sábado, 15 de agosto de 2009

Boxe Feminino entra no Programa Olímpico

A reunião da cúpula do COI (Comitê Olímpico Internacional) nesta quinta-feira em Berlim não serviu apenas para deixar o golfe e o rúgbi como candidatos a esportes olímpicos. Assim, também foram votadas propostas de mudança no programa olímpico para Londres-2012, sendo que a única aprovada foi a inclusão do boxe feminino

A novidade faz parte do projeto do COI em igualar a participação de cada sexo nas Olímpiadas. Em Beijing-2008, as únicas que seguiam divididas entre os sexos eram boxe, softbol e beisebol, e não é por acaso que as duas últimas foram excluídas.

O Boxe Feminino será disputado em Londres por três categorias: (48kg – 51kg), (56kg – 60kg) e (69kg – 75kg), com doze atletas em cada faixa de peso, somando portanto 36 boxeadoras. Para que o número total de boxeadores permaneça o mesmo, a categoria 48kg do boxe masculino é excluída, restando portanto dez categorias para o Boxe Masculino..O ministro dos Esportes da Grã-Bretanha, Gerry Sutcliffe celebrou a notícia em entrevista à BBC. "Essa mudança dará uma injeção de confiança à modalidade".

Por sua vez a comunidade médica britânica não gostou nada da inclusão do evento nos Jogos Olímpicos:A Associação de Médicos Britânicos (BMA) considerou que a inclusão do boxe feminino no programa de Londres-2012 "motivava mais pessoas a aderir a um esporte perigoso".

"Mais além do que a questão do sexo, durante um combate de boxe os pugilistas podem sofrer hemorragias cerebrais e sérios problemas nos olhos, nos ouvidos e no nariz", afirmou um porta-voz da BMA.

Alterações descartadas : Além do boxe feminino, mais duas propostas de mudança no programa olímpico foram colocadas em votação entre os 15 membros do COI nesta quinta, porém não foram aprovadas. São elas a disputa das duplas mistas no tênis e as provas de 50 metros em cada estilo na natação - dessa forma só continuam os 50m livres.A prova que consagrou César Ciello.

Das Agências Internacionais

Nenhum comentário: