quinta-feira, 17 de junho de 2010

Diretor de Quem vai ser um Milionário irá dirigir as Cerimônias de Londres 2012

Da Agência Reuters

O cineasta Danny Boyle, o diretor do filme "Quem Quer Ser Um Milionário?", irá dirigir a cerimônias da Olimpíada e da Paraolímpiada de 2012 em Londres, anunciaram os organizadores nesta quinta-feira no esqueleto do Estádio Olímpico em Londres, e ele prometeu imediatamente uma "emocionante recepção" aos atletas e a todo o mundo.

Danny Boyle conquistou o Oscar de melhor diretor em 2009 com o filme Quem quer ser um Milionário,filme que conseguiu oito estatuetas na premiação.

O cineasta britânico e o produtor Stephen Daldry, que trabalhou em filmes como "Billy Elliot" e "As Horas", farão parte do quarteto que irá supervisionar as cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada e da Paraolimpíada,juntamente

O orçamento liberado para as cerimônias é de 59 milhões de doláres, que sairão do orçamento geral de 2 bilhões de libras do comitê organizador local.O diretor Zhang Yimou teve 100 milhões de doláres para produzir a abertura das Olímpiadas de Beijing.

“Nosso modelo é para entregar uma sociedade sustentável e responsável para os jogos. É irrelevante o que vem acontecendo com a economia”,justificou Coe ao revelar os valores do investimento.

A abertura da Olimpíada de Beijing foi vista pela TV por 1 bilhão de pessoas, e estabeleceu um novo padrão para esses eventos.

"É preciso reconhecer que não vai ser como Beijing em termos de escala", disse Boyle a jornalistas. "Será mais simples. Mas nosso trabalho é assegurar que, dentro desses meios, seja espetacular e ofereça uma emocionante recepção para a abertura dos Jogos."

Houve poucas dicas de como será o show. Ficou claro que a tocha olímpica terá papel central, que "não haverá zumbis correndo pelo palco", e que parte da cerimônia será realizada fora do estádio.

O presidente do comitê organizador, Sebastian Coe, disse que é importante não simplesmente imitar cerimônias anteriores, e sim que o foco principal da cerimônia será cidade de Londres .

Boyle, que cresceu na zona leste de Londres, onde os Jogos se concentrarão, disse que se apressou em aproveitar a chance de ser o diretor artístico, e que vai se inspirar na excelência esportiva e na cidade que lhe deu tantas oportunidades.

O diretor de "Trainspotting" irá se dedicar integralmente ao projeto a partir do começo do ínicio de 2011, depois de completar dois trabalhos com os quais já estava comprometido, inclusive uma versão teatral de "Frankenstein".

Organizadores disseram que a Cerimônia de Passagem de 8 minutos que apresentou Londres na Cerimônia de Encerramento de Beijing 2008 não irá ser um molde para as cerimônias.

Aquele espetáculo constrangedor, que mostrava cenas "londrinas", como um ônibus vermelho de dois andares e dançarinos de chapéu-coco,que custou 2 milhões de doláres, e foi limado pela crítica internacional especializada e pela mídia em geral.

"É um show diferente, e uma equipe diferente", disse Martin Green, chefe de cerimônias do comitê organizador, à Reuters.

Nenhum comentário: