sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pífia Audiência da Record durante as Olimpíadas de 2012 repercute até mesmo fora do Brasil..

O canal que transmite as Olimpíadas pela primeira vez,conseguiu aumentar sua audiência e inclusive em alguns momentos quando chega a passar a sua principal rival,a TV Globo,mas mesmo assim mantém o terceiro lugar.

Se essa notícia viesse de algum site brasileiro eu até desconfiaria.Mas,não ! Ela veio de um site estrangeiro responsável e que é referência  por cobrir notícias do mundo do showbizz.Este post foi traduzido do site Hollywood Reporter.


Pela primeira vez na história,a principal emissora de televisão do Brasil,a Rede Globo,não está transmitindo os Jogos Olímpicos com exclusividade,já que neste ano a dona dos direitos exclusivos é a TV Record,que comprou os direitos em 2007.

Desde 2004,a TV Record,emissora brasileira sediada em São Paulo,tenta tirar da Rede Globo,os direitos de vários eventos esportivos ,assim quebrando o monopólio da emissora.Entretanto,a emissora que é o principal meio de comunicação dos Jogos no Brasil,não teve um aumento drástico em sua audiência,como era esperado.Em geral,a emissora está a passos largos dos índices da Rede Globo,apesar de ter conseguido a liderança em alguns horários como o jogo da seleção brasileira contra a Nova Zelândia em 1º de agosto.

De acordo com o IBOPE (instituto brasileiro responsável pela medição de audiência),nesta semana a Rede Globo marcou média diária de 13,5 pontos,enquanto o SBT marcou  uma média de 6 pontos,enquanto a Record teve a média de 5,1 pontos.

Isso apesar de que as outras emissoras abertas,estão autorizadas pela Record para transmitir apenas seis minutos diários  de imagens das Olimpíadas e estas imagens só podem ser exibidas em três jornais por dia.As emissoras concorrentes devem esperar mais de três horas do fim de cada evento para exibir as imagens.

De acordo com a revista semanal brasileira Veja,a Record pagou há cinco anos US$ 30 milhões (R$ 60 milhões),pelos direitos exclusivos.

Roberta Margerit,assessora do departamento de comunicação da TV Globo ,disse para o THR,nesta segunda-feira que a escolha da emissora responsável foi feita antes dos Jogos Olimpícos de Beijing.”Dobramos a nossa proposta,mas naquele exato momento,não eramos capazes de bater o valor.Não iríamos conseguir bater , nem mesmo se aumentássemos a nossa receita com propaganda para obter a exclusividade do evento”.

Como resultado,a Globo decidiu comprar os direitos de imagem do Serviço de Radiofusão Olimpico,para não precisar exibir as imagens da emissora concorrente,entretanto deve dar os créditos a ela.

A avaliação decepcionante do público e da crítica, é algo problemático para a Record,que investiu pesadamente em sua cobertura dos Jogos.Além da transmissão pela televisão,a emissora oferece a transmissão por meio de cinco canais em seu site,o R7,que transmite os eventos 24 por dia.O site também apresenta replays e destaques de cada dia dos Jogos.

Segundo,o jornal Folha de São Paulo,a rede chegou a contratar o instituto francês  Ipsos Marplan para medir o impacto da transmissão no público e a preferência dele durante os Jogos,pois ela está em discordância com os dados registrados pelo IBOPE.

Ainda assim, a TV Globo emitiu um comunicado explicando os limites de sua cobertura Olimpíadas desde que muitos espectadores não estavam entendendo o porque da emissora carioca não estar transmitindo os Jogos desse ano.

Margarit,também contou ao The Hollywood Reporter,que a forma de que o COI negociou os direitos da próxima edição dos Jogos Olímpicos de 2016,de uma forma diferente,o COI autorizou todas as emissoras abertas a cobrirem os Jogos sem nenhuma restrição.

Ela também,comentou que a Record,não está indo bem nas avaliações realizadas pelo Comitê Olímpico Internacional “ o Sportv,a ESPN  e  a Band Sports que são emissoras de televisão a cabo”,estão sendo melhores avaliadas do que a própria Record,o que pode forçar ao COI escolher uma outra emissora de televisão aberta que tem mais audiência e visibilidade do que a Record".




Nenhum comentário: