quinta-feira, 16 de julho de 2009

China boicota a Abertura dos World Games

A China boicotou a Abertura dos Jogos Mundiais em Taiwan,confirmou o porta-voz da Associação Internacional dos Jogos Mundais.

O porta-voz da IWGA, Hermann Kewitz, falou que a China não deu explicações porque não mandou delegação para a Cerimônia de Abertura,mas que os atletas da China continental irão poder competir.

Rumores de um boicote chinês existiam desde 2003,quando Kaoshuing foi aclamada a sede do evento.Mas,no dia 23 de Maio desse ano o Comitê Olímpico Chinês confirmou a participação de um time de mais de 100 pessoas.

A decisão partiu de Beijing,quando foi confirmado que o presidente de Taiwan Ying-jeou Ma iria abrir os Jogos,já que considera Taiwan como uma provínicia rebelde e não reconhece o governo.

Kewitz falou que Associação Internacional dos World Games tomou a decisão de no último minuto de permitir que o presidente Ma de abrir os Jogos por entender que Taiwan fez um grande esforço para sediar os Jogos - inclusive o gasto de e a organização do evento envolveu um investimento de 220 milhões de dólares de doláres na construção e reforma de instalações ecologicamente corretas.O estádio principal tem panéis de energia solar que irão transmitir energia não só pra ele e sim para o resto da cidade.

A delegação chinesa estave ausente da Parada dos Atletas,sendo representada por duas voluntárias,uma segurando uma placa com o nome do país e a outra com a bandeira.Alguns dos espectadores aplaudiram a passagem da placa China, mas muitos vaiaram.

O ponto alto da cerimônia foi a apresentação dos grupos aborígenes taiwaneses que raramente saem de suas vilas e performances que destacavam as características da cidade portuária e da ilha de Taiwan.

Olímpiada Alternativa

Taiwan se auto-governa desde 1949,quando os comunistas assumiram o governo na China Continental.

A China insiste que ninguém pode ter relações internacionais com a República Popular da China e a República da China simultaneamente o que resulta que Taiwan só tem por volta de 20 embaixadas na África,Pacífico Sul e na América do Sul.A
China barra Taiwan de paricipar e sediar eventos com o nome Taiwan sempre participa nesses eventos com o nome de Taipei Chinês invés do seu nome oficial República da China.

As relações com a China continental melhoraram muito no ultimo ano,quando o presidente Ma assumiu.Ma,tenta estreitar os laços entre os dois lados do Estreito usando as características culturais,o comércio e o transporte.Este foi o primeiro sinal de que as tensões políticas ainda existem.

Os Jogos Mundais são uma alternativa para as Olimpíadas.No seu programa estão 30 esportes que nunca foram olímpicos e o Softbol que foi excluído dos Jogos Olímpicos dos esportes não-olímpicos.Estão no programa esportes desconhecidos para o grande público brasileiro como o punhobol que é uma espécie de vôlei que se joga com o punho fechado,o Tchoukball é uma espécie de handebol aonde ao invés do gol se joga numa rede e esportes conhecidos do grande público como o Boliche,Cabo de Guerra e o Jiu-Jitsu.Mais de 3,000 atletas de 91 comitês olímpicos nacionais estão participando dos Jogos que estão sendo realizados na segunda maior cidade de Taiwan, Kaohsiung.

Por mais que os ingressos fossem a preços populares,as vendas foram muito a quem do esperado e os organizadores culpam a Crise econômica Global.

Traduzido e Adaptado de http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/8153144.stm

Nenhum comentário: