quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Venda do Meia Hora e do O Dia é desmentida


Tanto a direção do grupo Ejesa de comunicação, que publica os jornais O Dia, Marca e Meia Hora, no Rio de Janeiro, e o Brasil Econômico, em nível nacional, que integra a holding portuguesa Ongoing, quanto a Rede Record de Televisão, pertencente à Igreja Universal do Reino de Deus, sob o controle de Edir Macedo, negaram nesta quarta-feira que estivessem em negociação. Nota divulgada na coluna da jornalista Anna Ramalho, pela página eletrônica do Jornal do Brasil, sob o título Record acerta a compra do jornal O Dia, foi desmentida pela assessoria de Comunicação Social da Record, e pelaEjesa.
Segundo a colunista Anna Ramalho, “o que se especula já há um mês acaba de se concretizar. A TV Record fechou a compra do jornal carioca O Dia, que estava nas mãos do grupo português Ongoing desde abril de 2010. O anúncio oficial será feito só na semana que vem, mas a alta cúpula da publicação já foi avisada que a troca de comando acontece em breve. ARecord já tem jornais diários em Vitória, Belo Horizonte e Porto Alegre e queria, há tempos, ter um periódico no mercado carioca. Não foram revelados valores, mas devem ser superiores aos US$ 75 milhões que os portugueses pagaram também pelos jornais Marca e Meia Hora em 2010″.
Em nota oficial encaminhada ao Jornal do Brasil, no entanto, a presidente do Conselho de Administração da Ejesa, Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcellos, disse que o grupo “não está em negociação com a Rede Record ou com qualquer outro grupo de comunicação para a venda do jornal O Dia ou dos outros veículos controlados pela empresa”. Um comunicado de semelhante teor foi distribuído aos funcionários dos jornais controlados pelo grupo.
“Gostaríamos de tranquilizar a todos e esclarecer que, diferentemente do que está sendo divulgado pela imprensa, a Ejesa não vendeu o jornal O Dia e nenhum de seus títulos para a Rede Record. Conforme comunicado enviado há algumas semanas gostaríamos de reforçar aqui, que a compra dos jornais da Editora O Dia em 2010 foi parte da estratégia de expansão da Ejesa, a qual consideramos acertada e de grande sucesso. Não há fundamentação, razão e nenhum caminho traçado num sentido contrário aos investimentos tomados nos últimos anos para crescimento e modernização de nossos próprios veículos”, diz a mensagem, assinada pela direção da empresa.
Nota idêntica àquela publicada no JB foi reproduzida, no último dia 17, na coluna Radar, da revista semanal da Veja, assinada pelo jornalista Lauro Jardim. Também, na oportunidade, a executiva Maria Vasconcellos negou a intenção da empresa de vender os títulos editados, entre eles O Dia.
Do Jornal do Brasil

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