terça-feira, 5 de julho de 2011

COI considera oito esportes para os Jogos de 2020

5 de julho - O Comitê Olímpico Internacional (COI) chegou a acordo sobre uma lista de oito esportes a ser considerado para inclusão no Jogos de Verão 2020.

Por David Owen em Durban,do Inside the Games

Conselho Executivo do COI anunciou que beisebol, caratê, patinação, softbol, ​​escalada, wakeboard, squash e wushu estão indicados para disputarem uma vaga no programa dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020.

O processo de candidatura será intensficado,só a partir de quinta-feira,após o anúncio da sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018,até o momento só Tóquio e Roma,anunciaram as suas candidaturas,rumores colocam que vem uma candidata do Oriente Médio e possivelmente teremos a volta de Madri.

Mais quatro esportes -a dança de salão,o boliche,o surf e o netball - foram considerados pelo COI, mas não tinham critérios para entrar na lista.

A decisão significa que os oito esportes,se bem sucedidos irãoentrar em um processo de avaliação complicad, culminando na próxima Sessão do COI, que será realizada,daqui a dois anos em Buenos Aires.

Os esportes em questão serão avaliados pela Comissão do COI Programa, com observadores enviados para seus eventos principais.

O presidente do COI, Jacques Rogge disse à imprensa aqui que um relatório completo será divulgado em 2013, momento em que uma lista adicional poderá ser elaborada,caso estes oito esportes não se enquadrem na proposta.

Na sessão de 2013, apenas um esporte será indicado para inclusão no programa de 2020.

O que deixa mais complicado este processo é que após os Jogos de Londres 2012,uma modalidade será eliminada do programa olímpico.

Este esporte eliminado, no entanto, terá que competir com os outros esportes finalistas,para ver tem condições de continuar no programa após os Jogos do Rio.

Vários desdes esportes , incluindo squash, karate, e a patinação estavam no quadro última vez que o COI reavaliou o programa olímpico em 2009,no qual rugby sevens e o golfe entraram no programa olímpico estão confirmados até os Jogos de 2020.

A Federação Mundial de Squash foi rápida em divulgar a sua satisfação em receber a sua inclusão nesta lista, com o presidente N. Ramachandran dizendo que estava "confiante de que seremos capazes de mostrar a Comissão do COI , o Conselho Executivo e os outros membros da instituição que o nosso caso se tornou ainda mais forte nos últimos anos ".

Nenhum comentário: