apresentadora. Acompanhe nessa compilação feita pelo NaTelinha:
Luciano Huck, apresentador
É verdade que a Sonia Abrao passou o reveillon em Angra e depois foi curtir o Haiti?
Marcos Mion, apresentador
Até a morte sente um arrepio quando Sonia Abrão passa por ela!
Marco Luque, humorista
O Jason terminou um romance coma Sonia Abrao...disse que a "energia era pesada"!
Maurício Meirelles, humorista
Um gato preto cruzou o caminho da SOnia Abrão. O azar foi dele.
Bruno Motta, humorista
O programa da Sônia Abrão PARECE ao vivo... mas é aos mortos mesmo.
Astrid Fontenelle, apresentadora
A Sonia abraaaao deve começar a ler jornal pelo obituário!
Ritchie, cantor
Quando criança, o apelido da Sonia Abrão era "Menina Veneno".
Rosana Hermann, multimídia
Morri = soniabrei.
Ben Ludmer, mágico e comediante
Sônia Abrão apresenta um programa para a Família... Addams.
Márcio Ribeiro, ator e humorista
E Disse D Pedro I : "Independecia ou Sonia Abrao"
Marcela Leal, atriz e humorista
A Sonia Abrao não perde um show de dança tipica gaúcha...Ela adora ver o pessoal batendo as botas.
Welder Rodrigues, comediante dos Melhores do Mundo
Acreditem, a Sonia Abrao vai matar todos vocês! Mas antes nossos comerciais =)
Marcius Melhem, ator e humorista
Quando criança, Sônia abrao não pulava carniça. Ficava em volta, brincando de apresentadora por horas.
Bruno Mazzeo, humorista
Se um dia você cruzar com Sonia Abrão e ela perguntar como vai seu intestino, vá imediatamente fazer uma tomografia.
Mas era só ler com atenção pra perceber que tudo não passava de uma brincadeira: o dia foi de criar e escrever no microblog Sônia Abrão Facts, ou 'fatos sobre Sônia Abrão'.
O mesmo aconteceu em setembro, mas a vítima da vez foi Zé Mayer, o galã preferido do autor de novelas Manoel Carlos.
Apareceu até um perfil no twitter (@SoniaAbraoFacts) citando "fatos" hilários.
Veja aqui algumas das patacoadoas que apareceram no Sonia Abrao Facts:
A repercussão foi enorme, chegando a um dos primeiros lugares nos chamados "Trending Topics", um ranking dos assuntos mais comentados do dia no mundo dentro do sistema de microblogs. Vários famosos acabaram revelando suas opiniões sobre a apresentadora. Acompanhe nessa compilação feita pelo NaTelinha:
Luciano Huck, apresentador
É verdade que a Sonia Abrao passou o reveillon em Angra e depois foi curtir o Haiti?
Marcos Mion, apresentador
Até a morte sente um arrepio quando Sonia Abrão passa por ela!
Marco Luque, humorista
O Jason terminou um romance coma Sonia Abrao...disse que a "energia era pesada"!
Maurício Meirelles, humorista
Um gato preto cruzou o caminho da SOnia Abrão. O azar foi dele.
Bruno Motta, humorista
O programa da Sônia Abrão PARECE ao vivo... mas é aos mortos mesmo.
Astrid Fontenelle, apresentadora
A Sonia abraaaao deve começar a ler jornal pelo obituário!
Ritchie, cantor
Quando criança, o apelido da Sonia Abrão era "Menina Veneno".
Rosana Hermann, multimídia
Morri = soniabrei.
Ben Ludmer, mágico e comediante
Sônia Abrão apresenta um programa para a Família... Addams.
Márcio Ribeiro, ator e humorista
E Disse D Pedro I : "Independecia ou Sonia Abrao"
Marcela Leal, atriz e humorista
A Sonia Abrao não perde um show de dança tipica gaúcha...Ela adora ver o pessoal batendo as botas.
Welder Rodrigues, comediante dos Melhores do Mundo
Acreditem, a Sonia Abrao vai matar todos vocês! Mas antes nossos comerciais =)
Marcius Melhem, ator e humorista
Quando criança, Sônia abrao não pulava carniça. Ficava em volta, brincando de apresentadora por horas.
Bruno Mazzeo, humorista
Se um dia você cruzar com Sonia Abrão e ela perguntar como vai seu intestino, vá imediatamente fazer uma tomografia.
domingo, 17 de janeiro de 2010
Você acredita em Mágica ? O fantástico mistério de Feiurinha chega aos 700 mil espectadores
"O Mistério de Feiurinha" foi visto por mais de meio milhão de espectadores (Sim,É sério)
A música do filme diz tudo "Você acredita em Mágica ?" Xuxa em “O Mistério de Feiurinha” chegou ao número expressivo de 700 mil espectadores em 3 semanas em cartaz, somando o público desde que começou a ser exibido nos cinemas do país em dezembro. Só neste fim de semana, mais de 60 mil pessoas foram aos cinemas para ver o novo filme da Rainha dos baixinhos.
O longa marca a estreia de Sasha,envolvida em polêmicas por sua atuação, no cinema. Com direção de Tizuka Yamazaki, Feiurinha tem no elenco Xuxa e nomes da televisão brasileira como Angélica, Daniele Valente, Luciano Huck, Luciano Szafir,os únicos nomes de peso são Zezé Motta e Antônio Pedro.
O filme é baseado no livro homônimo de Pedro Bandeira e conta a história de uma princesa, Feiurinha, interpretada por Sasha, que cai no esquecimento porque sua história ainda não foi contada nos livros. As outras princesas ficam sensibilizadas com a história de Feiurinha e tentam, a todo custo, fazer com que a princesa não caia no esquecimento.
A música de encerramento do filme é uma versão desse fenômeno é esse clássico do Lovin´Spoonful
A música do filme diz tudo "Você acredita em Mágica ?" Xuxa em “O Mistério de Feiurinha” chegou ao número expressivo de 700 mil espectadores em 3 semanas em cartaz, somando o público desde que começou a ser exibido nos cinemas do país em dezembro. Só neste fim de semana, mais de 60 mil pessoas foram aos cinemas para ver o novo filme da Rainha dos baixinhos.
O longa marca a estreia de Sasha,envolvida em polêmicas por sua atuação, no cinema. Com direção de Tizuka Yamazaki, Feiurinha tem no elenco Xuxa e nomes da televisão brasileira como Angélica, Daniele Valente, Luciano Huck, Luciano Szafir,os únicos nomes de peso são Zezé Motta e Antônio Pedro.
O filme é baseado no livro homônimo de Pedro Bandeira e conta a história de uma princesa, Feiurinha, interpretada por Sasha, que cai no esquecimento porque sua história ainda não foi contada nos livros. As outras princesas ficam sensibilizadas com a história de Feiurinha e tentam, a todo custo, fazer com que a princesa não caia no esquecimento.
A música de encerramento do filme é uma versão desse fenômeno é esse clássico do Lovin´Spoonful
Chuva não irá atrapalhar os Jogos de Vancouver
As chuvas na região norte de Vancouver não atrapalharão a disputa das Olimpíadas de Inverno. É o que afirma o VANOC, que acredita ter a quantidade suficiente de neve armazenada para a realização do eventos olímpicos nas montanhas de Cypress.
De acordo com Tim Gayda, vice-presidente de esportes, a organização tomou precauções desde o ano passado para evitar problemas. “Quando vimos essa tendência de aquecimento, trabalhamos nos lugares em que não haviam neve natural e passamos a acumulá-la”, relatou o dirigente.
Meteorologistas canadenses afirmaram que a temperatura local nos últimos dias ficou 6 graus acima do esperado, mas que a mudança não deve causar grandes problemas aos organizadores. A previsão para a próxima semana é que volte a nevar na região a partir do fim de semana.
Gayda afirma que Cypress Hill é o único local de competição ao ar livre que realmente preocupa os organizadores. Segundo o dirigente, a maior atenção será dada para garantir a segurança de todos os atletas durante a disputa das competições.
Fonte: http://esporte.uol.com.br/esportes-de-inverno/ultimas-noticias/2010/01/13/organizadores-dos-jogos-de-inverno-minimizam-efeitos-da-chuva-em-vancouver.jhtm
De acordo com Tim Gayda, vice-presidente de esportes, a organização tomou precauções desde o ano passado para evitar problemas. “Quando vimos essa tendência de aquecimento, trabalhamos nos lugares em que não haviam neve natural e passamos a acumulá-la”, relatou o dirigente.
Meteorologistas canadenses afirmaram que a temperatura local nos últimos dias ficou 6 graus acima do esperado, mas que a mudança não deve causar grandes problemas aos organizadores. A previsão para a próxima semana é que volte a nevar na região a partir do fim de semana.
Gayda afirma que Cypress Hill é o único local de competição ao ar livre que realmente preocupa os organizadores. Segundo o dirigente, a maior atenção será dada para garantir a segurança de todos os atletas durante a disputa das competições.
Fonte: http://esporte.uol.com.br/esportes-de-inverno/ultimas-noticias/2010/01/13/organizadores-dos-jogos-de-inverno-minimizam-efeitos-da-chuva-em-vancouver.jhtm
Barcelona lança Planos para Sediar a Olímpiada de Inverno de 2022
Sim, amigos, vocês devem ter conhecimento da notícia. Barcelona compete diretamente com Zaragoza,como a principal concorrente.
O modelo proposto pela cidade é aquele que conhecemos nas últimas edições dos Jogos de Inverno: A cidade grande sedia as cerimônias e os eventos de gelo enquanto as estações próximas ou a menos de 100km.Esse é o modelo usado por Turim-2006,Vancouver-2010 e na candidatura de Munique-2018.Por mais que essa candidatura seja uma surpresa,aconteceram rumores desde a década de 70,quando Granada e Jaca queriam se candidatar aos Jogos de 1976 e La Cerdaña para os Jogos de 1980, e que que se falou de uma candidatura de Barcelona aos Jogos de 2014,com Andorra e estações nos Pirineus como sedes.. Todo esse "bafafá" é conversa de bastidores políticos e quando as pesquisas estão do lado contrário a coligação que governa a cidade há 30 anos toca novamente no assunto.
Para não se falar de "fair play" contra Zaragoza e Arágon que já tinham dado um passo antes,nem outra vez falar do assunto recorrente que há sim um excesso de candidaturas espanholas para eventos esportivos.
A Espanha agora é candidata confirmada, aos Jogos de Inverno de 2022 e aos Jogos do Mediterrâneo de 2017 com Tarragona.Agora,não será dificil Madri tente novamente os Jogos Olímpicos de 2020 e que nos meses que venham não surjam novas candidaturas espanholas para outros eventos como as Universíadas de Verão (em 2015,Granada será a sede da Edição de Inverno),os mundiais de esportes coletivos (A Espanha é candidata a Copa de 2018 e 2022 com Portugal e sediará em 2014 o Mundial de Basquete).
Do InsidetheGames
O modelo proposto pela cidade é aquele que conhecemos nas últimas edições dos Jogos de Inverno: A cidade grande sedia as cerimônias e os eventos de gelo enquanto as estações próximas ou a menos de 100km.Esse é o modelo usado por Turim-2006,Vancouver-2010 e na candidatura de Munique-2018.Por mais que essa candidatura seja uma surpresa,aconteceram rumores desde a década de 70,quando Granada e Jaca queriam se candidatar aos Jogos de 1976 e La Cerdaña para os Jogos de 1980, e que que se falou de uma candidatura de Barcelona aos Jogos de 2014,com Andorra e estações nos Pirineus como sedes.. Todo esse "bafafá" é conversa de bastidores políticos e quando as pesquisas estão do lado contrário a coligação que governa a cidade há 30 anos toca novamente no assunto.
Para não se falar de "fair play" contra Zaragoza e Arágon que já tinham dado um passo antes,nem outra vez falar do assunto recorrente que há sim um excesso de candidaturas espanholas para eventos esportivos.
A Espanha agora é candidata confirmada, aos Jogos de Inverno de 2022 e aos Jogos do Mediterrâneo de 2017 com Tarragona.Agora,não será dificil Madri tente novamente os Jogos Olímpicos de 2020 e que nos meses que venham não surjam novas candidaturas espanholas para outros eventos como as Universíadas de Verão (em 2015,Granada será a sede da Edição de Inverno),os mundiais de esportes coletivos (A Espanha é candidata a Copa de 2018 e 2022 com Portugal e sediará em 2014 o Mundial de Basquete).
Do InsidetheGames
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Organizadores de Vancouver 2010 prometem Cerimônias fora do tradicional
VANCOUVER, BC,CA - Ele usou os cavalos nas cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, elefantes para os Jogos Asiáticos de 2006 em Doha,no Catar e pessoas saindo de caixas em Manchester 2002.
Mas,será que David Atkins usará alces para a cerimônia de abertura de Vancouver 2010- você vai ter que pensar para tentar descobrir.
Em um mês, o mundo será oficialmente apresentado aos Jogos Olímpicos de Vancouver em uma multimilionária e inovadora cerimônia de abertura.A inovação vem do fato histórico de que esta cerimônia de abertura será a primeira da história dos Jogos Olímpicos a ser realizada num estádio coberto .
Enquanto Atkins, o produtor executivo das cerimônias,trabalha 20 horas por dia para colocar em tudo em ordem.Os ensaios deram tão certo,que os finais foram cancelados.
"Eles foram ótimos,o trabalho está sendo ótimo, pontual e do jeito que está, eu tenho que dizer,que é provavelmente o mais agradável grupo de voluntários que eu já trabalhei", disse ele em entrevista ao The Canadian Press.
Apesar de mais de 4.000 pessoas estarem envolvidas, nenhum detalhe da cerimônia vazou
"Eu tenho que dizer que estou muito orgulhoso sobre isso", disse ele.
" "Acho que as pessoas que realmente confiam no projeto e não querem estragar a surpresa. Isso é algo o mundo inteiro está esperando, e e eles sabem o que é que vai realmente diminuir a surpresa para todos."
Alguns rumores têm sugerido a pira olímpica irá emergir do teto do BC Place,já que gastaram 8,3 milhões de doláres canadenses para a reforma específica do local,inclusive que o suporte da pira está escondido na estrutura. Outros especulam que Celine Dion será a principal artista que irão participar do evento.
Atkins não comentou sobre estes assuntos,nem confirmou nem desmentiu.
Ele decidiu que o que estaria nas cerimônias, através de consultas com 160 pessoas da comunidade cultural, assim como Primeiras Nações. Atkins, um australiano de Sydney sempre foca nos grupos locais para determinar o que as pessoas querem e não querem nos seus trabalhos
Alguns temas, como história indígena e da dualidade linguística, emergiram nesse processo e na visão das cerimônias elaborada pelo VANOC.
Houve muita tensão sobre o papel do francês no componente cultural dos Jogos.
O francês é a outra língua oficial do Canadá, e era raramente ouvida durante o evento de uma contagem regressiva de ano e na cerimônia de revezamento da tocha em Ottawa, apesar dos milhões gastos pelos organizadores e do governo para assegurar o seu lugar de destaque nas Olimpíadas.
O governo federal, que está contribuindo com 50% dos US $ 40 milhões do orçamento para a abertura e encerramento dos Jogos, não foi realmente envolvido no planejamento da cerimônia, disse Atkins, embora as sensibilidades federais foram consideradas.
"Temos sido bastante ambiciosos sobre o que estamos tentando fazer", disse Atkins.
"Então, nem sempre o público aceita o que está sendo proposto pra ele , no sentido de que não será algo tradicional em matéria de cerimônias de abertura."
Então, o que vai ser?
Não vai ser um espetáculo gigantesco como Beijing 2008, que contava com 20.000 voluntários, milhares de controvérsias sobre os fogos de artifício falsos e playbacks e gastos exorbitantes que nunca mais serão vistos na história dos Jogos.
A cerimônia de abertura também não será uma repetição do clichê da Cerimônia da Passagem de Turim-2006.Que foram constrangedor para milhões de canadenses que viram o mundo assistindo o Canadá retratado como uma nação de pescadores no gelo e divas pop.
"O que temos objetivo de fazer aqui é tentar criar algo que seja mais reflexivo do Canadá e esperamos um pouco mais talvez emocionalmente envolvente", disse ele.
O chefe do VANOC está dizendo que está do jeito que eles querem.
"Em 12 de fevereiro, você será capaz de ligar sua televisão e algo único vai acontecer", disse John Furlong a repórteres em uma coletiva de imprensa para marcar a contagem regressiva de um mês para os Jogos.
As únicas regras do Comitê Olímpico Internacional em uma cerimônia de abertura são aquelas que estão relativas ao protocolo - a entrada dos atletas no estádio, o lançamento das pombas, e a temida declaração de abertura
O elemento cultural é de exclusividade do Comitê Organizador
"Uma de nossas agendas aqui... É a mistura dos dois um pouco para que os elementos culturais da cerimônia sejam misturados com o protocolo e vice-versa, de modo que o protocolo será teatralizado", disse Atkins.
Um segmento inovador da cerimônia será dedicado à Rússia, porque Sochi se prepara para receber a bandeira olímpica e começar a sua contagem regressiva para os Jogos de Inverno de 2014.
Atkins disse que o que mantém acordado, são os milhões de detalhes envolvidos no plano, e também a pressão.
"É ter uma idéia, e dois anos de trabalho sobre ele e ver ele tomar vida, é um processo emocionante", disse ele.
"O que é incrivel,é que você está sempre numa corda bamba porque você está realmente construindo uma noite única"
Autoridades estimam que cerca de 100.000 pessoas irão ir para o centro da cidade em 12 de fevereiro para as cerimônias de abertura, incluindo artistas,transporte, mídia, atletas e espectadores.
O dia da Cerimônia de Abertura será ainda mais complicado por que último dia do revezamento da tocha, que passará a maior parte no centro da cidade antes de ir para seu destino final o BC Place.
Nenhuma estrada será fechada,mas se terá restrições em torno do centro da cidade antes e durante as Olimpíadas, mas não haverá medidas adicionais no primeiro e último dia - 12 de fevereiro e 28 de fevereiro.
Das Agências Internacionais
Mas,será que David Atkins usará alces para a cerimônia de abertura de Vancouver 2010- você vai ter que pensar para tentar descobrir.
Em um mês, o mundo será oficialmente apresentado aos Jogos Olímpicos de Vancouver em uma multimilionária e inovadora cerimônia de abertura.A inovação vem do fato histórico de que esta cerimônia de abertura será a primeira da história dos Jogos Olímpicos a ser realizada num estádio coberto .
Enquanto Atkins, o produtor executivo das cerimônias,trabalha 20 horas por dia para colocar em tudo em ordem.Os ensaios deram tão certo,que os finais foram cancelados.
"Eles foram ótimos,o trabalho está sendo ótimo, pontual e do jeito que está, eu tenho que dizer,que é provavelmente o mais agradável grupo de voluntários que eu já trabalhei", disse ele em entrevista ao The Canadian Press.
Apesar de mais de 4.000 pessoas estarem envolvidas, nenhum detalhe da cerimônia vazou
"Eu tenho que dizer que estou muito orgulhoso sobre isso", disse ele.
" "Acho que as pessoas que realmente confiam no projeto e não querem estragar a surpresa. Isso é algo o mundo inteiro está esperando, e e eles sabem o que é que vai realmente diminuir a surpresa para todos."
Alguns rumores têm sugerido a pira olímpica irá emergir do teto do BC Place,já que gastaram 8,3 milhões de doláres canadenses para a reforma específica do local,inclusive que o suporte da pira está escondido na estrutura. Outros especulam que Celine Dion será a principal artista que irão participar do evento.
Atkins não comentou sobre estes assuntos,nem confirmou nem desmentiu.
Ele decidiu que o que estaria nas cerimônias, através de consultas com 160 pessoas da comunidade cultural, assim como Primeiras Nações. Atkins, um australiano de Sydney sempre foca nos grupos locais para determinar o que as pessoas querem e não querem nos seus trabalhos
Alguns temas, como história indígena e da dualidade linguística, emergiram nesse processo e na visão das cerimônias elaborada pelo VANOC.
Houve muita tensão sobre o papel do francês no componente cultural dos Jogos.
O francês é a outra língua oficial do Canadá, e era raramente ouvida durante o evento de uma contagem regressiva de ano e na cerimônia de revezamento da tocha em Ottawa, apesar dos milhões gastos pelos organizadores e do governo para assegurar o seu lugar de destaque nas Olimpíadas.
O governo federal, que está contribuindo com 50% dos US $ 40 milhões do orçamento para a abertura e encerramento dos Jogos, não foi realmente envolvido no planejamento da cerimônia, disse Atkins, embora as sensibilidades federais foram consideradas.
"Temos sido bastante ambiciosos sobre o que estamos tentando fazer", disse Atkins.
"Então, nem sempre o público aceita o que está sendo proposto pra ele , no sentido de que não será algo tradicional em matéria de cerimônias de abertura."
Então, o que vai ser?
Não vai ser um espetáculo gigantesco como Beijing 2008, que contava com 20.000 voluntários, milhares de controvérsias sobre os fogos de artifício falsos e playbacks e gastos exorbitantes que nunca mais serão vistos na história dos Jogos.
A cerimônia de abertura também não será uma repetição do clichê da Cerimônia da Passagem de Turim-2006.Que foram constrangedor para milhões de canadenses que viram o mundo assistindo o Canadá retratado como uma nação de pescadores no gelo e divas pop.
"O que temos objetivo de fazer aqui é tentar criar algo que seja mais reflexivo do Canadá e esperamos um pouco mais talvez emocionalmente envolvente", disse ele.
O chefe do VANOC está dizendo que está do jeito que eles querem.
"Em 12 de fevereiro, você será capaz de ligar sua televisão e algo único vai acontecer", disse John Furlong a repórteres em uma coletiva de imprensa para marcar a contagem regressiva de um mês para os Jogos.
As únicas regras do Comitê Olímpico Internacional em uma cerimônia de abertura são aquelas que estão relativas ao protocolo - a entrada dos atletas no estádio, o lançamento das pombas, e a temida declaração de abertura
O elemento cultural é de exclusividade do Comitê Organizador
"Uma de nossas agendas aqui... É a mistura dos dois um pouco para que os elementos culturais da cerimônia sejam misturados com o protocolo e vice-versa, de modo que o protocolo será teatralizado", disse Atkins.
Um segmento inovador da cerimônia será dedicado à Rússia, porque Sochi se prepara para receber a bandeira olímpica e começar a sua contagem regressiva para os Jogos de Inverno de 2014.
Atkins disse que o que mantém acordado, são os milhões de detalhes envolvidos no plano, e também a pressão.
"É ter uma idéia, e dois anos de trabalho sobre ele e ver ele tomar vida, é um processo emocionante", disse ele.
"O que é incrivel,é que você está sempre numa corda bamba porque você está realmente construindo uma noite única"
Autoridades estimam que cerca de 100.000 pessoas irão ir para o centro da cidade em 12 de fevereiro para as cerimônias de abertura, incluindo artistas,transporte, mídia, atletas e espectadores.
O dia da Cerimônia de Abertura será ainda mais complicado por que último dia do revezamento da tocha, que passará a maior parte no centro da cidade antes de ir para seu destino final o BC Place.
Nenhuma estrada será fechada,mas se terá restrições em torno do centro da cidade antes e durante as Olimpíadas, mas não haverá medidas adicionais no primeiro e último dia - 12 de fevereiro e 28 de fevereiro.
Das Agências Internacionais
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Está aberta oficialmente a disputa pelos Jogos da Commonwealth de 2018
O tiro de partida foi disparado na corrida para sediar os Jogos da Commonwealth de 2018 contra a capital da Nigéria Abuja, que perdeu para Glasgow o direito de sediar os Jogos em 2014
A Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF) que publicou o manual para as cidades interessadas em concorrer ao processo que irá decidir qual será a cidade que irá sediar os XXI Jogos em 2018
O documento foi enviado a todas as 72 Associações Nacionais dos Jogos da Commonwealth (CGAS), que têm até 31 de março de 2010, para notificar o CGF da sua intenção de compra e deve pagar uma taxa de candidatura de 60.000 libras esterlinas até o final de abril.A taxa não é reembolsada,
Isso inicia um processo formal de troca de informações, com a apresentação final em 11 de maio de 2011, seis meses antes da Assembléia Geral da CGF se reunir em São Cristóvão e Nevis para escolher a sede os Jogos de 2018.
Abuja sai na frente porque os Jogos nunca foram realizados na África,mas pode ser prejudicada
Durban,na África do Sul analiza o projeto, mas pode optar pelos Jogos Olímpicos de 2020.Enquanto Nairobi, capital do Quênia,também analiza uma possibilidade de ser candidata.
Port-of-Spain, em Trinidad e Tobago também está considerando uma candidatura numa tentativa de trazer os Jogos de volta para o Caribe, pela primeira vez desde Kingston,na Jamaica foi sede em 1966.
Mas,as principais rivais de Abuja veem da Oceania que são as fortíssimas Auckland,na Nova Zelândia e Gold Coast,na Austrália.
Estas precisam de confirmação de outros projetos.
A candidatura de Gold Coast vai depender do sucesso da candidatura australiana para a Copa do Mundo de 2018 ou de 2022
Auckland, que sediou os Jogos em 1990, deve tomar uma decisão final sobre sua candidatura em fevereiro.
Barry Maister, o secretário-geral do Comitê Olímpico da Nova Zelândia, acha que não haverá outros candidatos da Commonwealth Afirmando "É improvável nesta fase que ninguém iria fugir da raia".
A Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF) que publicou o manual para as cidades interessadas em concorrer ao processo que irá decidir qual será a cidade que irá sediar os XXI Jogos em 2018
O documento foi enviado a todas as 72 Associações Nacionais dos Jogos da Commonwealth (CGAS), que têm até 31 de março de 2010, para notificar o CGF da sua intenção de compra e deve pagar uma taxa de candidatura de 60.000 libras esterlinas até o final de abril.A taxa não é reembolsada,
Isso inicia um processo formal de troca de informações, com a apresentação final em 11 de maio de 2011, seis meses antes da Assembléia Geral da CGF se reunir em São Cristóvão e Nevis para escolher a sede os Jogos de 2018.
Abuja sai na frente porque os Jogos nunca foram realizados na África,mas pode ser prejudicada
Durban,na África do Sul analiza o projeto, mas pode optar pelos Jogos Olímpicos de 2020.Enquanto Nairobi, capital do Quênia,também analiza uma possibilidade de ser candidata.
Port-of-Spain, em Trinidad e Tobago também está considerando uma candidatura numa tentativa de trazer os Jogos de volta para o Caribe, pela primeira vez desde Kingston,na Jamaica foi sede em 1966.
Mas,as principais rivais de Abuja veem da Oceania que são as fortíssimas Auckland,na Nova Zelândia e Gold Coast,na Austrália.
Estas precisam de confirmação de outros projetos.
A candidatura de Gold Coast vai depender do sucesso da candidatura australiana para a Copa do Mundo de 2018 ou de 2022
Auckland, que sediou os Jogos em 1990, deve tomar uma decisão final sobre sua candidatura em fevereiro.
Barry Maister, o secretário-geral do Comitê Olímpico da Nova Zelândia, acha que não haverá outros candidatos da Commonwealth Afirmando "É improvável nesta fase que ninguém iria fugir da raia".
Samaranch e Rogge confiam no Rio 2016
1o de Janeiro - O presidente anterior do COI, o espanhol Juan Antonio Samaranch e o atual presidente da instituição acreditam que o Rio de Janeiro fará história na sua edição dos Jogos Olímpicos.
Samaranch foi membro-chave da candidatura derrotada de Madrid para sediar os Jogos de 2016, mas tem ainda apoiado a escolha da cidade brasileira para a ser a primeira sede dos Jogos Olímpicos na América do Sul.
Falando ao portal Terra, Samaranch disse: "Eu não tenho dúvida,o Rio de Janeiro vai será a melhor edição da história dos Jogos Olímpicos".
"Em 2016, teremos a primeira Olimpíada realizada na América do Sul e isso deve nos encorajar."
" "A escolha do Rio foi uma opção estratégica para o Comitê Olímpico Internacional e deve ser uma oportunidade única para este grande país que é o Brasil."
Samaranch, elogiou a participação do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e Carlos Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, para o sucesso da candidatura do Rio, o que se resumiu na votação esmagadora durante a sessão que escolheu a sede dos Jogos,em Outubro em Copenhague,na Dinamarca aonde o Rio de Janeiro cravou 66 votos enquanto Madrid teve 33,a maior diferença registrada desde que o processo foi implementado.
Ele disse: "A verdadeira pessoa responsável pelo sucesso do Rio é o presidente Lula, que levou o Brasil com grande carisma e sucesso, e do presidente [sic] do COB e membro do COI, Carlos Arthur Nuzman, a verdadeira força motriz por trás da candidatura.
"O sucesso do Rio 2016 é devido ao talento e do trabalho destes dois grandes líderes".
Em entrevista ao Jornal Espanhol El Pais,Jacques Rogge confirmou que ele não tinha dúvidas de que o Rio estaria pronto a tempo para os Jogos, apesar dos desafios que a cidade enfrenta, inclusive o ter que construir muitas das sedes a partir do zero.
Na mesma entrevista ele também explicou sobre suas teorias sobre as cidades que sediam os Jogos "Existem dois tipos de jogos, aqueles em que tudo está em vigor há vários anos e aqueles em que tudo é feito.E ainda colocou a situação pré-jogos das sedes anteriores
"Em Sydney havia a necessidade de construiur muito mais -, mas os australianos foram excelentes.
"Em Beijing,se encontrava a mesma situação."
"Em Atenas, tivemos muitas dificuldades, mas, no finalzinho o projeto acelerou e os Jogos foram excelentes."
"Em Salt Lake City, Turim e Vancouver não houve necessidade de nada,pois tudo estava pronto antes dos Jogos.
"Então, o COI não é contra um projeto virtual, mesmo que isso envolve um risco pouco maior."
Rogge acredita que o fato de o Brasil é devido à fase da Copa do Mundo de 2014 irá ajudar a garantir que tudo está no lugar para as Olimpíadas.
Ele disse: "Não temos dúvida em acreditar que a Copa do Mundo de 2014 será de extrema ajuda para o projeto.
"Confiamos nos brasileiros, porque eles estão se desenvolvendo em um ritmo alucinante, as estimativas do Banco Mundial colocam que até 2025 que o Brasil será a quinta maior economia do mundo.
"Alguns momentos serão de preocupação, como em Atenas, mas tudo dará certo".
Rogge também acredita que o pelo fato do Rio ser sede dos Jogos vão mudar uma cidade que é claramente afetada pela violência e pela pobreza. "Eu disse ao prefeito Eduardo Paes e Lula que o sucesso dos Jogos é o sucesso, não só esportivo, mas também o patrimônio social."Nós também, dissemos muito claramente que eles devem trabalhar para dar melhorias a todas as questões sociais.E ainda completou com um sincero "Eles prometeram e vão cumprir."
Samaranch foi membro-chave da candidatura derrotada de Madrid para sediar os Jogos de 2016, mas tem ainda apoiado a escolha da cidade brasileira para a ser a primeira sede dos Jogos Olímpicos na América do Sul.
Falando ao portal Terra, Samaranch disse: "Eu não tenho dúvida,o Rio de Janeiro vai será a melhor edição da história dos Jogos Olímpicos".
"Em 2016, teremos a primeira Olimpíada realizada na América do Sul e isso deve nos encorajar."
" "A escolha do Rio foi uma opção estratégica para o Comitê Olímpico Internacional e deve ser uma oportunidade única para este grande país que é o Brasil."
Samaranch, elogiou a participação do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e Carlos Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, para o sucesso da candidatura do Rio, o que se resumiu na votação esmagadora durante a sessão que escolheu a sede dos Jogos,em Outubro em Copenhague,na Dinamarca aonde o Rio de Janeiro cravou 66 votos enquanto Madrid teve 33,a maior diferença registrada desde que o processo foi implementado.
Ele disse: "A verdadeira pessoa responsável pelo sucesso do Rio é o presidente Lula, que levou o Brasil com grande carisma e sucesso, e do presidente [sic] do COB e membro do COI, Carlos Arthur Nuzman, a verdadeira força motriz por trás da candidatura.
"O sucesso do Rio 2016 é devido ao talento e do trabalho destes dois grandes líderes".
Em entrevista ao Jornal Espanhol El Pais,Jacques Rogge confirmou que ele não tinha dúvidas de que o Rio estaria pronto a tempo para os Jogos, apesar dos desafios que a cidade enfrenta, inclusive o ter que construir muitas das sedes a partir do zero.
Na mesma entrevista ele também explicou sobre suas teorias sobre as cidades que sediam os Jogos "Existem dois tipos de jogos, aqueles em que tudo está em vigor há vários anos e aqueles em que tudo é feito.E ainda colocou a situação pré-jogos das sedes anteriores
"Em Sydney havia a necessidade de construiur muito mais -, mas os australianos foram excelentes.
"Em Beijing,se encontrava a mesma situação."
"Em Atenas, tivemos muitas dificuldades, mas, no finalzinho o projeto acelerou e os Jogos foram excelentes."
"Em Salt Lake City, Turim e Vancouver não houve necessidade de nada,pois tudo estava pronto antes dos Jogos.
"Então, o COI não é contra um projeto virtual, mesmo que isso envolve um risco pouco maior."
Rogge acredita que o fato de o Brasil é devido à fase da Copa do Mundo de 2014 irá ajudar a garantir que tudo está no lugar para as Olimpíadas.
Ele disse: "Não temos dúvida em acreditar que a Copa do Mundo de 2014 será de extrema ajuda para o projeto.
"Confiamos nos brasileiros, porque eles estão se desenvolvendo em um ritmo alucinante, as estimativas do Banco Mundial colocam que até 2025 que o Brasil será a quinta maior economia do mundo.
"Alguns momentos serão de preocupação, como em Atenas, mas tudo dará certo".
Rogge também acredita que o pelo fato do Rio ser sede dos Jogos vão mudar uma cidade que é claramente afetada pela violência e pela pobreza. "Eu disse ao prefeito Eduardo Paes e Lula que o sucesso dos Jogos é o sucesso, não só esportivo, mas também o patrimônio social."Nós também, dissemos muito claramente que eles devem trabalhar para dar melhorias a todas as questões sociais.E ainda completou com um sincero "Eles prometeram e vão cumprir."
Lituânia acaba com a era nuclear, mas inicia outra era: A da dependência energética
da Folha Online
Vilnus - A Lituânia encerrou nesta quinta-feira as atividades de uma usina elétrica nuclear da era soviética, como parte de um acordo com a União Europeia, inaugurando um novo período para o país: o de dependência de energia para o pequeno país do Báltico.
O encerramento foi recebido com angústia na Lituânia, atingida pela crise econômica e obrigada, agora a importar energia. O fechamento da usina de Ignalina, a única central nuclear do país, terá como efeito imediato a alta nos preços da eletricidade na Lituânia, que pode chegar a um terço de acréscimo para os consumidores, e o aumento da dependência energética.
O desligamento foi encomendado pela UE,aonde pelas regulamentações usinas do mesmo tipo que de Chernobyl --aquela que provocou uma catástrofe na Ucrânia nos anos 80-- são consideradas inseguras devido a falhas irreparáveis de projeto.
A usina deixou de produzir eletricidade uma hora antes da meia-noite local, de acordo com o cronograma.
"Às 23h00 local, tudo parou por aqui, como estava previsto", declarou o diretor da usina, Viktor Sevaldin, por telefone. O reator RBMK tinha uma capacidade de 1.320 megawatts, um dos maiores reatores nucleares no mundo.
O primeiro reator da usina havia sido desligado em 2004, ano em que a Lituânia aderiu à UE.
A Lituânia era um dos países mais dependentes da energia nuclear, junto com a França. No ano passado, o governo tentou convencer a UE a manter a usina aberta por mais dois ou três anos, mas Bruxelas recusou.
A usina fornecia mais de 70% da eletricidade da Lituânia, que vai cobrir o deficit no fornecimento comprando energia dos vizinhos:Estônia, Belarus, Rússia e da Ucrânia.
Em 2013, a Lituânia pretende construir uma nova usina a gás natural, mas isso não deve ser suficiente para satisfazer as suas necessidades de energia.
Analistas dizem que o fechamento da usina poderia reduzir o crescimento do produto interno bruto em 1 ou 1,5 ponto percentual e adicionar um ponto percentual à inflação.
"Estamos mantendo a nossa palavra aos nossos parceiros europeus", disse o ministro da Energia Arvydas Sekmokas durante uma visita à fábrica nesta quinta-feira.
Em abril de 1986, uma versão anterior e menor do reator RBMK explodiu em Chernobyl, na Ucrânia, lançando uma nuvem sobre uma vasta região do leste Europeu, no que é considerado até hoje o pior do acidente nuclear civil da história.
Mas os lituanos sentiam orgulho da usina, que, segundo eles era confiável depois que centenas de milhões de euros foram investidos em segurança e atualizações.
Vilnus - A Lituânia encerrou nesta quinta-feira as atividades de uma usina elétrica nuclear da era soviética, como parte de um acordo com a União Europeia, inaugurando um novo período para o país: o de dependência de energia para o pequeno país do Báltico.
O encerramento foi recebido com angústia na Lituânia, atingida pela crise econômica e obrigada, agora a importar energia. O fechamento da usina de Ignalina, a única central nuclear do país, terá como efeito imediato a alta nos preços da eletricidade na Lituânia, que pode chegar a um terço de acréscimo para os consumidores, e o aumento da dependência energética.
O desligamento foi encomendado pela UE,aonde pelas regulamentações usinas do mesmo tipo que de Chernobyl --aquela que provocou uma catástrofe na Ucrânia nos anos 80-- são consideradas inseguras devido a falhas irreparáveis de projeto.
A usina deixou de produzir eletricidade uma hora antes da meia-noite local, de acordo com o cronograma.
"Às 23h00 local, tudo parou por aqui, como estava previsto", declarou o diretor da usina, Viktor Sevaldin, por telefone. O reator RBMK tinha uma capacidade de 1.320 megawatts, um dos maiores reatores nucleares no mundo.
O primeiro reator da usina havia sido desligado em 2004, ano em que a Lituânia aderiu à UE.
A Lituânia era um dos países mais dependentes da energia nuclear, junto com a França. No ano passado, o governo tentou convencer a UE a manter a usina aberta por mais dois ou três anos, mas Bruxelas recusou.
A usina fornecia mais de 70% da eletricidade da Lituânia, que vai cobrir o deficit no fornecimento comprando energia dos vizinhos:Estônia, Belarus, Rússia e da Ucrânia.
Em 2013, a Lituânia pretende construir uma nova usina a gás natural, mas isso não deve ser suficiente para satisfazer as suas necessidades de energia.
Analistas dizem que o fechamento da usina poderia reduzir o crescimento do produto interno bruto em 1 ou 1,5 ponto percentual e adicionar um ponto percentual à inflação.
"Estamos mantendo a nossa palavra aos nossos parceiros europeus", disse o ministro da Energia Arvydas Sekmokas durante uma visita à fábrica nesta quinta-feira.
Em abril de 1986, uma versão anterior e menor do reator RBMK explodiu em Chernobyl, na Ucrânia, lançando uma nuvem sobre uma vasta região do leste Europeu, no que é considerado até hoje o pior do acidente nuclear civil da história.
Mas os lituanos sentiam orgulho da usina, que, segundo eles era confiável depois que centenas de milhões de euros foram investidos em segurança e atualizações.
Assinar:
Postagens (Atom)