sábado, 8 de outubro de 2011

Kocaeli se retira e Brasília só terá Taipei como concorrente para a Uníversiada de 2017

As duas cidades candidatas para a Universiade de Verão de 2017 e as duas candidatas para os Jogos de Inverno do mesmo ano apresentaram no último dia 30 de setembro os seus bidbooks, os livros que contem detalhes dos projetos de cada cidade para a realização do evento. A entrega ocorreu na sede da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU) em Bruxelas, Bélgica. São duas candidatas concorrendo para a Universiade de Inverno: Almaty (Cazaquistão) e Trentino (Itália). Para os Jogos de Verão, também há duas candidatas: Brasília (Brasil) e Taipei (Taiwan). Kocaeli (Turquia), a outra candidata desistiu,mas no entanto não há motivo aparente para a desistência,mas entre os rumores estão a preferência da candidatura de Istambul para os Jogos Olímpicos de 2020.

A função do bid book é detalhar cada projeto que foi apresentado a FISU. É com base nele a visita a cada cidade que a Comissão de Avaliação da entidade vai escolher as sedes.O processo é semelhante ao que é seguido no COI,mas há uma diferença cada critério de avaliação recebe uma pontuação e o projeto que somar mais pontos vence. Serão avaliados também o apoio governamental e popular a candidatura, o conceito geral e o legado que o evento deixará na cidade escolhida.

Candidatas para a Universíada de Inverno

Almaty (Cazaquistão): capital do Cazaquistão até 1994,quando se chamava Alma-Ata aposta na infraestrutura existente,usada nos Jogos Asiáticos de Inverno deste ano.E aproveitando que o evento foi um sucesso e estão aproveitando isto para mostrar a FISU que tem capacidade para organizar o evento. "Depois do sucesso dos 7º Jogos Asiáticos de Inverno, estamos prontos para promover o EsporteUniversitário. Se Almaty ganhar a Universíada de Inverno seria a primeira vez que o evento iria para a Ásia Central" disse Serik Seidumanov, vice-prefeito de Almaty.



Trentino (Itália): A Itália, além de berço do esporte universitário,é o país que mais sediou as Universiades (foram 5 de inverno em 66,75,85,03 e 07 e 4 de verão 59,70,75 e 97 ), aposta agora em Trentino, na fronteira com a Áustria, para levar mais uma vez o evento para a "bota" da Europa. Ao contrário de Almaty que precisa construir algumas infraestruturas conta com uma infraestrutura pronta,ao contrário da edição de verão,na Universíada de Inverno não existe o revezamento continental.Mas,pesa para a Itália,o fato de ter sediado duas edições do evento em anos recentes (Tarvisio em 2003 e Turim em 2007) Detalhe : Turim era candidata única para o evento.


Candidatas aos Jogos de Verão

Brasília (Brasil): a capital brasileira tenta trazer o evento de volta ao Brasil após 54 anos. O país foi sede em 1963, na cidade de Porto Alegre,sendo a única vez que o evento foi realizado no hemisfério sul. Brasília quer fazer seu evento durante o mês de julho,aproveitando o momento de férias. O plano de Brasília conta com o apoio explícito dos governantes e da infraestrutura que está sendo erguida para a Copa do Mundo da FIFA de 2014.O plano também inclui a reforma de instalações já existentes como o Centro Olímpico da Universidade de Brasília e do Complexo Ayrton Senna e além de instalações existentes em clubes e escolas particulares. Propõe difundir os esportes universitários na América Latina (Além de Porto Alegre,a única cidade na América Latina a sediar o evento foi a Cidade do México em 1979), além de abrir um novo hub de esportes no Brasil.A cidade também apresenta um uso de instações temporárias e a realização de eventos no Lago Paranoá.

Taipei (Taipei Chinês): É candidata novamente,após perder os Jogos de 2015,para Gwangju na República da Coreia).Há dois problemas para uma eventual vitória de Taipei.(O primeiro é o eterno imbróglio com a China e depois há fator do rodízio continental ,já que nos últimos 10 anos,4 edições foram na Ásia contra 2 na Europa) e este são os principais empecilhos para a cidade (além de apoio declarado de vários membros da instituição para Brasília). Para tentar reverter isso, Taipei oferece uma estrutura de primeira e a experiência de sediar a última edição das Surdolímpiadas em 2009.

Próxima fase
Agora neste mês, a Comissão de Avaliação da FISU visitará cada cidade. A eleição será em 29 de Novembro,na Nova sede da FISU em Lausanne,na Suíça.

Nenhum comentário: