Favoritos para assumirem as vagas deixadas por beisebol e softbol no programa dos Jogos Olímpicos, o golfe e o rúgbi deram um importante passo para voltarem à competição nesta quinta-feira. Após uma reunião em Berlim, a cúpula do COI (Comitê Olímpico Internacional) selecionou as duas modalidades, que agora esperam por uma ratificação em outubro para cumprirem o objetivo visando a 2016.
Nesta quinta, além dos dois escolhidos mais cinco esportes tentavam o ingresso nas Olimpíadas (squash, karatê, patins, beisebol e softbol, sendo que os dois últimos procuravam retornar após serem excluídos de Londres-2012). Ao final, o golfe, apoiado publicamente durante a semana por Tiger Woods, e o rúgbi, que conta com o apoio do presidente do COI Jaques Rogge, ex-praticante da modalidade, levaram a melhor.
Agora, eles dependem de uma nova votação, a ser realizada em 2 de outubro em Copenhague, na Dinamarca, com todos os 106 membros da entidade, para figurarem oficialmente na Olimpíada - a reunião nessa data, aliás, servirá também para saber quem entre Rio de Janeiro, Chicago, Tóquio e Madri será a sede do evento.
Até agora, o golfe só marcou presença nos Jogos em Paris-1900 e Saint Louis 1904 e, segundo Rogge, conseguirá atrair os melhores atletas do planeta caso sua inserção na competição seja confirmada. "Pergunte a Rafael Nadal e a Roger Federer, aos jogadores da NHL e da NBA. Todos querem disputar, e não estamos preocupados quanto a isso", afirmou.
O rúgbi, por sua vez, só esteve em Paris 1924. Para daqui a sete anos, a modalidade que provalvelmente será olímpica é o Rugby Seven´s aonde jogam sete ao invés de quinze.Caso o Rio seja escolhido sede das Olimpíadas, o rúgbi será disputado no estádio do Vasco, São Januário. Já o golfe poderá ser realizado no Gávea Golfe Clube ou no Itanhangá Golfe Clube.
Das Agências Internacionais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário