quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Primeira Cerimônia de Abertura Indoor da História

Depois de sete anos do anúncio de Vancouver como sede da Olimpíada de Inverno-2010, a cidade terá sua cerimônia de abertura - a primeira na história das Olimpíadas em um estádio fechado - nesta sexta-feira (12), para esperadas 55 mil pessoas no BC Place Stadium e para três bilhões de telespectadores, na previsão do COI (Comitê Olímpico Internacional). O início está marcado para as 18h (horário local) - meia-noite no Brasil.A Cerimônia será transmitida ao vivo pela Rede Record (TV Aberta),Sportv (TV Fechada) e o Portal Terra (Internet)

O tema escolhido para a cerimônia de abertura, orçada em cerca de R$ 70 milhões - é “Para Inspirar o Mundo”. No espetáculo, com certeza haverá referências à cultura dos índios canadenses - de 30 grupos conhecidos como as “Primeiras Nações”.

O BC Place de Vancouver foi o primeiro estádio fechado construído no Canadá. Inaugurado em 1983,sediou a Abertura da Expo´88,além de uma missa com o Papa e um encontro com o Dalai Lama.O Time de futebol americano BC Lions manda seus jogos no estádio.As cerimônias serão o último evento no Estádio por dois anos,porque passará por uma grande reforma para trocar o teto que passará a ser reclinável

Por ser um fator inédito na história dos Jogos há uma curiosidade sobre o acendimento da Pira e se o teto vai ser aproveitado nas performances artística.

John Furlong,o presidente do Vanoc (Comitê Organizador da Olimpíada de Vancouver), pouco fala sobre a cerimônia, além da frase pronta quanto à "maior oportunidade para se falar ao mundo sobre o Canadá contemporâneo”.

É interessante lembrar que o espetáculo no estádio de Sydney foram feitas refêrencias claras a cultura aborígene - como deverá agora ser feita sobre os índios - primeiros habitantes do Canadá.Em Sydney foi usado pela primeira vez o efeito "voador", aonde o público ficou de queixo caido acompanhando bailarinos fazendo acrobacias no alto do estádio.

Foi também em Sydney que mais um dos sentidos do público, além da visão, audição e tato (das participações nos espetáculos sacudindo papelões e luzes) foi "aguçado" - o olfato. No Estádio Olímpico de Sydney, folhas de eucalipto foram queimadas, em uma espécie de rito de purificação antes da Olimpíada.

Nenhum comentário: