sexta-feira, 8 de maio de 2009

Falta de Opção ? Ana Paula Padrão Assina com a Record por 4 anos.

Ana Paula Padrão rompeu o contrato com o SBT por que se recusava a apresentar o principal jornal da casa.

A jornalista, que é uma “marca” televisiva de indiscutível prestígio e uma profissional de ideias fortes, opiniões consistentes e tarimbada, queria fazer várias coisas na área,além de só não ler notícias.

Depois de ter aberto uma produtora independente e produzir uma série de longas reportagens nos últimos dois anos, tinha metas claras de investimento num jornalismo mais que seria o diferencial.Mais aprofundado...

Rodou,rodou e rodou e acabou voltando para o posto de uma mera leitora de notícias. no Jornal da Record, dividirá a bancada com Celso Freitas.

O que há de exemplar no destino de Ana Paula Padrão é o quanto a televisão brasileira não consegue se livrar dos modelos ultrapassados e isso acaba fazendo que uma profissional do porte dela não consiga dar certo no modelo engessado atual do jornalismo brasileiro.

Segundo vários blogs especializados em televisão os comentários nos corredores da Record, o que mais se ouvia ontem era várias apostas sobre a estadia de Ana Paula no canal: Vai durar quanto tempo ?

Será que Ana Paula se sentirá à vontade num jornal que é praticamente um programa policial e ignora praticamente o panorama econômico ou político? Até que ponto ela conseguirá imprimir sua marca ao programa?

O que há de exemplar nos possíveis dilemas de Ana Paula,que sempre alega motivos pessoais toda vez que rompe contrato com alguma emissora é que eles estão longe de dizer respeito apenas a ela.

Os jornalistas de televisão, simplesmente, não têm espaço para desenvolver um trabalho mais autoral ou aprofundado.

Com a concorrência da internet,sendo a menina dos olhos do modelo digital e com tempos que estão negros para a mídia, ao invés de ousar,a televisão, parece ter dado um passo atrás em seu jornalismo.

Profissionais de todas as emissoras queixam-se da dificuldade de desenvolver uma originalidade das pautas e da cobrança para que haja tenham telejornais mais populares, quando não “interativos” - seja lá o que isso signifique hoje na televisão.O SBT percebeu que voltar ao popular dá certo,vide a audiência da primeira semana dos "novos" programas Casos de Família e a volta do clássico Programa do Ratinho.

Se você prestar atenção e irá ver de cara: É cada vez mais comum ver repórteres de primeira fazendo matérias quadradas, óbvias ou, pior, apenas descrevendo a situação do trânsito do alto de um helicóptero.

Por que, no Brasil, não existe um profissional como os reporteres, da CNN?
Porque é claro que as corporações televisivas não deixam

Trazer Ana Paula Padrão para o canal era parte primordial do projeto da Record para ter um reforço sua cobertura exclusiva de eventos esportivos especiais, divulgou hoje Mônica Bergamo em sua coluna na Folha. Ela deve ancorar o telejornal ao vivo de Londres durante as Olimpiadas de 2012, de Guadalajara no Pan de 2011 e de Vancouver, que sediará os Jogos de Inverno no ano que vem.Mesmo com Ana Paula Padrão os especialistas em mídia esportiva colocam que essa cobertura irá ser um fracasso.

Perdem os jornalistas. Perdem as tevês. Todos nós perdemos.

O autor anda descontente com a qualidade do Telejornalismo no Brasil e ultimamente não tenho tido paciência pra ver Telejornal a não ser da Globo News,por que os outros canais de notícias.... Vou te contar...

Nenhum comentário: