domingo, 26 de setembro de 2010

Jogos da Commonwealth correm risco de boicote

Das Agências Internacionais

A Ìndia está correndo contra o tempo para salvar os Jogos da Commonwealth,depois de vários atletas importantes terem desistido de participar e algumas Federações Nacionais terem ameaçado o boicote dos Jogos que vem enfrentando problemas de acomodações inadequadas, construções precárias e temores de segurança

As maiores consistências de boicote vieram das delegações da Escócia que sediará os próximos Jogos em 2014 em Glasgow que atrasou o embarque de sua delegação para Délhi e do País de Gales que deu um prazo de que até quarta feira que a segurança dos locais de competição e da vila deveria estar garantida.Enquanto isso as delegações da natação da Nova Zelândia e da Austrália procuram um plano B para não ficar na vila. Vários atletas anunciaram sua desistência do evento,

O presidente da Federação dos Jogos da Commonwealth disse no sábado que ainda havia muito trabalho a ser feito, em meio à apreensão sobre a segurança antes do início do evento na Índia na semana que vem e também ressaltou a sujeira e as condições precárias das instalações, mas afirmou que os jogos vão acontecer e todos os países enviarão seus atletas.

"Ainda há muito trabalho a ser feito e ainda não acabou," disse Michael Fennell, presidente da Federação dos Jogos da Commonwealth, no dia em que visitou a Vila dos Jogos.

Fennel resaltou que "A grande preocupação é a segurança dos atletas e autoridades. Haverá plena participação nos Jogos. Todos as 71 confederações comparecerão."

Os Jogos, realizados a cada quatro anos incluem a maioria das antigas colônias do Reino Unido além de Moçambique e Ruanda, custarão cerca de 6 bilhões de dólares. A terceira maior economia da Ásia foi escolhida para os Jogos em 2003, mas não tinha começado os preparativos até 2008.

A Índia esperava usar os Jogos para exibir sua crescente influência mundial e política, rivalizando com a vizinha China, que realizou uma Olímpiada opulenta há dois anos em Beijing em 2008.

No entanto, os Jogos estão se tornando uma vergonha para a maior democracia do mundo, uma vez que projetos de infraestrutura foram realizados em um ritmo extremamente lento em meio uma economia desaquecida.Alguns países deram um ultimato para a organização que enfrenta a ameaça de boicote por alguns membros num evento que comprova os clichês sobre o país que são caos,sujeira e corrupção.

Na quinta-feira, uma parte do teto da Arena do Levantamento de Peso desabou.Mas,tal vez a situação mais preocupante seja a da principal obra dos Jogos,o estádio Jawaharlal Nehru.Na terça feira,a passarela que ligava o estacionamento ao estádio desabou ferindo 32 operários.

Constrangido,pela situação Michael Cavanagh,presidente do Conselho Escôces para os Jogos da Commonwealth "Há pilhas de lixo, e até agora o local não está em condições de receber 6.500 atletas e autoridades. ..."

A situação não poderia ser pior.Há relatos de cães soltos na Vila,operários urinando em público,fezes humanas espalhadas pelas obras, poços de água parada servindo para criadores de mosquitos da dengue e há sem-tetos diante das principais instalações.

"Vergonha Nacional" foi a manchete de um jornal indiano.

O governo da Índia está correndo contra o tempo para garantir que tudo esteja pronto antes da abertura, no domingo que vem e minimiza que apesar desses problemas os Jogos serão um sucesso.

Nenhum comentário: