sábado, 25 de julho de 2009

TV e hábitos de Consumo

Criar e desenvolver hábitos de consumo são práticas que a Rede Globo adota – com sucesso – desde os anos 60. A consequência dessa sistematização é a notável fidelização de audiência que a emissora mantém, mesmo com o avanço das redes concorrentes. Dados do PNT (Painel Nacional de Televisão) do mês de junho apontam para uma confortável liderança para a Vênus Platinada, com 16,8 pontos de média diária, ante 5,7 da Record e 4,9 do SBT.


A diferença da grade da Rede Globo para suas duas principais concorrentes é o que você já sabe a sequência da programação. Ou seja, o telespectador sabe qual será a próxima atração. Já está consolidada no consciente coletivo brasileiro a disposição da programação: Vale a Pena ver de Novo, Sessão da Tarde, Malhação, novela das seis, das sete, Jornal Nacional, novela das oito e linha de shows. É sempre assim, necessariamente nessa ordem. Experimente agora citar a do SBT ou a da Record.


A rede de Silvio Santos experimentou o dissabor de perder público devido a grade voadora. Uma estrutura tão volúvel que se tornou uma coisa inesperada para o telespectador. O disse-que-disse tomou proporções maiores quando o patrão – em um dos seus espasmos criativos – resolveu fechar a assessoria de imprensa da casa, cerrando o contato com os formadores de opinião. Uma espécie de Ato Institucional: centralizador, ditador e insano. Tal postura deixou não somente o público perdido, mas também os funcionários do canal. Fato que rendeu um embaraçoso episódio no principal telejornal da emissora: a apresentadora, que deveria anunciar a atração seguinte, ficou embasbacada, sem imaginar o que ia ao ar. A produção tampouco. Quem salvou a cena foi o experiente Hermano Henning, que finalizou o assunto com um sorriso amarelo.

Depois dessa , $$ aprendeu a lição. Além de reativar sua assessoria de imprensa, hoje já dá para imaginar a programação noturna do SBT: linha de shows 1, telejornal, novela e faixa especial. Silvio Santos não mais manda e desmanda no canal.Passou a gestão para a filha,que toma as suas decisões.

No mesmo caminho está a Rede Record,que está se tornando sinonimo de grade inconstante. De acordo com a coluna Outro Canal,incrivelmente a emissora mudou a sua grade em São Paulo pelo menos 24 vezes num período de 57 dias. As alterações começaram em maio, quando Geraldo Luís deixou de apresentar o "Balanço Geral" paulista para dar lugar à edição carioca. Entre as reformas, houve também a ampliação do "Hoje em Dia" e mudanças constantes no horário do "Domingo Espetacular" e do "Repórter Record" por conta da estreia de "A Fazenda", em 31 de maio.Que está ficando c O caso mais recente foi o “Esporte Espeta...digo, Esporte Fantástico” que, em sua terceira apresentação, teve seu horário radicalmente corrompido, passando do meio dia para às 8h30.

Todas essas alterações repentinas expõem insegurança e imaturidade por parte dos executivos das redes de TV. Uma aflição desenfreada por resultados financeiros e comerciais que pode afetar um importante elemento desse negócio: a credibilidade. Diante de uma derrapada no Ibope, mas vale fazer igual a Globo , que leva a temporada até o final (mesmo que antecipado) para somente depois cancelá-la. A série “Tudo Novo de Novo” e o tropeço que foi a novela “Negócio da China” são alguns exemplos. O respeito, assim como nas relações pessoais, deve se refletir também profissionalmente. Essa perda pode ser irreparável. Pensando bem, agora entendo as pessoas que criticam que a tv é um hábito, Uma repetição salutar para todos os departamentos. O bê-á-bá da administração, que muitas vezes se perde no meio do caminho.

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