terça-feira, 29 de maio de 2012

För Sverige kommer vi att under 2013, men vad är då staden?

Traduzindo : Em 2013 iremos para a Suécia,mas para qual cidade ?  

Notícias da Suécia,ao contrário do que parece o próximo Eurovision Song Contest será provalvelmente fora da capital Estocolmo.

Apesar do que parece,Estocolmo é fora de cogitação para a realização do Eurovision 2013,não pelo seu tamanho e por não estrutura (Estocolmo já sediou o evento em 2000).Mas,dessa vez é porque a cidade está cheia de eventos na semana do festival.A tradicional Globen Arena foi descartada devido a realização do Mundial de Hóquei no Gelo entre 3 e 19 de maio (o Eurovision está marcado para 18 de maio).Outro fator que expulsa o Eurovision de Estocolmo é a final da Copa da Suécia na novíssima Friends Arena (capacidade para 70 mil pessoas) no subúrbio de Solna,também deverá ser cortada,já que a final do torneio está marcada para 23 de maio  e em cinco dias é impossível desmontar uma infraestrutura do tamanho atual do festival (gigantesca).Além de Estocolmo,apareceram como alternativas Gotemburgo e Malmö.Mas,por íncrivel que pareça nenhuma delas tem uma arena que apresente condições para o Eurovision moderno,já que a capacidade delas é de menos de 15 mil pessoas,o que sobra o Svenska Mässan em Gotemburgo..O Svenska Massän é o maior centro de convenções da Suécia.Ambas arenas estavam sem nenhum evento na semana do Eurovision,o que deixa claro o título do artigo.O Eurovision 2013,é mais um na nova tendência do festival nesta década,tirar o evento da capital do país,caso ele tenha alguma outra alternativa. Em 2010,o festival foi em Bærum,na Noruega e em 2011 em Düsseldorf,na Alemanha.O festival desse ano foi em Baku, que é a capital do Azerbaijão por ser a única cidade a ter infraestrutura no país.A mídia local sueca está com a pulga atrás da orelha para conhecer aquela cidade que vai ser a sede do evento mais esperado do país nos últimos 13 anos.

Gotemburgo aparece como favorita por questões de logística,ser uma reconhecida e consagrada sede de eventos de grande porte,shows e uma cidade estruturada,o que lhe dá muitos pontos na frente.

Conhecendo as candidatas:


Malmö por sua vez aparece como alternativa,devido a sua localização estratégica e ser um ponto privilegiado,devido ao estreito de Öresund (quando se falar de Suécia será com Ö,quando se falar de Dinamarca será com Ø).Por íncrivel que pareça a terceira maior cidade da Suécia,faz parte da Região Metropolitana de Copenhague,fazendo parte da região conhecida como Scania,o que deriva o nome de Escandinávia.A proximidade de Malmö e Copenhague é encurtada graças a famosa Ligação do Öresund (o termo ponte não deve ser usado já que é composto de uma ponte e um túnel submarino),que é a ligação terrestre entre a Escandinávia e a Europa,encurtando pra caramba os gastos e o tempo e sendo uma alternativa barata e segura,evitando assim o ferry -boat,já que a profundidade do Estreito é baixa (10m no ponto mais fundo).Por causa da ponte,o metrô de Malmö segue o padrão dinamarquês.Por sua vez,Malmö é a terceira maior cidade da Suécia com 300 mil habitantes,se localiza no extremo sul da Escandinávia,tem um passado portuário muito forte,pois era um dos principais portos da Liga Hanseática Malmo destaca-se por sua riqueza arquitetônica e seus edifícios renascentistas, como sua prefeitura da primeira metade do século XVI e pelo modernismo.O prédio mais famoso da cidade é o Tunning Torso,desenhado por Santiago Calatrava.Malmö é um canteiro de obras a céu aberto,pois tem vários tesouros arquitetônicos. A cidade tem ruazinhas e praças encantadoras, como a Lilla Torg, cheia de cafés, restaurantes e lojinhas.Malmö,nos apresenta a Hylië Aren

Gotemburgo é o centro geográfico da Escandinávia,pois praticamente tem a mesma distância para todas as capitais nórdicas e exatamente a metade de viagem entre Oslo e Estocolmo.É considerada o portal da Escandinávia, é o porto mais importante da Suécia e a segunda maior cidade, depois de Estocolmo. Uma pesquisa feita na Suécia mostrou que mais da metade da população gostaria de se mudar para Gotemburgo, o que mostra a atmosfera amigável da cidade e isso repercute em sua fama.A cidade é um pouco menor do que o Plano Piloto de Brasília com 485 mil habitantes.A cidade fica foz do rio Göta Älv, que a separa em duas partes. Na margem norte do rio fica a ilha de Hisingen. O porto marítimo de Gotemburgo, é o maior da Escandinávia. As principais atrações turísticas de Gotemburgo são os barcos  do século XIX e XX do Maritima Centrum, um museu flutuante. Os barcos, entre eles um submarino, podem ser visitados. O coração de Gotemburgo é sua larga avenida, a Kungsportavenyn cheia de lojas, bares e restaurantes, lotados no verão. A cidae possui também o maior parque de diversões da Suécia, o Lisebergs Nöjespark. 

Nas próximas semanas,a SVT irá confirmar a sede.Mas,não esperem o festival em Estocolmo.

Til Sverige 

Nenhum comentário: