quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tocha Olímpica de Vancouver 2010 será acesa amanhã.

Das Agências Internacionais

OLÍMPIA, GRÉCIA -As Scerdotisas de Olimpia estavam orando ao deus grego Apolo sob o brilho do sol ensaiaram nesta quarta-feira na cidade de Olímpia para a cerimônia de acendimento da tocha olímpica para os Jogos de Inverno de 2010 em Vancouver, no Canadá. A cerimônia ocorre amanhã.

Para este ano é esperada uma tranquilidade no evento,contrastando com os protestos vistos em 2008 quando ativistas dos direitos humanos atrapalharam os eventos relacionados ao ínicio do Revezamento da Tocha para as Olimpíadas de Beijing.

Essas ações desencadearam um leva de protestos que seguiram a tocha em sua jornada de revezamento pelo mundo até a China. São esperados pelos organizadores alguns protestos com temas como liberdades civis e o uso do que alguns chamam de "terras de nativos americanos".Mas,espera-se que nada será tão violento quanto ao ano passado.

Contudo, o ensaio para a cerimônia de quinta-feira ocorreu sem nenhum problema, com turistas assistindo tudo pacificamente enquanto atrizes gregas vestidas como sacerdotisas acenderam a tocha com um espelho côncavo refletindo os raios do sol.

"Estou confiante de que será um grande evento amanhã, especialmente se os deuses do tempo estiverem a nosso favor", disse o diretor do revezamento da tocha, Jim Richards, à repórteres depois do ensaio. "É realmente o início do Jogos".

A cerimônia de quinta-feira será o ponto de partida para um revezamento de oito dias com a tocha por 2.000 quilômetros pelo território grego antes da tocha ser entregue aos organizadores canadenses no estádio Panathinaiko em Atenas, que sediou os primeiros Jogos Olímpicos, em 1896 e os eventos do tiro com arco e a maratona em 2004.

A cerimônia ira acontecer as 08 da manhã no horário de Brasília e será transmitida pelo SPORTV e online pelo www.olympic.org.

Nenhum comentário: