sábado, 26 de setembro de 2009

A República Popular da China não boicotou o Encerramento das Surdolímpiadas em Taipei

Ao contrário do ocorrido na Cerimônia de Abertura das Surdolímpiadas em Taipei,a delegação da República Popular da China,não boicotou a Cerimônia de Encerramento do mesmo evento,isto foi confirmado pela Chefe da Delegação chinesa Zhao Sujing.
Enquanto a maioria da delegação de 78 atletas tinha voltado pra casa,os 10 que sobraram até o final dos Jogos participaram do evento sem problema.

O comentário local sobre o boicote da Cerimônia de Abertura,foi a presença do presidente da ilha Ying-jeou Ma,já que a República Popular da China não reconhece a ilha de Taiwan como um país independente e sim uma província rebelde,e Beijing espera a reunificação do país e não quer dar a impressão de que reconhece a ilha como um país politicamente independente,já que reconhece financeiramente e desconhece a figura do presidente local.

Situação parecida aconteceu em Julho,quando a China Continental também boicotou as Cerimônias dos World Games (Espécie de Jogos Olímpicos para os Esportes e provas que não estão no programa olímpico) em Kaohsiung,no norte de Taiwan aonde a China só esteve presente com sua delegação nas competições e não nas cerimônias aonde fora representada somente por sua bandeira.

Beijing,olhou com maus olhos,a visita consentida por Taiwan do Dalai Lama,entre 30 de Agosto e 4 de Setembro para consolar espiritualmente as vitimas do tufão Morakot que arrasou a ilha.Mas, Beijing entendeu que a visita seria uma atitude dele de conseguir apoio para a independência do Tibet,e insistiu que a viagem seria de motivos políticos.

E graças a melhora das relações entre os dois lados do estreito a República Popular da China,decidiu mandar sua delegação para os dois eventos.(Os World Games e as Surdolímpiadas).

A chefe da delegação chinesa Zhao,também explicou que o boicote da Cerimônia de Abertura não foi planejado e foi causado por problemas com o transporte “Tivemos problemas com a ida dos atletas,pois saíram de várias partes do país e todos teriam que se encontrar em Beijing primeiro,além disso muitos tiveram problemas com os passaportes e isso atrasou a nossa chegada a Taipei”.
Zhao,também explicou que todos estão muito felizes com a performance da delegação.”Foram 12 ouros,9 pratas e 17 bronzes,a melhor participação chinesa na história dos Jogos”.A República Popular da China,conseguiu o dobro de medalhas que tinha conseguido em Melbourne,na Austrália em 2005 e ainda conseguiu ficar em quarto lugar no quadro total.

Traduzido e Adaptado de http://english.cna.com.tw/TopicNews/ShowTopicNews.aspx?TopicNo=25&strNewsID=200909150024&strType=&PageNo=1

Nenhum comentário: