sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Austrália sediará os Jogos da Commonwealth pela 5a Vez

Em um dia de decisões no mundo dos grandes eventos,duas vitórias que era consideradas certas,foram consolidadas.Londres vai sediar o Mundial de Atletismo de 2017,ganhando de Doha, no Qatar e a poucos momentos a cidade australiana de Gold Coast foi anunciada como sede dos Jogos da Commonwealth de 2018,em cima da cingalesa Hambantota. Os Jogos da Commonwealth estão voltando para a Austrália pela quinta vez (é isso mesmo). A tradicional e consolidada potência do evento,conseguiu pela primeira vez ganhar um processo de candidatura.Já que nas outras vezes,as candidatas australianas foram homologadas como sedes do evento por serem candidatas únicas.

Gold Coast 2018 o que esperamos ?

A cidade foi escolhida após uma intensa batalha pelos 70 votos dos membros Commonwealth Games Federation em um sistema de votação eletrônica em que cada um tinha um voto.Os delegados de Austrália e Sri Lanka estavam bloqueados

Eles ganharam generosamente por 43 votos a 27.


A Austrália como sabemos é reconhecida como organizadora de eventos de grande porte e dessa vez soube jogar sua experiência em um projeto aonde a maioria das instalações estavam prontas e estava consolidada.Pesava para Gold Coast o fato da cidade ser um pólo mundial do turismo e as datas do Jogos que serão em abril de 2018.Soou para a maioria dos delegados o fato da candidatura oferecer poucos riscos.Afinal,ao contrário de Hambantota,Gold Coast,não precisaria construir nada do zero e ainda ofereceu ajuda financeira no transporte das delegações.Análistas colocaram que a apresentação das duas candidaturas seria crucial para decidir qual das duas cidades seria a escolhida.

Os Membros CGF assistiram apresentações finais de ambas candidaturas,agora a pouco , mas se especulava que Gold Coast era a franca favorita. Gold Coast iria ser homologada.Mas,no último momento Hambantota anunciou e registrou que seria candidata;

Gold Coast afirmou que 70% dos locais já estão construídos e que estão "prontos para brilhar". Hambantota, inicialmente descrito como uma "aldeia de pescadores", que foi devastada pelo tsunami de 2004, aonde milhares de pessoas morreram no local, apresentou amplamente uma proposta agressiva para o desenvolvimento futuro da região.

Durante a apresentação, Gold Coast enfatizou que sua oferta era uma opção de baixo risco e eles estavam prontos para contribuir com a CGF a. Em contraste, Hambantota descrito que os Jogos ajudariam a reconstrução da sua região depois de uma guerra longa e tsunami - e ressaltou que o projeto seria "no tempo e no orçamento."


Os Jogos de 2018 serão em abril,já que a Federação dos Jogos da Commonwealth permite que a cidade sede,monte seu calendário.

Nenhum comentário: