sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Medalhas Pesadas : Vancouver 2010 revela suas medalhas

As medalhas de Vancouver 2010 terão design aborígene e nenhuma será igual a outra.

As medalhas foram reveladas ontem pelo Primeiro Ministro Gordon Campebell com vários fatores inovadores em relação as medalhas anteriores. Irão pesar entre 500 e 576 gramas,sendo as mais pesadas da história,terão um design ondulado e terão metal de placas de computador e celulares recicladas e terão desenhos aborígenas.

As medalhas onduladas foram baseadas em dois trabalhos da artista indigena canadense Corrine Hunt que demorou 18 meses,para fazer o design das medalhas junto com Omer Arbel um design da cidade de Vancouver.

Cada medalha tem um corte único feito a mão da soma dos dois designs principais uma figura de um corvo e de uma orca.





As medalhas Olímpicas serão redondas, enquando as Paraolímpicas terão formato de Elipse,as duas terão o mesmo tamanho.Mas,o diferencial será o seu peso — entre 500 e 576 gramas dependendo da medalha — representando a magnitude do esforço do atleta e e a sua meta. Cada medalha Olímpica tem 100 milimetros de diametro e tem 6 milimetros de espesura enquanto a Paraolímpica tem tem 95 milimetros de diametro e tem 6 milimetros de espesura enquanto a Paraolímpica.Assim estas são as maiores e mais pesadas medalhas da história.

Medalhas Paraolímpicas





A pressão está sobre o time canadense para deixar elas em casa,pois quando o país sediou as Olímpiadas de 1976 e os Jogos de Inverno de 1988 não conseguiu nenhuma medalha de ouro e a meta para os Jogos em casa é conseguir a primeira colocação no quadro de medalhas.

A gigante da mineração Tech forneceu o metal para as medalhas,este vindo das minas aonde a empresa opera na Colúmbia Britânica,Ontário,na Terra Nova,no Alasca (Carla Perez não tem praia lá),do Peru e do Chile. Foram gastas 2,5 toneladas de ouro,1,9 tonelada de prata e 0,9 tonelada de cobre para cunhar as medalhas,que tiveram problemas na hora da sua manufatura,pois a forma delas causou problemas na hora do corte e do desenho das figuras nas medalhas,disse durante a coletiva de apresentação o cordenador do design da Cunhagem Real do Canadá,Renato Romozzi

Romozzi também falou que o design único e a ondulação das medalhas causou uma “mini-jornada” para a cunhagem, com erros e acertos.Cada medalha teve seu desenho refeito 9 vezes.

Cada medalhista irá ganhar uma echarpe de seda com a arte final completa e as medalhas serão guardadas numa caixa de madeira.

O VANOC também homenageou o argentino Leonardo Obstbaum falecido no verão deste ano por ter sido o idealizador do formato das medalhas.

Das Agências Internacionais

Nenhum comentário: