O Comitê Olímpico Internacional (COI) obteve o status de observador na Assembleia Geral das Nações Unidas, informou hoje o organismo internacional.
Em nota, a ONU justifica a decisão como uma "homenagem" aos esforços do COI em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que buscam reduzir a pobreza e as doenças de forma significativa, entre outras propostas, até 2015.
Também foi ressaltada a contribuição do Comitê Olímpico Internacional para fatores como assistência humanitária, consolidação da paz, educação, igualdade de gênero, meio ambiente e a luta contra a aids.
Com isso, o COI poderá assistir às reuniões na Assembleia Geral da ONU, tomar a palavra e promover o esporte a um novo nível.
A lista de observadores da ONU inclui organizações intergovernamentais e organismos não-governamentais independentes, entre eles a Cruz Vermelha.
O belga Jacques Rogge, presidente do COI, afirmou que "este é um enorme reconhecimento da função que o esporte pode desempenhar para contribuir para um mundo melhor e mais pacífico".
Ele disse ainda que os Jogos Olímpicos coincidem claramente com a filosofia da ONU, e que essa decisão fortalece mais a colaboração entre o COI e o sistema das Nações Unidas.
Da Agência EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário