7 de julho - PyeongChang anunciou várias mudanças em seus planos para as Olimpíadas de Inverno de 2018,inclusive a mais drástica : A mudança do local das Cerimônias de Abertura,Premiação e Encerramento.
Quando o condado coreano era candidato aos Jogos,no ano passado.Havia,o planejamento de que as cerimônias seriam realizadas na Pista de Saltos de Esqui de Alpensia,cuja a capacidade iria aumentar de 10 mil para 60 mil pessoas.Na coletiva de imprensa realizada ontem,na cidade coreana,para comemorar um ano após a escolha do condado.
.PyeongChang irá misturar dois conceitos dos Jogos de Inverno.O primeiro é de concentrar os eventos de neve em um resort e este ser a sede principal (a última vez que isso aconteceu foi em Lillehammer 1994) e também os eventos de gelo em outro cluster (costeiro) em Gangnun."Através da análise detalhada, se percebeu que corria risco de um choque entre os horários de treinamento dos atletas, e as cerimônias,além é claro do acesso ao local " declarou Kim Jin-sun,presidente do POCOG.
“Nós estamos planejando a construção do centro de treinamento de Hoenggye que será vizinho da cidade olímpica ,no qual tudo será centralizado,” confirmou Kim.
A área do Parque Olímpico de de Hoenggye será de 80 mil metros quadrados e terá a capacidade temporária de 50 mil pessoas.Após,os Jogos uma boa parte das arquibancadas será removida e a cidade ganhará um estádio de pequeno porte e um centro de treinamento para adaptação altas atitudes e esportes de inverno .Algo,que ainda não existe na Coreia do Sul. O Parque Olímpico está a apenas dois kilomêtros de Alpensia e da Vila Olímpica;
Alterações em Outras Locais
Alguns locais de competição de alguns esportes serão alterados devido a mudanças na realidade urbana de Gangnung (a subsede de esportes de gelo).Uma delas seria a construção da Pista de Patinação de Velocidade que seria construída numa área de empresas de pesquisa cientificas e industriais,o nome seria sugestivo,seria o Oval Científico de Gangnun.A pista será agora construída num novo complexo esportivo.A mudança de local foi feita devido ao fato de que muitas empresas e fábricas estabelecidas na Cidade das Ciências de Gangnung seriam despejadas e o valor da terra iria aumentar muito.A patinação de velocidade será realizada no mesmo Complexo dos outros eventos de patinação.
Outra mudança foi no Hóquei no Gelo,o local principal de competições continuará no Complexo de Esportes de Gangnung,mas o local secundário do esporte foi transferido da Universidade de Youngdong para um local ainda não decidido.A transferência deve se ao fato de que após o final dos Jogos,a arena será desmontada e remontada em Wonju,a capital da província de Gagwon,aonde fica PyeongChang. A mudança foi feita devido ao campus da Universidade não ter espaço necessário para a construção de um ginásio de tamanho olímpico.
Continuam os mesmos e a mesma polêmica
A decisão mais controversa envolve Jungbong,um dos locais propostos originalmente para os Jogos, foi confirmado como o local para a prova de downhill do esqui alpino. Apesar da oposição de grupos ambientais locais. Seguiu-se uma decisão do Serviço Florestal da Coreia (KFS) que designou Jungbong como uma "Área de Proteção Ambiental para Recursos Genéticos ". Mas, após uma revisão feita pelo KFS, que era já considerada polêmica, o serviço florestal reverteu sua decisão e retirou Jungbong da lista protegida. "Os ajustes são inevitáveis, a fim de entregar os Jogos para os atletas na forma que havíamos prometido em nossa candidatura ", disse Kim. "Desde que trouxemos os Jogos de Inverno para a Coréia no ano passado, foram relançadas as bases e o roteiro para sediar e ao sucesso dos Jogos, em conformidade com a nossa visão de transformar a Província de Gangwon em um centro de turismo de inverno no Leste da Ásia . "No ano passado, o Comitê Organizador de Pyeongchang foi estabelecida, e uma lei especial foi aprovada para apoiar a organização dos Jogos.As obras da ferrovia de alta velocidade Wonju-PyeongChang-Gangneung já iniciaram e o design dos locais de competição já começou.
As alterações foram feitas para se ter o máximo beneficio com o custo mínimo.A função delas é tornar possível com ainda menos dinheiro construir a Vila Olímpica e os dois Media Centers.Ao elaborar esse novo plano também se pensou na minimização da alteração da função original dos locais de competição após os Jogos.O governo local também irá expandir as verbas para o "Dream Program",cuja a função é envolver os atletas locais e estrangeiros para a popularização dos esportes de inverno no país e na Ásia.A província planeja fazer uma maratona anual no condado,sendo que a rota dela será entre os locais de competição dos Jogos.Gangwon é uma das províncias mais pobres da Coreia do Sul e sua independência financeira é baixa do Governo Central,por isso que o plano foi refeito,para se ter a melhor relação custo-benefício.Além é claro de que esta será a grande odisseia sul-coreana para os próximos anos.Esta alteração também coloca a baixo o projeto dos rinks de patinação serem resfriados com água marinha.
Do Inside the Games e do The Korean Herald
Nenhum comentário:
Postar um comentário