terça-feira, 3 de maio de 2011

Sim, sonhos acontecem.Brasília é candidata a Universíada de 2017

BRUXELAS - Ontem, à meia-noite, foi o prazo para a apresentação de candidaturas para as Universíadas.

Para a FISU é extremamente prazeroso de informar que, para a Universíada de Verão de 2017, foram recebidas as candidaturas de Kocaeli na Turquia, Brasília no Brasil e de Taipé (Taiwan).

Para a Universíada de Inverno de 2017, recebemos a candidatura das cidades de Trentino (ITA) e Almaty (KAZ).

"A FISU está satisfeita com o número de candidatass que se apresentaram para receber nossos grandes eventos",afirmou o CEO e Secretário Geral da FISU Eric Saintrond.

"Essas cinco cidades e seus respectivos países têm dado provas de ser bons organizadores de grandes eventos desportivos no passado e estou confiante de que será um desafio competitivo para todos as cinco candidats a levar a Universíada para a sua cidade e país.

Candidatas aos Jogos de Inverno

Almaty recentemente sediou os Jogos Asiáticos de Inverno de 2011,e pode ser a quarta vez que a Universíada de Inverno seja realizada na Ásia, enquanto Trentino é um lugar bem conhecido para os eventos de neve e gelo. O comitê de candidatura é presidido pelo campeã olímpica de esqui cross-country e membra do parlamento italiano Manuela Di Centa,caso a Itália ganhe será a sexta vez que o país irá sediar o evento.

Candidatas aos Jogos de Inverno

C
om a candidatura da capital brasileira,a Confederação Brasileira do Desporto Universitário,tenta trazer novamente a Universíada para o hemisfério sul e para o país,já que a única edição realizada no hemisfério sul foi também no Brasil,em Porto Alegre em 1963. Depois de sediar duas Universídades em anos recentes,a edição de verão de 2005 em Izmir e a edição de Inverno deste ano em Erzurum , a Turquia tenta novamente sediar a sua terceira Universiada,dessa vez a candidata é a província de Koceali,cuja a capital é Izmit,uma cidade que ama o esporte e sedia o ano todo eventos de vôlei de praia a hóquei no gelo.

Taipé,em Taiwan é a outra candidata e é uma velha conhecida,já que foi candidata para a Universíada de Verão de 2015,perdendo para Gwangju e agora está de volta aproveitando as experiências das Surdolímpiadas e dos Jogos Mundiais de 2009.

Os delegados das cidades candidatas irão viajar para a sede da FISU, em Bruxelas, aonde em 18 de maio eles irão participar de um workshop das candidatas. Além disso, eles participarão do programa de observação durante a Universíada de Verão de 2011 em Shenzhen, em agosto deste ano. Em 30 de setembro, eles vão voltar para o QG da FISU para entregar seu bidbook. Em outubro e novembro os Comitês de Avaliação da FISU farão as visitas de inspecção. No final de novembro, os candidatos farão suas apresentações finais ao Executivo da FISU Comissão em sua reunião em Lausanne, que será seguida pelo anúncio das sedes das Universíadas.


Da FISU


Nenhum comentário: