quinta-feira, 6 de junho de 2013

Brasil enviará delegação para 22 esportes na Uníversiada de Kazan



No mês de julho, a cidade russa de Kazan irá receber milhares de jovens atletas de todo mundo para a 27ª edição da Universíada de Verão. E o Brasil estará presente na disputa por medalhas em 22 dos 27 esportes. A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) iniciou a convocação dos atletas e comissões técnicas que irão representar o país na Universíada de Verão de e 2013, de 06 a 17/07. Entre eles, jovens promessas do esporte brasileiro com medalhas e participações em Olimpíadas e Mundiais.

Arthur Zanetti, da ginástica artística; Ketleyn Quadros, do judô; Ronald Julião, Ademir da Silva Jr., Caio Bonfim, Guilherme Cobbo e Jonathan Henrique, do atletismo; Guilherme Toldo e Renzo Agresta, da esgrima; Jaqueline Ferreira, do levantamento de peso; e Nicolas de Oliveira, da natação, são alguns dos destaques da delegação brasileira na Universiada 2013 que disputaram os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Depois do ouro em Shenzhen-2011, e do campeonato olímpico em Londres-2012,Arthur Zanetti encara mais uma Universíada "É um torneio bastante similar às Olimpíadas, com Vila Universitária e nível técnico alto, porque a maioria dos atletas que estão na Universíada competem em Mundiais e Jogos Olímpicos. Será minha terceira Universiade e vou fazer meu melhor", destacou Arthur, aluno de Educação Física da USCS, em Caetano do Sul (SP).

Já a judoca brasiliense Ketleyn Quadros, primeira judoca brasileira a conquistar uma medalha em olimpíadas em Beijing-2008, fará sua estreia na competição universitária. "Estou muita animada e curiosa, imaginando como será esta estreia já que nunca participei de uma Universíada Fico perguntando para as pessoas que já foram como é e sempre tenho boas notícias. Sei que além de uma competição grandiosa tem atletas fortíssimos. Estou tranquila, treinando muito e pensamento positivo", conta Ketleyn. 

Outros atletas estão de volta à Universíada e querem, de novo, subir ao pódio. Ronald Julião, bronze no lançamento de disco, em Shenzhen 2011; o judoca David Moura, bronze na China, categoria absoluto.Também estará retornando o time de vôlei feminino que foi campeão em Shenzhen 2011,comando por Hélio Griner .
“Esperamos mais uma vez, com apoio do COB, Ministério do Esporte e confederações especializadas, representar bem o Brasil, mostrando a força do desporto universitário nacional e proporcionando experiência de grandes competições a estes jovens atletas, já visando as Olimpíadas do Rio 2016”, destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU.

O Comitê Organizador de Kazan 2013 espera reunir mais de 10.500 atletas, com idade entre 17 e 28 anos, representando 170 países ao redor do mundo. Segunda maior competição poliesportiva do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos, a Universíada é palco para os jovens talentos do esporte.

Em Londres 2012, 154 atletas medalhistas em edições da Universíada participaram das Olimpíadas e conquistaram nada menos que 174 medalhas. “Isso mostra como as potências olímpicas utilizam a Universíada como palco e treino para os Jogos Olímpicos”, completa Luciano.

Com informações do site da CBDU e com adaptações do próprio autor.

Nenhum comentário: