terça-feira, 29 de novembro de 2011

Em menos de uma hora,saberemos se Brasília vai sediar a Universíade de 2017

Secretaria de Comunicação

Dentro de no máximo uma hora será divulgada a decisão dos delegados da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu), que já encerraram a votação da escolha da sede da Universíade de 2017.

O Brasil, com a candidatura de Brasília, tenta quebrar a tradição da realização do terceiro maior evento esportivo do mundo na Ásia, trazendo os jogos para América do Sul depois de meio século. A única vez que a Universíade aconteceu aqui foi em 1963, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Antes de 2017, os jogos serão realizados em Cazã, na Rússia, em 2013, e em Gwangju, na Coréia do Sul, em 2015.

A luta de Brasília e do Brasil é grande, já que é raro uma cidade, em sua primeira candidatura, conquistar a realização da Universíade. Taipei, em Taiwan, por exemplo, se prepara e pleiteia a realização do evento pela quinta vez.

A expectativa em Bruxelas é grande já que tanto Taiwan quanto Brasil fizeram boas apresentações aos delegados da Fisu. “É importante encarar esse desafio credenciando Brasília e mostrando o potencial da capital federal para o mundo”, disse o governador Agnelo Queiroz, de Bruxelas.

O vice-presidente da Fisu, Luciano Cabral, acredita que a disputa continua acirrada. “A possibilidade de vitória é grande para as duas candidaturas. Taipei apresentou uma candidatura tecnicamente muito forte e sustentada na parte financeira. Mas o Brasil conta com a expectativa do legado e de um momento especial que vem vivendo, com um calendário esportivo que receberá a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, destacou Cabral.

“Como morador de Brasília, quando não estou no exterior, me senti muito orgulhoso de ver uma bela apresentação, de como a capital federal se dispõe para um grande desafio. A apresentação foi muito profissional, muito séria e há enorme chance. Está na hora de ter a Universíade na America Latina”, disse o embaixador do Brasil na Bélgica, André Amado.

Nenhum comentário: