quinta-feira, 16 de julho de 2009

Tivemos tempo de Universiade

Pois é,amigos o tempo não pára. Se rapidamente passaram os Jogos do Mediterrâneo,houve a Universíade,que foi uma edição aos trancos e barrancos.A edição desse ano correu risco de ser cancelada ou transferida para Atenas ,para se finalmente realizada ela foi reduzida de 21 para 15 esportes(os esportes opcionais seriam (caratê, canoagem, handebol, lutas, remo ,tiro,tiro com a arco e o taekendô.Só não foram cancelados os dois últimos).E os eventos foram descentralizados pois assim não haveria a necessidade de construir novas instalações.

A questão financeira foi tão grave que os principais eventos dos Jogos foram transferidos para a Belgrade Arena,sendo a primeira vez que as cerimônias de uma edição de Verão foram numa recinto fechado e ao contrário de uma cerimônia tradicional a parada das nações foi do lado de fora da arena pelas principais ruas da cidade.

A Universíade é um resquício do período da Guerra Fria e consegue incrivelmente sobreviver. Só alguns países do Antigo bloco comunista e do Extremo Oriente parecem levar a sério e seguem apresentando potentes candidaturas.Isto reflete nas próximas sedes: Shenzhen,na China em 2011, Cazã,na Rússia em 2013, Gwangju na Coréia do Sul em 2015.É a terceira Universiade que a China sedia em menos de 10 anos (Estão incluídas a de Beijing 2001 e a de inverno desse ano em Harbin).E a Coréia do Sul que também em menos de 15 anos irá sediar a sua segunda edição de Verão ( A primeira foi a esvaziada Daegu 2003) e contabiliza uma de inverno (na província de Jeollabuk- Do em 1997).A Rússia irá sediar a sua primeira como país independente (Moscou sediou em 1973).

O panorama das Universiades de Inverno é muito pior já que a FISU praticamente não acha cidades e tem que insistir para alguma sediar para 2013 a única candidata foi Maribor,na Eslovênia e para 2015,tiveram que insistir para que a cidade espanhola de Granada mudasse de estação.

O Brasil sediou a Uníversiade de 1963 em Porto Alegre,a cidade virou um canteiro de obras e muitas das obras estão lá até hoje como o Ginásio da Brigada Militar e a Escola de Educação Física da UFRGS.Na edição em casa,não houve a participação americana que participou pela primeira vez dois anos mais tarde em Budapeste. O fato da Universiade de Verão de 1963 ter sido no hemisfério sul e no inverno tornou-se aquela edição a menor até hoje com 27 países e por volta de 700 atletas.A performance brasileira foi de 2 ouros e 9 bronzes e um histórico 8º lugar,naquela edição onde atletas da então União Soviética,Alemanha Ocidental e Hungria ficaram nos três primeiros lugares.O Brasil sediaria a sua segunda Universiade em 1989,na Cidade de São Paulo,mas por questões políticas naquele período conturbado nacionalmente e globalmente fizeram os Jogos serem transferidos em menor escala para Duisburgo na Alemanha

O Brasil demorou 14 anos para conseguir outra medalha de ouro,em Sófia em 1977.Nomes consagrados como Romulo Arantes,Ricardo Prado,Robson Caetano,Gustavo Borges,Fernando Scherer,Marcelinho Huertas,Maureen Higa Maggi,Daiane dos Santos e Natalia Falavigna além de vários que aqui não me recordo estiveram na Universíade e fizeram história no esporte nacional.Ela só não é mais cheia de brasileiros por faltar um incentivo maior ao esporte universitário no país.A melhor participação brasileira até hoje foi em Izmir 2005,4 ouros,2 pratas e 9 bronzes.

O Brasil voltou de Belgrado em 25º Lugar com 6 medalhas no total. 2 ouros (Natália Falavigna e Diogo Silva no Taekendô),2 pratas (Felipe Silva nos 50m peito da natação e o time de vôlei masculino),2 bronzes (Moacir Zimmerman,na Marcha Atlética e Fabiano Peçanha nos 800m,ambos no Atletismo).

Daqui a dois anos nos vemos em Shenzhen e esperamos que as coisas sejam melhores.Não postei praticamente nada sobre a Universíade pois cobri ela por meio do twitter que era mais rápido e dava pra fazer simultaneamente.

Em Shenzhen os esportes opcionais serão 7 que já estiveram no programa opcional da Universiade :

• Badminton (2007)
• Ciclismo (1983)
• Golfe (2007)
• Taekendô (2003,2005,2007,2009)
• Tiro (2007)
• Tiro com Arco (2003,2005 e 2009)
• Vela (1999 e 2005)

4 esportes estão no programa pela 1ª Vez
• Ginástica Aeróbica
• Halterofilismo
• Vôlei de Praia
• Xadrez

É esperado que a Universíade de Shenzhen seja maior dos que os Jogos Olímpicos de Beijing.

Nenhum comentário: