desmontou um atentado terrorista na véspera da final do Eurovision.A operação deu certo,dois terroristas foram mortos e quarenta foram presos.
Baku,30 de maio - O ministério do interior azeri,anunciou hoje que frustrou um atentado terrorista que seria executado durante a realização da máxima produção da European Broadcasting Union,que foi realizada semana passada na capital azeri.
A operação realizada durante a tarde de sexta-feira,terminou com a morte de dois terroristas e a prisão de 40 membros do mesmo.Na mesma operação,segundo a agência EFE foram encontrados fuzis automáticos,explosivos e munição.
Os terroristas tinham planejado instalar artefatos naqueles lugares aonde a presença de estrangeiros era maior durante o festival,disse o portavoz do minstério do interior.
O grupo terrorista era originário do Daguestão e estava coordenado por Vulgar Podorov e tinha como intenção explodir os artefatos localizados no Baku Crystal Hall,na Praça da Bandeira,além de carros bomba nos hóteis Hilton e Mariott,aonde estavam as delegações dos países representantes.
Um dos terroristas,tinha mãos um ingresso para a final do Festival e iria certamente detonar uma bomba de ruídos no meio da audiência durante o evento,cuja função seria causar pânico entre o público que estava na arena.
Além dos locais sobrecitados,estavam planejados ataques a igrejas de várias confissões e aos prédios do governo azeri.
A provável origem dos terroristas é o Daguestão,república russa fronteriça com o Azerbaijão e que se escondem na fronteira com o Azerbaijão,o grupo quer implementar a sharia e um emirado no Caúcasso Norte.
Traduzindo : Em 2013 iremos para a Suécia,mas para qual cidade ?
Notícias da Suécia,ao contrário do que parece o próximo Eurovision Song Contest será provalvelmente fora da capital Estocolmo.
Apesar do que parece,Estocolmo é fora de cogitação para a realização do Eurovision 2013,não pelo seu tamanho e por não estrutura (Estocolmo já sediou o evento em 2000).Mas,dessa vez é porque a cidade está cheia de eventos na semana do festival.A tradicional Globen Arena foi descartada devido a realização do Mundial de Hóquei no Gelo entre 3 e 19 de maio (o Eurovision está marcado para 18 de maio).Outro fator que expulsa o Eurovision de Estocolmo é a final da Copa da Suécia na novíssima Friends Arena (capacidade para 70 mil pessoas) no subúrbio de Solna,também deverá ser cortada,já que a final do torneio está marcada para 23 de maio e em cinco dias é impossível desmontar uma infraestrutura do tamanho atual do festival (gigantesca).Além de Estocolmo,apareceram como alternativas Gotemburgo e Malmö.Mas,por íncrivel que pareça nenhuma delas tem uma arena que apresente condições para o Eurovision moderno,já que a capacidade delas é de menos de 15 mil pessoas,o que sobra o Svenska Mässan em Gotemburgo..O Svenska Massän é o maior centro de convenções da Suécia.Ambas arenas estavam sem nenhum evento na semana do Eurovision,o que deixa claro o título do artigo.O Eurovision 2013,é mais um na nova tendência do festival nesta década,tirar o evento da capital do país,caso ele tenha alguma outra alternativa. Em 2010,o festival foi em Bærum,na Noruega e em 2011 em Düsseldorf,na Alemanha.O festival desse ano foi em Baku, que é a capital do Azerbaijão por ser a única cidade a ter infraestrutura no país.A mídia local sueca está com a pulga atrás da orelha para conhecer aquela cidade que vai ser a sede do evento mais esperado do país nos últimos 13 anos.
Gotemburgo aparece como favorita por questões de logística,ser uma reconhecida e consagrada sede de eventos de grande porte,shows e uma cidade estruturada,o que lhe dá muitos pontos na frente.
Conhecendo as candidatas:
Malmö por sua vez aparece como alternativa,devido a sua localização estratégica e ser um ponto privilegiado,devido ao estreito de Öresund (quando se falar de Suécia será com Ö,quando se falar de Dinamarca será com Ø).Por íncrivel que pareça a terceira maior cidade da Suécia,faz parte da Região Metropolitana de Copenhague,fazendo parte da região conhecida como Scania,o que deriva o nome de Escandinávia.A proximidade de Malmö e Copenhague é encurtada graças a famosa Ligação do Öresund (o termo ponte não deve ser usado já que é composto de uma ponte e um túnel submarino),que é a ligação terrestre entre a Escandinávia e a Europa,encurtando pra caramba os gastos e o tempo e sendo uma alternativa barata e segura,evitando assim o ferry -boat,já que a profundidade do Estreito é baixa (10m no ponto mais fundo).Por causa da ponte,o metrô de Malmö segue o padrão dinamarquês.Por sua vez,Malmö é a terceira maior cidade da Suécia com 300 mil habitantes,se localiza no extremo sul da Escandinávia,tem um passado portuário muito forte,pois era um dos principais portos da Liga Hanseática Malmo destaca-se por sua riqueza
arquitetônica e seus edifícios renascentistas, como sua prefeitura da
primeira metade do século XVI e pelo modernismo.O prédio mais famoso da cidade é o Tunning Torso,desenhado por Santiago Calatrava.Malmö é um canteiro de obras a céu aberto,pois tem vários tesouros arquitetônicos. A cidade tem ruazinhas e praças
encantadoras, como a Lilla Torg, cheia de cafés, restaurantes e
lojinhas.Malmö,nos apresenta a Hylië Aren
Gotemburgo é o centro geográfico da Escandinávia,pois praticamente tem a mesma distância para todas as capitais nórdicas e exatamente a metade de viagem entre Oslo e Estocolmo.É considerada o portal da Escandinávia, é o porto
mais importante da Suécia e a segunda maior cidade, depois de Estocolmo.
Uma pesquisa feita na Suécia mostrou que mais da metade da população
gostaria de se mudar para Gotemburgo, o que mostra a atmosfera amigável
da cidade e isso repercute em sua fama.A cidade é um pouco menor do que o Plano Piloto de Brasília com 485 mil habitantes.A cidade fica foz do rio Göta Älv, que a separa em duas partes. Na margem norte do rio fica a ilha de Hisingen. O porto marítimo de Gotemburgo, é o maior da Escandinávia. As principais atrações
turísticas de Gotemburgo são os barcos do século XIX e XX do Maritima Centrum, um museu flutuante. Os barcos, entre eles um submarino, podem ser visitados.
O coração de Gotemburgo é sua larga avenida, a Kungsportavenyn
cheia de lojas, bares e restaurantes, lotados no verão. A cidae possui
também o maior parque de diversões da Suécia, o Lisebergs Nöjespark.
Nas próximas semanas,a SVT irá confirmar a sede.Mas,não esperem o festival em Estocolmo.
A sueca Loreen agradou de assalto mais de 100 milhões de pessoas por toda a Europa,dois dias após constranger as autoridades azeris,por ter se encontrado com a dissidência política local.
De origem berber,a cantora conquistou os juris e o público de 40 dos outros 41 participantes,os agradando com uma música de batidas eletrônicas grudentas,coreografia inspirada e como Sandie Shaw em 1967 cantando descalça .
Euphoria,que é uma típica música para baladas e academias massacrou a segunda colocada,um grupo composto por simpáticas seis velinhas de uma vila na remota Udimúrtia,uma das repúblicas da Rússia,as Buranovskiye Babushki que queriam conquistar os corações cantando música pop,em trajes típicos
e o terceiro colocado o experiente e consagrado Željko Joksimović,Željko já estava em sua terceira participação como artista no festival,além de ter sido compositor de algumas entradas anteriores dos balcãs, da Sérvia,o quarto lugar foi o da participante local Səbinə Babayeva.
Essa foi a quinta vitória do país na extravaganza musical-que é conhecida na Europa como algo kitsh pesado.Mas,que mesmo assim atrai mais audiência do que a cerimônia de entrega do Oscar.
Ao contrário do Azerbaijão, cuja esta foi a quinta participação,a Suécia tem 52 participações no Eurovision,é uma velha conhecida e participante recordista.Organiza anualmente a mais prestigiada e mais conhecida seleção nacional.Os números da audiência do Melodifestivalen são impressionantes,chegando a ter 90 a 95% das televisões ligadas e ainda é mais impressionante a participação do país no mercado musical doméstico e na mídia local.Durante os meses de fevereiro e março,os programas de televisão das duas emissoras suecas só repercutem o assunto.
A primeira participação da Suécia,remonta a 1958.Mas,já faziam treze anos da sua última vitória.Em 1999,Charlotte Nilsson ganhou o festival em 1999,quando foi em Jerusalém,com "Take me to your heaven".
A Suécia também ganhou em 1984,em Luxemburgo com o trio de irmãos Herreys,também ganhou em 1991,em Roma,após uma votação conturbada e um empate com a francesa Amina.
Mas,entretanto cabe ao país,a vitória mais marcante de todos os tempos,quando em 1974,o ABBA,ganhou o festival em Brighton e ele é considerado o trampolim para a fama do grupo.
O sistema de votação é complexo,jaá que resulta dos votos do público por meio de SMS,com um júri profissional de 5 pessoas.A audiência de um país está bloqueada de votar em seu próprio candidato.
Mas neste ano,o Eurovision voltou a estar nas manchente por questões políticas,já que os grupos oposicionistas acusavam o ditador İlham Əliyev de usar o festival para a promoção política e ideológica de seu regime e tentar alienar a comunidade internacional que o país é propício para investimentos e viagens turísticas para tirar o foco do governo autoritário e que há demanda sobre a democracia no país e também que ele deve renunciar.
Dezenas de manifestantes foram presos,no mês passado durante uma manifestação pacífica na capital Baku.
Após,a controversa vitória do duo Elli&Nikki no ano passado em Düsseldorf,na Alemanha,o que foi considerado um ato de sucesso da propaganda de Əliyev,com a sua vitória,a sua eterna inimiga histórica,a vizinha Armênia,foi obrigada a desistir do festival desse ano em cima da hora.Já que desde o fim da União Soviética estão em guerra devido a alguns territórios de fronteira e aos exclaves e enclaves de Nagorno-Karabakh e de de Nakhchivan.
O país teve a necessidade de investir em infraestrutura para o evento,já que não tinha condições de sediar o evento.Uma arena em estado de arte foi construída em apenas sete meses e para isso,milhares de pessoas foram removidas de suas casas.Pois havia a necessidade de expansão de avenidas e ruas para se chegar ao Crystal Hall,nenhum dos moradores removidos ganhou indenizações justas.As críticas não foram só de entidades locais e sim de meios internacionais como a BBC.
O caldo foi entornando para o país,já que é o um país de maioria da população mulçumana sendo 90% dela composta de 85% de xiitas e de 15% de sunitas.Setores mais conservadores do país foram extramente contra a realização do festival em solo azeri,já que ele iria levar a cultura e valores estrangeiros para o país,além de homossexuais e outros grupos indesejáveis para o solo azeri.Faltando alguns dias,para o festival,vários sites relacionados ao festival foram atacados por hackers,inclusive o maior site de fãs do concurso.Essa rejeição praticamente afastou os fãs estrangeiros do concurso,fazendo com que a venda de ingressos desse prejuízo a organização.
O clima já não estava bom,quando na quinta-feira,a ainda vencedoraLoreen visitou os ativistasque acusamo governode forçar as pessoasde suas casaspara a construçãoda avenida que leva ao Baku Crystall Hall,uma acusação queBakunega.
Loreen ao visitar o grupo da opsição declarou o seguinte
"Estas são pessoasque passaram pormuito edevem começar acontar suas histórias.Haveráimprensapresente eeles vão começar adizer a verdade.Será ooutro lado dafrente queestá sendo mostrada.É umafrenteforte, étão bonita comoqualquer coisa,mas o que acontece por trás ? "Loreendisse aagência de notíciasTTno momentoda reunião.
De acordo,com o jornal sueco Expressen,não houve nenhum problema durante o encontro.Mas,a agência oficial do governo azeri,a APA divulgou que Loreen tinha sido orientada pelo embaixador da Suécia em Baku para fazer algum protesto político durante a sua apresentação,durante na segunda semi-final,na quinta.
Isso causou um constrangimento para as autoridades locais,ao ponto do chefe de gabinete do presidente azeri,pedir a EBU que proibisse o encontro dos participantes com os grupos "anti-Azerbaijão".
"AUnião Europeia de Radiodifusãodeve intervirnesta questãoe pararessas açõespolitizadas", disse aagência de notíciasTrend.
No entanto, o ministério do Exterior sueconegaque o embaixadordisseLoreenparafazer quaisquer declarações.
"Não hásubstânciano rumor de queo embaixadorpediu a Loreenparafazer quaisquer declaraçõespolíticas", disse o ministro Theo Zettermann
Loreen eventuamente ganharia a semi-final naquela noite e sentaria na cadeira quente naquele instante quando alguns minutos uma pergunta na coletiva de imprensa dos vencedores aumentou ainda mais a fogueira em volta de Loreen.
Uma jornalista do jornal sueco Nöjesbladet,perguntou para a Loreen sobre o encontro dela com os grupos oposicionistas.O chefe de conferências do Crystall Hall tentou interromper a pergunta,mas Loreen foi enfática em responder da seguinte forma
"Hádois lados paramim, uméprivado e outro de jornalista.Agora euquero focaras energias positivascriadasnessa noite".
As coisas não poderiam piorar para a sueca,quando no ensaio do júri da final,ela se engasgou com a neve artificial do principal efeito especial de sua performance.O ensaio acabou vazando na internet e deixou muita gente perplexa,entretanto o juri minimizou o incidente.Porque durante a final televisionada a performance foi um sucesso,para uma música que a alguns meses já estava na lista das mais tocadas em rádios de toda a Europa.
O inevitável a mais de dois meses virou certeza,e deixou constrangido o governo de Əliyev,durante a votação,a Suécia assumiu a liderança da votação,não saindo dali até o final.Para piorar a semana do governo autoritário,a Baku foi eliminada do processo de candidatura dos Jogos Olímpicos de 2020.
Nosso próximo encontro será em alguma cidade da Suécia,entre 14,16 e 18 de maio de 2013.