quinta-feira, 22 de março de 2012

Crise econômica força FISU a transferir a Universíada de Inverno de 2013 da Eslovênia para a Itália

Originalmente marcada para Maribor, na Eslovênia,a Universíade de Inverno de 2013 terá outra sede.Trentino na Itália.

Há alguns meses,a Eslovênia estava demonstrando sérias dificuldades na organização da XXVI Universíada de Inverno.

Vários atrasos sucessivos foram registrados na construção das infraestruturas esportivas necessárias para os Jogos,a falta de recursos vindos de Liublijana e a renúncia coletiva de todos os membros do Comitê Organizador e o seu dissolvimento,forçaram a FISU a retirar os direitos do evento da cidade para o salvar.

Após expirar o prazo das últimas garantias da cidade de Maribor ,no dia 1
º deste mês o quadro executivo da FISU decidiu que a cidade de Maribor perderia os direitos de sediar o evento e o iria transferir para outra cidade que apresentasse condições melhores.

A FISU irá levar o caso a Corte Arbrital do Esporte em Lausanne de acordo com a claúsula 16 do contrato em caso de que ele não fosse cumprido.

As negociações com uma provável cidade suplente tiveram ínicio naquela semana.Várias opções foram consideradas, entre elas aquelas cidades que perderam os direitos de sediar o evento recentemente ou então alguma sede anterior dos últimos anos. Entre elas,uma opção que surgiu foi a região italiana de Trentino que recentemente havia renunciado a candidatura do evento de 2017 por questões financeiras.Para os games bidders,Trentino era a opção mais segura para o evento por apresentar instalações já prontas e ter campeonatos mundiais de esportes de inverno marcados para a região em anos próximos.

A região apareceu como uma opção segura devido a estes fatores e a disponibilidade do governo local e da Universidade de Trento estarem dispostos a financiarem o evento.No dia 16 de março,o acordo final foi assinado e assim a XXVI Universíada de Inverno foi salva.


Após essa confusão toda os Jogos que seriam realizados de 30 de janeiro a 9 de fevereiro foram empurrados para de 11 a 21 de dezembro,o que colocam vários ineditísmos na edição de Trentino,o primeiro é a realização de uma Universíade de Inverno durante o outono,o segundo a realização do evento no final do ano,já que é sempre realizado no ínicio do ano e também a primeira edição de Inverno que é realizada depois dos Jogos de Verão no mesmo ano.Apenas uma edição de inverno não foi realizada durante o inverno em 1970 em Rovaniemi,na Finlândia quando foi realizada no ínicio da primavera.A única vez que a Universíade de Verão foi realizada fora da estação foi em Porto Alegre 1963,quando a realização do evento durante o gélido inverno de Porto Alegre forçou a desistência de vários atletas.

Nenhum comentário: