quarta-feira, 21 de outubro de 2009

COI tem agora status de observador na Assembleia Geral da ONU

O Comitê Olímpico Internacional (COI) obteve o status de observador na Assembleia Geral das Nações Unidas, informou hoje o organismo internacional.

Em nota, a ONU justifica a decisão como uma "homenagem" aos esforços do COI em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que buscam reduzir a pobreza e as doenças de forma significativa, entre outras propostas, até 2015.

Também foi ressaltada a contribuição do Comitê Olímpico Internacional para fatores como assistência humanitária, consolidação da paz, educação, igualdade de gênero, meio ambiente e a luta contra a aids.

Com isso, o COI poderá assistir às reuniões na Assembleia Geral da ONU, tomar a palavra e promover o esporte a um novo nível.

A lista de observadores da ONU inclui organizações intergovernamentais e organismos não-governamentais independentes, entre eles a Cruz Vermelha.

O belga Jacques Rogge, presidente do COI, afirmou que "este é um enorme reconhecimento da função que o esporte pode desempenhar para contribuir para um mundo melhor e mais pacífico".

Ele disse ainda que os Jogos Olímpicos coincidem claramente com a filosofia da ONU, e que essa decisão fortalece mais a colaboração entre o COI e o sistema das Nações Unidas.

Da Agência EFE

Nenhum comentário: