O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, embarcou nesta terça-feira (9) para a China. Ele participará da 26ª Universíade de Verão, em Shenzhen, na China, até o dia 14 de agosto. O governador representa Brasília na candidatura para receber o evento na edição de 2017. Outras duas capitais - Kocaeli (Turquia) e Taipé (Taiwan) – disputam com a capital federal para sediar a Universíade.
Uma das condições para se credenciar a ser cidade-sede da competição é que representantes da cidade candidata estejam presentes no evento em Shenzhen. Uma comitiva formada pelos secretários de Esporte, Célio Renê; de Turismo, Luís Otávio; de Comunicação Social, Samanta Sallum; e de Estado Particular, Bolivar Rocha, acompanha o governador do DF na viagem. Além disso, um representante do Ministério do Esporte também participa do evento.
O Governo do Distrito Federal pretende fechar um calendário para o Estádio Nacional de Brasília que estará inserido no circuito nacional de eventos esportivos entre 2013 e 2017.
O novo estádio deve ficar pronto em dezembro de 2012. No ano seguinte, poderá receber a Copa das Confederações. Em 2014, Brasília receberá a Copa do Mundo e em 2015 a Copa América. Brasília também poderá ter eventos das Olimpíadas, em 2016, e a Universíade, em 2017.
O anúncio oficial da cidade escolhida para sediar a Universíade em 2017 será feito em novembro pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU). Uma comitiva da federação visitará todos os locais candidatos a ser sede. A escolha da cidade-sede leva em consideração as condições dos estádios e ginásios, qualidade do transporte público e da rede hoteleira do local.
A Universíade é considerada o terceiro maior evento do mundo, atrás apenas da Copa do Mundo e das Olimpíadas. A competição acontece a cada dois anos, no inverno e no verão. Em 2011, 10 mil atletas de 152 países devem participar das competições na China, em 24 categorias.
Do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário