quarta-feira, 1 de junho de 2011

A que ventos nos levaram para Baku

"As peças brancas e pretas do xadrez, apareceram para representar as divisões entre a luz e as trevas, o bem e o mal, no espírito do homem."

Garry Kasparov
(Nascido em 13 de abril de 1963, em Baku, no Azerbaijão)


Quando no dia 14,o Azerbaijão ganhou o Eurovision,milhares de eurofans ainda sonhavam com a quinta vitória da Suécia, e quebraram a cabeça para achar o país no mar. Ah, é uma pequena república, parece que é uma oligarquia sustentada pelo petrodólar.E aquele que é amante das estatísticas, o primeiro pensamento deve ser de vai ser o segundo país de maioria muçulmana sediar o festival, após a Turquia. Isso é relevante?A história da Turquia não é a mesma que a do Azerbaijão e que o magnetismo de Istambul não é o mesmo da pequena Baku,cujo o nome em persa significa "Cidade em que o vento bate." Mas,eu não sei se poderão organizar bem o próximo Eurovision

Em 2010, o pensamento mais pragmático era de que a Alemanha era um dos poucos países capazes de conseguir organizar o próximo festival,após a crise econômica que afetou na veia a Noruega durante a organização do Eurovision em 2009. Agora, como muitos estudos estão mostrando que o pico da produção de petróleo azeri será nos próximos anos. Mesmo que todos fãs que nuncam imaginaram uma vitória da economia do Azerbaijão,se você não conhece a história da economia do país.

O petróleo é explorado comercialmente desde 1872 e assim criou um pequeno centro de poder,impulginado na margem do Mar Cáspio.Um pequeno mar convulso que banha Irã,Rússia e Turcomenistão.Sem dúvida este é o Eurovision mais a leste da história.Será a terceira vez que o festival sairá geograficamente da Europa,as outras duas vezes foram em Jerusalém.Baku está a apenas 325 km da fronteira com o Irã.

Deve ser, talvez, esse sentimento de integração europeia, que força um desespero de ganhar o festival por parte de vários países da antiga URSS,já que a regra obriga a organização do concurso posterior a sua vitória.Esse desespero foi visto por parte da Estônia em 2002,da Letônia em 2003,da Ucrânia em 2005 e da Rússia em 2009.O Eurovision é um fato histórico determinante para a entrada da Estônia na União Europeia.

Em dezembro,o Eurovision Júnior será em Ierevan,na vizinha Armênia e em maio de 2012,o Eurovision chega a Baku. Estes festivais trazem em bom som o nome "Europa" e pela primeira vez estão indo para o Cáucaso, dois vizinhos cuja relação está no alerta vermelho,é tensa e há clima de confronto. Conflitos étnicos e da guerra do Nagorno-Karabakh,recortaram os mapas dos países causado as mortes de civis e milhares de pessoas deslocadas. Travada entre 1991 e 1994, após a paz assinado, ambos os países congelaram suas relações formais.

Um conflito latente que tem sido seguido no Eurovision, apesar de vários esforços dos artistas dos dois lados para se concentrar apenas na música, porque "a música não tem fronteiras", como apontaram educadamente Eldar e Nigar. Na verdade, se você quiser ir a Baku,não deve ir visitar Ierevan antes,porque é um problema sério.

Em 2009, a İctimai TV,a TV participante Azerbaijão foi acusada de bloquear o número de telefone para que os espectadores não podessem votar na Armênia e interromperam a transmissão durante a participação do país. Haviam vários argumentos e provas concretas apresentados, tanto do lado como o outro. Em em agosto do mesmo ano,os 43 azeris que tinham na Armênia, durante o concurso foram convocados para interrogatório no Ministério de Segurança Nacional em Baku, durante o qual eles foram acusados ​​de ser "antipatriotas" e uma "ameaça à segurança nacional" . Um dos entrevistados, Rovshan Nasirli denunciou que os telefones foram rastreados pelos interrogadores

E isso é uma gota num mar. A Human Rights Watch denunciou a prisão de jornalistas dissidentes, e que as políticas que anulam a liberdade de expressão são ainda remanescentes e mais vivas num país muito conservador,cuja a lei de censura existia até 1998.

O homossexualismo foi descriminalizado em 2000 e os homossexuais,deixaram de ser punidos por isso, mas ele é ainda um "crime" em uma sociedade extremamente conservadora. Como exemplo, em 2009 um livro ficou famoso o livro "Artush e Zaur", uma história de amor entre dois homens, um Armênia e do Azerbeijão. Finalmente, o autor teve que publicar o livro na Mongólia, porque a editora considerou o livro uma "história vergonhosa."

O que pode ser o Eurovision? Sendo um festival de música, não se pode ir em situações políticas. Mas,o país organizador é obrigado a dar uma boa imagem para o resto do mundo.Pode ser apenas o começo de algo novo no país e de uma abertura política.
Se eles estão dispostos a organizar o Eurovision como uma janela que mostra o país para mundo, devemos estar dispostos e exigindo que o processo que já começou e ir para a frente,já que o processo começou e temos que estar com a cabeça aberta para entendermos a República do Azerbaijão.

O Eurovision de 2012 será para o Azerbaijão o que foi para aqueles países do leste que sediaram o certame apenas uma vez em anos recentes (casos de Turquia,Sérvia, Rússia,Letônia,Estônia e a Ucrânia) que estes países também são Europa.Talvez a cobrança será maior para eles,já que ao contrário dos outros a vitória azeri é contestável.

Tanto é que ha boatos que rolam pela internet,dizendo que haverá uma mudança de regras para o Eurovision 2012: todos os países deverão realizar algum tipo de seleção aberta para escolher seu represenante. O site EESConnet.dk publicou que essa nova regra será implementada após várias reclamações de que "certos" países estavam comprando a vitória. Um país terá três possibilidades para escolher seu representante:
  • Final nacional com vários artistas e músicas;
  • Escolha interna do artista e final nacional com várias músicas;
  • Escolha interna da música e final nacional com vários artistas a interpretando.

O mais importante dessa nova regra é que o público escolha quem ou que música estará à frente de seu país em Baku. Jarmo Siim, coordenador de comunicação da EBU, afirmou que as regras para a próxima edição do festival serão conhecidas durante o passar do ano.

Nenhum comentário: