quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Brasília na ansiedade para terça-feira

Na próxima terça-feira, dia 29/11, o Comitê Executivo da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU) irá eleger, em Bruxelas (Bélgica), a sede da Universiade de Verão em 2017. E a cidade de Brasília (DF), capital federal do Brasil, está no páreo para tornar-se, também, a capital do esporte universitário mundial.

Brasília concorre com Taipei para receber o segundo maior evento poliesportivo do mundo que reuniu, em agosto deste ano (de 12 a 23/08), mais de 10mil participantes, de 151 países e regiões, para as disputas da Universiade 2011, em Shenzhen (China). Foram mais de sete mil jovens atletas universitários (com idade entre 18 a 28 anos) disputando 949 medalhas em 24 modalidades esportivas.

“A Universiade é a principal competição internacional da categoria universitária e o segundo maior evento multiesportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Várias potenciais esportivas utilizam a Universiade como preparação e palco para os jovens talentos olímpicos”, destaca Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Para o Comitê de Candidatura de Brasília 2017, o Brasil, palco da Copa do Mundo FIFA de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, irá iniciar um novo ciclo com a realização da Universiade em 2017.

“Não vamos apenas fechar um ciclo de realização de grandes eventos esportivos no país. Vamos iniciar um novo momento. Queremos promover uma verdadeira mudança cultural no Brasil e mostrar a importância da união entre esporte e educação, consolidando o esporte universitário no país”, completa Luciano Cabral.

De acordo com o projeto de candidatura, a Universiade 2017 em Brasília será realizada entre os dias 12 e 23 de julho de 2017. O Estádio Nacional está previsto como palco das cerimônias de Abertura e Encerramento.

Além das catorze modalidades obrigatórias no programa da FISU (Atletismo, Basquete, Esgrima, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Polo Aquático, Saltos Ornamentais, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa e Vôlei), o Brasil vai incluir mais cinco esportes opcionais: Futebol de Areia, Futsal, Triatlo,Vela e Vôlei de Praia.


Outra novidade da Universiade 2017 em Brasília será a introdução, pela primeira vez, de disputas para-desportivas. Os para-atletas universitários irão competir em duas modalidades: atletismo e natação.

A primeira e única edição da Universiade no Brasil e na América do Sul foi realizada em Porto Alegre, em 1963,foi em um contexto político e econômico totalmente distinto do atual. “Já se passaram quase cinquenta anos desde a Universiade em Porto Alegre. O Brasil e a América do Sul precisam voltar a vivenciar a Universiade. Será um estímulo para nossa juventude. Na década de 1960 as regiões sul e sudeste do país experimentaram um fortalecimento do esporte universitário. Agora queremos utilizar a Universiade para consolidar, de modo efetivo, o esporte universitário em todo país”, completa Luciano.

O Brasil ainda iria sediar a Universíade de 1989 em São Paulo,mas a instabilidade político-financeira, daquele momento no Brasil,obrigou a cidade a renunciar ao evento,causando mal-estar internacional e assim obrigando a FISU mudar todo o processo de escolha do evento.O evento foi transferido e em menor escala e de última hora para Duisburgo,na então Alemanha Ocidental.

A próxima Universíade será em Kazan,no Tartastão,na Federão Russa entre 6 a 17 de Julho de 2013.A sede da edição de 2015 é Gwangju,na Coreia do Sul entre 1 a 12 de julho do mesmo ano.

Almaty,no Cazaquistão será ratificada como sede da Universíade de Inverno do mesmo ano,já que Trentino,na Itália que era outra candidata desistiu da candidatura,devido a crise financeira no país.

Com informações da assessoria de Imprensa da CBDU e da FISU

Nenhum comentário: