sábado, 31 de outubro de 2009

O Mais Longo e Inclusivo Revezamento do Mundo

Teve início o Revezamento Global do Bastão da Rainha-2010.

Para quem não sabe este é o revezamento do bastão da Rainha,que tem a mesma função da tocha olímpica nos Jogos da Comunidade Britânica.O Revezamento foi realizado pela primeira vez nos Jogos de 1958,em Cardiff na Escócia.O revezamento começou no dia 29 de outubro,faltando exatamente 11 meses do ínicio dos XIX Jogos da Commonwealth.Pela segunda vez na história ele passará pelos 71 países,regiões e territórios que participam dos jogos.O revezamento desta edição passará próximo de 1/3 terço da população global.A edição do ano que vem será em Nova Délhi na Índia,de 3 a 14 de outubro de 2010.

Da mesma forma que existe a tradicional cerimônia em Olímpia para acender a tocha olímpica,há uma cerimônia na qual a Rainha passa o bastão para a maior autoridade do país organizador,e há demonstrações culturais do país que irá receber os Jogos.Esta se chama a Cerimônia do Recebimento.Da mesma forma que o primeiro portador da tocha é grego,o primeiro portador deve ser inglês.

Design Inovador e Tradicional ao mesmo tempo.

O símbolo maior dos Jogos da Commonwealth irá pela segunda vez,para a Ásia e desta vez para a chamada "Jóia da Coroa".É a primeira vez que os Jogos são realizados na Índia,e aproveitando esse fato,foi concebida uma "jóia".O bastão deste ano foi feito a mão.sendo uma fusão de elementos artesanais com um corpo de engenharia precisa e ornamentado.O design do bastão foi criado usando uma seção triangular de alumínio que foi torcido dando forma de uma hélice e depois revestido com uma variada gama de cores de solos coletadas de todos os cantos da Índia.Existem areias brancas, vermelhos escuros, amarelos quentes, castanhos escuros e com uma série de outros matizes cria um design único,com forma e textura nunca antes visto num bastão de Rainha.

A essência da Índia, com sua diversidade e incansável esforço no sentido de uma nação harmoniosa e progressiva moldou a inspiração do bastão. Culminando no topo do Bastão da Rainha 2010 Está uma caixa de jóias preciosas que contém a mensagem da rainha "aos atletas. A mensagem da rainha foi simbolicamente gravada em uma miniatura de folhas de ouro 18 quilates,uma jóia remanescente da Índia antiga chamada de "Patras". Uma tecnologia moderna a chamada microcaligrafia a laser foi usada pela primeira vez reproduzir a mensagem da Rainha,na jóia.Em Melbourne 2006,ela estava dentro de um chip.

O bastão de Délhi tem 664 milímetros de altura, 34 milímetros de largura na base, 86 milímetros de largura na parte superior e pesa aproximadamente 2 kilos. Tem contornos ergonometrôs para permitir uma boa visualização e um bom equilíbrio.

O bastão foi desenvolvido usando processos e tecnologias 100% indianas por Foley Design em parceria com a Titan Industries e um consórcio liderado pela Bharat Electronics Limited.

Tal como em Melbourne 2006,foram incluidos recursos de tecnologia no bastão de Delhi 2010.

>> A capacidade de capturar imagens e sons de todas as nações da Commonwealth;

>> O mais recente em tecnologia de (GPS) na qual você indo no site oficial poderá acompanhar o exato local aonde o bastão está,incluindo sua velocidade e as condições climáticas do local aonde passa.

>> Dentro do bastão também estão LEDs, que irão mudar de acordo com as cores da bandeira do país que ele estiver visitando.No momento os LEDs estão vermelhos e brancos pois o bastão está na Inglaterra.

>> Capacidade para receber tecnologias de mensagens escritas como SMS,e-mails e follows no twitter para que qualquer pessoa por onde o bastão passa para enviar suas mensagens de felicitações e encorajamento aos portadores do bastão.

Imagens do Bastão


A Jóia da Coroa,encrustada no Bastão.



O bastão por inteiro e os LEDs,nas cores da Bandeira da Nação Sede - A Índia.

Traduzido de http://www.cwgdelhi2010.org/home.aspx.

Nenhum comentário: