segunda-feira, 26 de março de 2012

Postulantes para os Jogos Olímpicos de 2020,Istambul Turquia -

A partir dessa semana, apresentarei as minhas opiniões sobre as cidades que estão postulando aos direitos de serem a cidade sede da XXXII Olimpíada da Era Moderna e dos XIV Jogos Paralímpicos de Verão. Cinco cidades estão postulando aos direitos de se tornarem candidata aos Jogos de 2020.O corte final será realizado em maio.Eu como um bom geógrafo e especialista em Jogos Olímpicos apresentarei as minhas visões e analisarei os seus projetos e suas realidade urbanas.A ordem de avaliação será a seguinte: Istambul (TUR),Baku (AZE),Madri (ESP),Doha (QAT) e por último Tóquio (JPN).De hoje até sexta-feira irei apresentar cada uma das postulantes e suas propostas.

Istambul 2020

Datas propostas : Jogos Olímpicos 07 a 23/08 e Jogos Paralímpicos 06 a 18/09

A última cidade a revelar seus planos para a postulação dos Jogos Olímpicos de 2020 foi Istambul que apresenta pela quinta vez uma postulação (2000,2004,2008,2012 e agora 2020).Istambul será a primeira a ser avaliada por aqui devido as informações ainda serem fresquinhas.Istambul apresenta características únicas como ser a única cidade em dois continentes (Europa-Ásia),a recente modernização da economia turca (média de crescimento de 9% nos últimos anos) e seu papel de potência regional emergente (sendo que a área de influência seria a Ásia Central,Sudeste Europeu e a região do Magreb)

Entendendo as questões históricas e geopolíticas da cidade é uma candidatura dispersa (sete clusters espalhados e distantes pela cidade) e praticamente virtual (apenas 5 das 33 instalações estão prontas e não precisam de obras,mas a rede de transportes é deficiente precisando de muitas obras e de uma expansão urgente).Assim,algumas das sedes propostas parecem não estarem em linha com a expressão “legado posterior” como o novo Estádio do Bósforo que ficaria na zona asiática e que teria capacidade para 70 mil pessoas e seria exclusivo para as cerimônias,algo impensado em cidades que tem estádios prontos e estão fazendo parte da sua realidade urbana.O atletismo iria para o Estádio Olímpico Atatürk (que apesar de ter menos de 15 anos precisa de reformas por ter erros na sua construção).

http://www.istanbul2020.com.tr/download/ist2020bidbookFR-ING.pdf

Dilema Turco

Depois de quatro postulações consecutivas para os Jogos Olímpicos (2000, 2004, 2008 e 2012) , a Turquia deu um tempo em suas ideias olímpicas e tentou a UEFA EURO2020, depois de três tentativas sucessivas para 2004, 2008 e 2012. Quando entendeu que o foco teria que ser apenas em um evento, bateram na trave: perderam por apenas um voto para a França que tinha o apoio declarado de Michel Platini. Se esperava uma postulação turca para qualquer um dos eventos e o primeiro a aparecer foram as Olimpíadas.O governo turco estava dando prioridade para a postulação, que dessa vez tem chances de finalmente ter algum sucesso estava tudo certo até quando a UEFA anunciar que o processo para a EURO2020 estava aberto. O primeiro-ministro do país, que até então defendia Istambul 2020 se virou para o outro lado e estava apoiando a UEFA.

Um membro influente do Comitê de Postulação de Istambul 2020 afirmou ao site Inside the Games que o país "está com fome por um grande evento" e que " não se surpreendeu com o discurso do primeiro-ministro anunciando uma candidatura para a UEFA EURO2020 ".

A Turquia apresenta uma estratégia estranha de apresentar duas postulações ao mesmo tempo e para o mesmo (Euro e Olimpíada) o que é considerado um tiro no pé. As expectativas turcas são de que irão para a fase da candidatura para os Jogos Olímpicos (o que provavelmente vai ocorrer). Mas na semana anterior ao resultado, deve transformar sua postulação para a Euro em oficial ou não Entretanto,não causará o efeito dominó na avaliação técnica do COI, já que na primeira fase o COI analisa apenas questões técnicas.O buraco pode ser tapado se a Turquia ganhar um dos dois eventos ou então o tiro sai pela culatra porque a Turquia adotou a mesma estratégia para os Jogos e as Euros de 2004,2008 e 2012 e não deu certo,sambou bonito....

Platini apoia a ideia turca, mas para exclusivamente a Euro2020,e colocou o país contra a parede.Já que para ele é impossível de Istambul sediar três eventos de grande porte em apenas 3 meses.Não há uma manifestação do COI,mas ele deve pensar da mesma forma.O “double hosting” é de certa forma muito arriscado.México,Alemanha e Estados Unidos foram os únicos países a terem esta condição e todos tiveram problemas.O Brasil está na mesma condição,entretanto não corre este risco ao contrário dos outros.A possibilidade de ter outro evento disputando as atenções com os Jogos Olímpicos e em apenas um mês de diferença pode colocar tudo a perder em relação a Olimpíada,já que a Turquia se configura como a grande favorita para a Euro2020 e tem chances reais de sediar os dois eventos.Entretanto, a confirmação da candidatura turca para a Euro fará com que Istambul perca votos cruciais e chaves.

Nas próximas semanas teremos cenas dos próximos capítulos...

Além disso, a Turquia também apresenta no momento uma candidatura para a EXPO 2020,sediará os Jogos do Mediterrâneo de 2013 em Mersin e as Surdolimpiadas de Verão de 2017 em Ancara,e nos últimos anos tem sediado vários eventos esportivos.

PROS:

- A Turquia está na sua quinta postulação olímpica e nunca foi finalista

-Istambul seria primeira cidade de dois continentes a sediar as Olímpicas. (Apesar da primeira Olimpíada da história em dois continentes foram os Jogos de Verão de 1956, realizados em Melbourne, cujas provas de hipismo foram em Estocolmo).

-Primeiras Olimpíadas em um país majoritariamente mulçumano (igual a Doha e Baku)

- Pujança econômica turca

CONTRAS:

-Proposta dispersa, com grandes distancia entre as sedes.

-Plano virtual, em quase todas as sedes e projeto de transporte ainda por ser feito.

-Propõem a construção de um novo estádio (Bosfóro) exclusivo para as Cerimônias, sendo que o atletismo e o futebol irão para outros estádios na cidade que precisam de reformas urgentes.

Entretanto, passando os problemas e deficiências expostas, a sua pontuação deverá ser maior do que a conseguida para 2012 (4,8) e provavelmente irá sobreviver ao corte e se isso acontecer, será provavelmente irá para a fase de candidatura e se tornará a principal rival de Madri,porque na votação final os membros do COI esquecem o fator técnico e o geopolítico se torna o fator chave.

Nenhum comentário: