quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A Estrada da Vitória de Vancouver: O Caminho de 7 anos

Enquanto a jornada da tocha Olímpica acaba amanhã depois de 100 dias,o caminho Olímpico de Vancouver já dura 40 anos.

O interesse de Vancouver para sediar os Jogos Olímpicos,remete a década de 60 do século passado,quando foi apresentada a candidatura Vancouver-Garibaldi foi apresentada para o COI.A candidatura perdeu para Denver,nos Estados Unidos e ainda Vancouver ficou atrás de Sion,na Suíça e Tampere,na Finlândia aonde ficou num vergonhoso último lugar.Mas,como o mundo gira, nenhuma destas cidades sediou os Jogos,Denver em 1970 renunciou os direitos de sediar as Olímpiadas de Inverno e os Jogos foram transferidos para Innsbruck,na Áustria.

Poucos anos mais tarde Calgary chamou a atenção do Comitê Olímpico Canadense (COC) e se tornou a escolha do Canadá e eventualmente a escolha do COI para as Olímpiadas de Inverno de 1988.

Chegamos a década de 90, depois de Vancouver ter sediado com sucesso a Expo´86 e os Jogos de Calgary ficaram no passado - os Jogos Olímpicos se tornaram uma opção para a cidade.Naquela época, o COC estava focalizando suas candidaturas em Jogos de Verão.Toronto tinha perdido os Jogos de Verão de 1996.E era favoritíssima para os Jogos de Verão de 2008.Se isso acontecesse Vancouver teria praticamente chance nenhuma para sediar os Jogos Olímpicos

Mas Beijing era uma adversária formidável e conseguiu ganhar a disputa rapidamente para os Jogos de 2008.Fechando a porta para Toronto e abrindo outra para Vancouver.

Vancouver ganhou a indicação interna contra Calgary e Quebec City numa campanha competitiva e pronta para ser reconhecida internacionalmente.A cidade enfrentou outras sete cidades - Sarajevo,na Bósnia-Herzegovina, Jaca,na Espanha e Harbin,na República Popular da China falharam na indicação para finalistas.As quatro finalistas seriam Berna,na Suíça,Salzburgo na Áustria e PyongChang na República da Coreia.

Quando Vancouver estava começando sua candidatura enfrentou muitas dificuldades.O prefeito resolveu fazer uma plebiscito de meio de mandato para saber se a população aprovava a idéia de sediar os Jogos.Os Vancouverites deram 64% de aprovação e a idéia continuou.Pouco tempo depois - houve a visita de 4 dias da comissão de avaliação do COI e foi um sucesso estrondoso.

Mas,quando saiu a avaliação do COI,Salzburgo tinha a nota mais alta. PyeongChang,na Coreia,despontou também como uma opção e a disputa caminhava para ser entre as duas cidades. Vancouver foi severamente criticada pelo seu plano de transporte s - "as estratégias de transportes vão precisar de um desenvolvimento maior", o COI escreveu.

As três finalistas iriam se degladiar em Praga,na República Tcheca - no dia 2 de Julho de 2003 na 115a Sessão do COI.As cidades fizeram suas apresentações finais naquele dia

A grande surpresa foi quando Salzburgo foi eliminada na primeira rodada recebendo o menor número de votos- mas como não se tinha a maioria de votos em uma cidade a disputa seria simples entre as Vancouver e PyongChang.Todos esperavam que PyongChang ganhasse na primeira rodada ou então fosse para a segunda com Salzburgo.PyongChang recebeu 51 votos e ficou a apenas 3 para conseguir a maioria absoluta, Vancouver ganhou 40 e Salzburgo 16.

Mas,o mundo assistiu surpreso a vitória de Vancouver,na última rodada, derrubando PyeongChang por 3 votos.56 a 53.

Salzburgo e PyeongChang foram candidatas novamente para os Jogos de 2014 - mas também perderam fatalmente para a novata Sochi,na Russia.PyeongChang tentou mais uma vez e foi eleita sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

Sete anos de prepação serão postos a prova amanhã a noite com a Cerimônia de Abertura

Nenhum comentário: