terça-feira, 17 de maio de 2011

Brasília é candidata a sede da Universíade 2017

Nesta quarta-feira (18/05) o secretário de Esporte do Governo do Distrito Federal, Célio René, integra a delegação brasileira que vai lutar para que Brasília sedie a Universíade 2017, maior evento esportivo estudantil do mundo. A oficina de apresentação acontece na Bélgica e vai ditar as regras para que as concorrentes Brasília, Kocaeli (Turquia) e Taipei (China) recebam o evento. Além do secretário, mais quatro membros da Confederação Brasileira do Desporto Universitário integram a comitiva.

A carta de intenção para participar do evento foi enviada na última semana. Agora a delegação brasileira vai brigar pelo Evento. “A Universíade é um dos maiores eventos esportivos do mundo, ficando atrás somente das Olimpíadas e da Copa do Mundo. Estamos lutando para que Brasília esteja nesse circuito internacional esportivo”, diz René.

A Universíade é o único evento multiesportivo do mundo que conecta estudantes acadêmicos no esporte. São 12 dias de competições em 14 modalidades, podendo o comitê organizador adicionar até 12 modalidades opcionais Em 2017, são esperados mais de 9 mil atletas de 170 países. Além disso, o evento tem mais quatro dias de conferência sobre esporte universitário, que reúne cerca de 200 participantes de mais de 50 países.

Na última sexta-feira, Célio René esteve na Câmara Legislativa do DF para pedir apoio do poder legislativo na candidatura de Brasília. “A Frente Parlamentar de Esporte apóia totalmente a iniciativa do governo, pois mostra a todos que Brasília está se preparando para ser a capital do esporte”, afirma o deputado distrital Evandro Garla, presidente da Frente.

Apoio dos brasiliensesA delegação viajou para Bruxelas nesta segunda-feira. Depois deste primeiro workshop, as cidades candidatas vão apresentar um dossiê das candidaturas e receberão a visita de inspeção do Comitê de Avaliação da Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU). O resultado final e a eleição da cidade-sede estão previstos para novembro de 2011.

Adaptado do Site da Secretaria de Esporte de Lazer do Distrito Federal

Nenhum comentário: