domingo, 27 de maio de 2012

Suécia ganha o mais controverso Eurovision dos últimos anos



A sueca Loreen agradou de assalto mais de 100 milhões de pessoas por toda a Europa,dois dias após constranger as autoridades azeris,por ter se encontrado com a dissidência política local.

De origem berber,a cantora conquistou os juris e o público de 40 dos outros 41 participantes,os agradando com uma música de batidas eletrônicas grudentas,coreografia inspirada e como Sandie Shaw em 1967 cantando descalça .

Euphoria,que é uma típica música para baladas e academias massacrou a segunda colocada,um grupo composto por simpáticas seis velinhas de uma vila na remota Udimúrtia,uma das repúblicas da Rússia,as Buranovskiye Babushki que queriam conquistar os corações cantando música pop,em trajes típicos
e o terceiro colocado o experiente e consagrado Željko Joksimović,Željko já estava em sua terceira participação como artista no festival,além de ter sido compositor de algumas entradas anteriores dos balcãs, da Sérvia,o quarto lugar foi o da participante local Səbinə Babayeva.

Essa foi a quinta vitória do país na extravaganza musical-que é conhecida na Europa como algo kitsh pesado.Mas,que mesmo assim atrai mais audiência do que a cerimônia de entrega do Oscar.

Ao contrário do Azerbaijão, cuja esta foi a quinta participação,a Suécia tem 52 participações no Eurovision,é uma velha conhecida e participante recordista.Organiza anualmente a mais prestigiada e mais conhecida seleção nacional.Os números da audiência do Melodifestivalen são impressionantes,chegando a ter 90 a 95% das televisões ligadas e ainda é mais impressionante a participação do país no mercado musical doméstico e na mídia local.Durante os meses de fevereiro e março,os programas de televisão das duas emissoras suecas só repercutem o assunto.

A primeira participação da Suécia,remonta a 1958.Mas,já faziam treze anos da sua última vitória.Em 1999,Charlotte Nilsson ganhou o festival em 1999,quando foi em Jerusalém,com "Take me to your heaven".

A Suécia também ganhou em 1984,em Luxemburgo com o trio de irmãos Herreys,também ganhou em 1991,em Roma,após uma votação conturbada e um empate com a francesa Amina.

Mas,entretanto cabe ao país,a vitória mais marcante de todos os tempos,quando em 1974,o ABBA,ganhou o festival em Brighton e ele é considerado o trampolim para a fama do grupo.

O sistema de votação é complexo,jaá que resulta dos votos do público por meio de SMS,com um júri profissional de 5 pessoas.A audiência de um país está bloqueada de votar em seu próprio candidato.

Mas neste ano,o Eurovision voltou a estar nas manchente por questões políticas,já que os grupos oposicionistas acusavam o ditador İlham Əliyev de usar o festival para a promoção política e ideológica de seu regime e tentar alienar a comunidade internacional que o país é propício para investimentos e viagens turísticas para tirar o foco do governo autoritário e que há demanda sobre a democracia no país e também que ele deve renunciar.

Dezenas de manifestantes foram presos,no mês passado durante uma manifestação pacífica na capital Baku.

Após,a controversa vitória do duo Elli&Nikki no ano passado em Düsseldorf,na Alemanha,o que foi considerado um ato de sucesso da propaganda de Əliyev,com a sua vitória,a sua eterna inimiga histórica,a vizinha Armênia,foi obrigada a desistir do festival desse ano em cima da hora.Já que desde o fim da União Soviética estão em guerra devido a alguns territórios de fronteira e aos exclaves e enclaves de Nagorno-Karabakh e de de Nakhchivan.

O país teve a necessidade de investir em infraestrutura para o evento,já que não tinha condições de sediar o evento.Uma arena em estado de arte foi construída em apenas sete meses e para isso,milhares de pessoas foram removidas de suas casas.Pois havia a necessidade de expansão de avenidas e ruas para se chegar ao Crystal Hall,nenhum dos moradores removidos ganhou indenizações justas.As críticas não foram só de entidades locais e sim de meios internacionais como a BBC.

O caldo foi entornando para o país,já que é o um país de maioria da população mulçumana sendo 90% dela composta de 85% de xiitas e de 15% de sunitas.Setores mais conservadores do país foram extramente contra a realização do festival em solo azeri,já que ele iria levar a cultura e valores estrangeiros para o país,além de homossexuais e outros grupos indesejáveis para o solo azeri.Faltando alguns dias,para o festival,vários sites relacionados ao festival foram atacados por hackers,inclusive o maior site de fãs do concurso.Essa rejeição praticamente afastou os fãs estrangeiros do concurso,fazendo com que a venda de ingressos desse prejuízo a organização.

 O clima já não estava bom,quando na quinta-feira,a ainda vencedora Loreen visitou os ativistas que acusam o governo de forçar as pessoas de suas casas para a construção da avenida que leva ao Baku Crystall Hall,uma acusação que Baku nega.

Loreen ao visitar o grupo da opsição declarou o seguinte

"Estas são pessoas que passaram por muito e devem começar a contar suas histórias. Haverá imprensa presente e eles vão começar a dizer a verdade. Será o outro lado da frente que está sendo mostrada. É uma frente forte, é tão bonita como qualquer coisa, mas o que acontece por trás ? "Loreen disse a agência de notícias TT no momento da reunião.

De acordo,com o jornal sueco Expressen,não houve nenhum problema durante o encontro.Mas,a agência oficial do governo azeri,a APA divulgou que Loreen tinha sido orientada pelo embaixador da Suécia em Baku para fazer algum protesto político durante a sua apresentação,durante na segunda semi-final,na quinta. 

Isso causou um constrangimento para as autoridades locais,ao ponto do chefe de gabinete do presidente azeri,pedir a EBU que proibisse o encontro dos participantes com os grupos "anti-Azerbaijão".

"A União Europeia de Radiodifusão deve intervir nesta questão e parar essas ações politizadas", disse a agência de notícias Trend.

No entanto, o ministério do Exterior sueco nega que o embaixador disse Loreen para fazer quaisquer declarações.

"Não há substância no rumor de que o embaixador pediu a Loreen para fazer quaisquer declarações políticas", disse o ministro Theo Zettermann

Loreen eventuamente ganharia a semi-final naquela noite e sentaria na cadeira quente naquele instante quando alguns minutos uma pergunta na coletiva de imprensa dos vencedores aumentou ainda mais a fogueira em volta de Loreen.

Uma jornalista do jornal sueco
Nöjesbladet,perguntou para a Loreen sobre o encontro dela com os grupos oposicionistas.O chefe de conferências do Crystall Hall tentou interromper a pergunta,mas Loreen foi enfática em responder da seguinte forma

"Há dois lados para mim, um é privado e outro de jornalista. Agora eu quero focar as energias positivas criadas nessa noite ".
  
As coisas não poderiam piorar para a sueca,quando no ensaio do júri da final,ela se engasgou com a neve artificial do principal efeito especial de sua performance.O ensaio acabou vazando na internet e deixou muita gente perplexa,entretanto o juri minimizou o incidente.Porque durante a final televisionada a performance foi um sucesso,para uma música que a alguns meses já estava na lista das mais tocadas em rádios de toda a Europa.

O inevitável a mais de dois meses virou certeza,e deixou constrangido o governo de Əliyev,durante a votação,a Suécia assumiu a liderança da votação,não saindo dali até o final.Para piorar a semana do governo autoritário,a Baku foi eliminada do processo de candidatura dos Jogos Olímpicos de 2020.


Nosso próximo encontro será em alguma cidade da Suécia,entre 14,16 e 18 de maio de 2013.


"We going up-up-up-up !"

Nenhum comentário: