Uma chance como essa só acontece a cada quatro anos: sete esportes esperam ser escolhidos para participar das Olimpíadas de 2016.
Na quinta-feira, os 15 membros do conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional vão reduzir a lista a dois esportes, que serão postos em votação dia 9 de outubro, perante todos os 106 membros da assembleia do COI em Copenhagen. Ainda não foi decidido se os dois esportes propostos serão aceitos ou rejeitados individualmente ou em conjunto.
Os votos do conselho executivo do COI e da assembleia geral são imprevisíveis, mas, por enquanto, golfe e rúgbi parecem ser os candidatos na liderança, com softbol talvez na terceira posição.
Além destes:beisebol,squash, caratê, e esportes sobre rodas brigam pelas duas vagas na lista a ser anunciada durante o encontro do comitê-executivo do COI em Berlim.
O Comitê, em um esforço para renovar a agenda dos Jogos e atrair uma audiência mais jovem, decidiu introduzir até dois novos esportes nas Olimpíadas de 2016,preenchendo as vagas deixadas por softbol e beisebol que foram excluídos em 2005,sendo os primeiros esportes excluídos desde o pólo em Berlim 1936.O programa dos Jogos sempre é decidido com sete anos de antecedência. Os esportes candidatos precisam apenas de maioria simples na sessão do COI, em outubro.
Pode parecer rentável a inclusão do golfe porque o esporte pode oferecer um número de competidores prontamente identificáveis, como o maior jogador do mundo, Tiger Woods, que é talvez o atleta com maior visibilidade do planeta fora do futebol e da NBA. A presença de Woods agradaria o desejo do comitê olímpico de ter o campeão mundial de cada esporte participando dos jogos.O esporte já esteve presente em vários eventos multiesportivos como a Universíade e os Jogos do Mediterrâneo.
Não será preciso construir nenhuma infraestrutura e autoridades do golfe concordaram em não realizar eventos durante as Olimpíadas de 2016, de acordo com o COI. Mas, alguns clubes de golfe por serem elitistas e excluirem mulheres e minorias. Além disso, a competição olímpica não teria a importância de, por exemplo, um Masters ou do Aberto da Grã-Bretanha.
No rugbi que está a popularidade está aumentando globalmente, há a proposta de usar o Rugby´s Sevens Esta variação garante partidas mais rápidas,uma movimentação mais acelerada além da possibilidade da realização de mais jogos durante os Jogos.Os torneios de sevens duram 3 dias e o Comitê Organizador não precisa construir estádios,pois os Jogos podem ser nos mesmos estádios do Futebol.
Há a sensação de que o rúgbi possa ter uma chance porque é um dos esportes favoritos de Jacques Rogge, o presidente do COI, que já jogou o esporte. Mas Christophe Dubi, o diretor esportivo do COI, disse que Rogge não faz campanha para nenhum esporte em detrimento de outro. Rogge pode manifestar sua preferência quando o conselho executivo se reunir para a votação, mas isso não é uma certeza, anunciou o COI.
O softbol feminino esteve nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, mas depois dos Jogos de Pequim foi retirado junto com o beisebol. Muitos acreditam que o COI eliminou o softbol porque não há uma popularidade do esporte na Europa,na América do Sul e na África.Outro fator é que os EUA haviam dominado o esporte,sendo que foram tricampeões olímpicos.Mas,em Beijing o campeão olímpico foi o Japão e ao ponto de vista de alguns dirigintes foi um erro crasso do COI excluir o beisebol e o softbol.
"Nós achamos que temos um caso convincente, já que continuamos a promover o esporte em comunidades em desenvolvimento ao redor do mundo, com foco particular em mulheres e jovens", disse Don Porter, presidente da Federação Internacional de Softbol, nesta terça-feira.
O presidente do COI, Jacques Rogge, descartou que qualquer outra categoria entre no programa caso a sessão rejeite as propostas do comitê-executivo.
Reintegrar o softbol ajudará o COI a cumprir seu compromisso com a equidade de gênero. As Olimpíadas também representam o auge da competição de softbol, o que é importante para o COI. E, diferente do beisebol, o softbol tem estado livre de escândalos de doping. Essa foi uma razão para o softbol ter se recusado a fazer uma campanha conjunta de reintegração com o beisebol.
Softbol e beisebol podem enfrentar uma difícil batalha política e burocrática. Não existem membros americanos no comitê executivo do COI,outro fator é a constante tensão entre COI e USOC.
A candidatura do beisebol pode ser prejudicada pelo fato da redução da lista de esportes propostos acontecer antes da escolha da cidade anfitriã para os jogos de 2016. O beisebol seria extremamente popular em Chicago ou Tóquio, mas o esporte poderá já estar fora da competição quando a cidade anfitriã for escolhida.
Autoridades do beisebol pediram que o torneio olímpico fosse reduzido para cinco dias, de forma que os jogos das grandes ligas pudessem ser interrompido apenas por um curto período, talvez estendendo as férias dos jogadores. A liberação de algumas grandes ligas traria grandes estrelas aos Jogos.
Mas a escalação não estaria repleta de jogadores das grandes ligas e as Olimpíadas não substituiriam a Série Mundial e o World Baseball Classic em importância.
Os esportes sobre rodas que são atinação de velocidade, patinação artística e hóquei sobre patins, são extremamente populares em alguns eventos multiesportivos locais como os Jogos Pan-Americanos e os Jogos do Mediterrâneo.Estes
são da preferência de Juan Antonio Samaranch, ex-presidente do COI. Eles podem atrair um público televisivo mais jovem, como o snowboard nas Olimpíadas de Inverno.
Mesmo assim ao lado do squash, a patinação sobre rodas não tem uma audiência global como o squash que está também em vários eventos multiesportivos ande o bastante para entrar no programa olímpico. Já a situação do karatê é mais dificil já que existem outros esportes de contato nos Jogos (Judô,Boxe,Lutas e o Taekendô)
Ainda não está claro se os dois esportes serão votados em conjunto, como em um pacote, ou se haverá uma votação para cada. A sede dos Jogos de 2016 também será escolhida em outubro. Madri, Chicago, Rio de Janeiro e Tóquio estão na disputa.
Para Londres, em 2012, não haverá a inclusão de outros esportes. Mas
novos eventos devem ser inclusos no programa, atendendo a pedidos das federações. Os maiores candidatos são o boxe feminino, o torneio de duplas mistas do tênis e as competições de 50 metros de cada estilo na natação. Assim, seria possível também aumentar a participação das mulheres, promovendo maior equilíbrio com a quantidade de homens.
Adaptado de http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3915946-EI1894,00-Golfe+e+rugbi+sao+favoritos+a+entrarem+nos+Jogos+de.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário