domingo, 9 de junho de 2013

Os Jogos do Mediterrâneo de Mersin-2013 não serão afetados pelos protestos na Turquia,admitiram os organizadores



Da Agência Reuters - Protestos violentos em várias cidades da Turquia desde o final de maio têm levantado preocupações sobre a segurança dos próximos Jogos do Mediterrâneo, na cidade costeira turca de Mersin.Mersin foi escolhida como sede substituta,após a renúncia de Volos,na Grécia em 2011,graças a crise econômica que atinge a zona do Euro. Em uma carta obtida com exclusividade pela Agência Reuters e dirigida aos organizadores dos Jogos do Mediterrâneo de 2013, o Comitê Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (ICMG, na sigla em inglês) pede garantias de segurança e mais informações sobre as manifestações em curso.

"Estou escrevendo para expressar, em nome dos meus colegas, a nossa grande preocupação e sensibilidade para com os infelizes acontecimentos que têm ocorrido na Turquia", disse o secretário-geral do ICMG,o grego, Isidoros Kouvelos, na carta dirigida a Ugur Erdener, chefe do Comitê Olímpico da Turquia e aos organizadores dos Jogos do Mediterrâneo de Mersin.

"Como vocês sabem, toda a família do Mediterrâneo acha a situação bastante preocupante, especialmente porque a Abertura dos Jogos de Mersin será em poucos dias", disse ele na carta datada de 6 de junho.

Mersin irá sediar o evento esportivo internacional entre 20 e 30 de junho.
Istambul, na disputa para sediar a Olimpíada de 2020, tem visto dezenas de milhares de pessoas inundando a praça Taksim, na região central, onde os protestos começaram há nove dias.

As manifestações se espalharam para várias grandes cidades, incluindo a capital Ancara, e o primeiro-ministro Tayyip Erdogan avisou que sua paciência estava se esgotando.
Os países ocidentais tinham a Turquia de Erdogan como um exemplo de democracia islâmica que poderia ser imitado em outras partes do Oriente Médio, mas a ação policial violenta tem ocasionado fortes críticas.
"A fim de tranquilizar a família do Mediterrâneo, eu acho que seria útil se vocês pudessem dar ao ICMG e a todos os comitês olímpicos nacionais do Mediterrâneo informações mais precisas sobre a situação na área de Adana-Mersin, e também a garantia de que todas as medidas necessárias foram tomadas para assegurar a segurança dos Jogos."

O evento é realizado uma vez a cada quatro anos,aonde participam 24 países da bacia do Mediterrâneo,que competem em 27 modalidades esportivas.
Os organizadores dos Jogos do Mediterrâneo não puderam ser imediatamente contatados para comentar.

Os Jogos de 2017,tem local definido,a cidade de Tarragona,,na Espanha.A cidade utilizará algumas instalações das Olímpiadas de Barcelona-1992.Já que Tarragona é bem próxima de Barcelona.


Nenhum comentário: