terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sochi 2014 revela sua marca inovadora

Moscou. O logotipo das Olímpiadas de Inverno de 2014 foi lançado hoje e será o primeiro a ter um domínio de internet porque os organizadores querem atingir uma nova geração.

A nova marca foi lançada numa conferência de imprensa a portas fechadas aonde estavam Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional, Dmitry Chernyshenko, presidente e executivo-chefe de Sochi 2014, Dmitry Kozak, vice-primeiro ministro da Rússia, Alexander Zhukov, vice-primeiro ministro da Rússia e Jean -Claude Killy, presidente da comissão de coordenação do COI para Sochi 2014.Todas as celebrações foram canceladas devido ao acidente com o trêm que ia de São Petersburgo para Moscou aonde 25 pessoas morreram.

Chernyshenko disse: "Nós acreditamos que este é um dia histórico para Rússia e para o esporte de inverno. Sochi 2014 tem sido sempre sobre ser uma porta para o futuro e nossa nova marca demonstra que o compromisso mais forte do que nunca.

"Para provar o nosso compromisso com a inovação, Sochi 2014 terá claramente um emblema de uma geração digital.Hoje, estamos dando boas vindas ao amanhã e oferecendo um convite, um ícone e uma inspiração para as pessoas de todo o mundo para celebrar a emoção dos primeiros Jogos de Inverno na Rússia. "

A marca de Sochi 2014 foi desenvolvido pela consultoria de marcas Interbrand,contratada pelo comitê organizador de Sochi 2014. O Conselho da Marca incluíu várias figuras proeminentes das artes, marketing e do branding esportivo, formando uma pool de especialistas russos e estrangeiros.

O processo de desenvolvimento de marca de Sochi 2014 através da sugestão de idéias de dentro e fora da Rússia servindo de base para o desenvolvimento dessa marca nova.

Depois da polêmica da marca olímpica de Londres 2012 que provocou milhares decontrovérsias quando foi revelada pela agência de design Wolff Olins, em 2007. Os londrinos chamaram aquele logotipo de " horrível "," infantil "e" feio ".

O logotipo para os Jogos de Inverno foi projetado para fornecer uma clara ênfase na obtenção de novos públicos através de plataformas digitais.

Ele apresenta o endereço da web "sochi2014.ru", com o "Sochi" colocada em cima do 2014 ", com a tipografia espelhando a outra, refletindo que Sochi é o ponto de encontro entre o Mar Negro e as Montanhas do Caúcasso . Os anéis olímpicos estão em suas cores originais ao lado do endereço da web.

Comentando sobre o logo Sochi 2014, Fred Burt, diretor da agência de design Siegel + Gale Londres, disse: "Eu não sou fã da identidade de Londres 2012 e isso é um alívio,já que Sochi restaurou a sanidade da marca dos Jogos Olímpicos"

"Como um logotipo que deve funcionar bem em tamanhos pequenos e junto ao logos junto de outros parceiros - a chave de um ponto de vista comercial. É uma sensação fresca e atualizada, prometendo uma nova Rússia que talvez o resto do mundo não conhece [que é benefíciada tal como a China -pós Beijing].

"Eu vou estar interessado em ver como o URL ficará - o sistema foi concebido para deixar o 'ru' solto em certas circunstâncias. Mas eu aplaudo Sochi compromisso de levar ao seu público a uma URL, algo que lhes permitam para controlar a experiência muito mais diretamente.

"Espelhando a digitação do" h / y "s / z 'e '0 / o' me sinto meio perdido, no entanto, é o que anula a simetria do logotipo. Mas, como sempre, é o logotipo que não irá fazer esta marca e sim a experiência ".

Rogge, presidente do COI, disse: "O emblema de Sochi 2014 vai se tornar uma das marcas mais visíveis e reconhecidas por pessoas de todas as idades ao redor do mundo durante os próximos anos, especialmente no que Sochi 2014 tem feito um esforço consciente para vincular sua marca para a geração digital.

"Graças ao crescimento dos meios de comunicação social, a marca de Sochi, sem dúvida, foi espalhada como nunca antes através destes canais online para conquistar os jovens do mundo de forma rápida e num formato que eles gostam."

O emblema foi concebido para incentivar ativamente o diálogo entre os russos, as nações e os praticantes e fãs de esportes de Inverno - em particular da juventude - através das várias plataformas online

Sochi 2014 disse que a centralidade de marca está em torno da idéia de que os Jogos de Inverno de 2014 serão uma celebração de seus êxitos esportivos, ao mesmo tempo proporcionar uma dinâmica de mudança positiva.

O slogam final dos Jogos chama-se "Gateway to the Future" traduzindo como "A porta para o futuro", que será utilizado para promover Sochi 2014 como um catalisador para a prática desportiva de longa duração, social e o legado econômico e ambiental.



A nova marca Paraolímpica de Sochi será lançada ainda este mês.

Das Agências Internacionais

Um comentário:

ASSOCIAÇÃO DA LIGA DA SERRINHA disse...

ola sou acompanhante assiduuo do seu blog...gostaria que visitasse o nosso tambem e comentasse...abraços...