sexta-feira, 30 de março de 2012

Postulantes para os Jogos Olímpicos de 2020, Doha,Qatar

A capital do Estado do Qatar se apresenta novamente para os Jogos Olímpicos pela segunda vez.Em sua tentativa para 2016,foi eliminada na postulação por ter proposto a realização dos Jogos em outubro,mesmo tendo uma nota superior ao Rio de Janeiro (6,9 contra 6,4)

Nesta proposta eles colocam datas semelhantes a 2016 (Jogos Olímpicos de 02-18/10 e Jogos Paralímpicos entre 04-15/11) e dessa vez eles negociaram com o COI se poderia ser feita uma exceção das datas devido ao fato das extremas temperaturas de Doha durante o verão,o que empurra os Jogos para o final do outono no hemisfério norte. Existem antecedentes que dão direito a isso (Seul 88 e Sydney 00 e foram realizados entre setembro e outubro) e (Melbourne 56 entre novembro e dezembro).O Qatar oferece sedes espetaculares e 91% delas em construção ou prevista.Seu caderno de aplicação é perfeito.

http://www.doha2020.qa/en/article/our-bid-applicant-file

MAS QUASE... Além das polêmicas relacionadas as datas,as temperaturas e o papel da mulher na sociedade qatari (o Qatar irá inscrever mulheres pela primeira vez numa Olimpíada em Londres’12).Mas,há um erro que pode queimar todo o esforço perante a Comissão Técnica do COI. A proposta é fazer as cerimônias no Lusail Iconic Stadium (o palco da final da Copa de 2022,com capacidade para 86,250 pessoas).Um estádio desenhado por Norman Foster e que ficará pronto em meados de 2019. Qual é o problema disso ? O Estádio não está dentro do baladiyah de Doha,e sim no vizinho de Al Daayen.

http://en.wikipedia.org/wiki/Municipalities_of_Qatar

É isso que estava no dossiê qatari para a Copa de 2022.

http://en.wikipedia.org/wiki/Qatar_2022_FIFA_World_Cup_bid

Para os padrões da FIFA é importante que todos estádios perto de Doha estivessem oficialmente em outros municípios para evitar uma concentração em uma só cidade,agora nessa “mudança” o estádio de Lusail está em Doha e essa mudança na zona de Lusail chama-se agora Parque Olímpico de Doha.Me parece que como as dunas do deserto mudam de posição, as fronteiras dos municípios qataris também mudem e assim um estádio que está em Al Daayen se mude para Doha

O ponto 34,1 da Carta Olímpica diz o seguinte: "The Opening and Closing Ceremonies must take place in the host city itself".As cerimônias devem ser realizadas na própria cidade sede, se a sede é Doha as cerimônias não podem ser em Lusail (Al Daayen), mesmo que esteja a 15km. de Doha, ainda que os limites municipais sejam alterados.

Em 2006,a espanhola Jaca,cometeu o mesmo erro (Jaca propunha as cerimônias em Zaragoza,que não é tão perto assim).


PROS:

-País emergente e próspero

-91% das sedes estão sendo construídas.

-Seria a primeira edição em país árabe e do Oriente Médio e os primeiros Jogos de Verão em uma cidade mulçumana já que os Jogos de Inverno de 1984 foram em Sarajevo.

CONTRAS:

- Dúvidas reais de que se quebram o ponto 34.1 da Carta Olímpica relacionado as cerimônias

-As datas (outubro/novembro)

-Temperaturas extremas.

-Papel da mulher na sociedade qatari

-Escândalo relacionado a escolha do país para a Copa de 2022

- Integração urbana da cidade de Doha

Entretanto, tenho as minhas reais dúvidas se passarão do corte de maio (a questão do Estádio de Lusail pode minar a candidatura). Se o COI respeitar a coerência que vem aplicando nos últimos tempos Doha é cortada,se não for Madri terá uma grande rival.

Nenhum comentário: